A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO DE PREVENÇÃO PRIMÁRIA DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO DE PREVENÇÃO PRIMÁRIA DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES"— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO DE PREVENÇÃO PRIMÁRIA DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES
CAP ILVA LOPES

2 PROJETO DE PREVENÇÃO PRIMÁRIA DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES
O QUE: As doenças cardiovasculares lideram as causas de doenças e mortes na população mundial. A maioria dos casos origina-se de aterosclerose em artérias de grande e médio calibre Pelo menos dez fatores de risco podem predizer a probabilidade de doença cardiovascular, dentre eles: hereditariedade, sexo masculino, idade avançada, tabagismo, hipertensão arterial sistêmica, obesidade visceral, sedentarismo, diabetes mellitus, hipercolesterolemia e níveis anormais de homocisteina. Muitos destes fatores de risco são inter-relacionados. A obesidade, o sedentarismo e o tabagismo (ativo ou passivo) podem favorecer a hipertensão arterial sistêmica e o descontrole dos níveis glicêmicos, além de influenciar adversamente nos níveis plasmáticos de colesterol. Um programa que consista de uma detecção e tratamento precoce dos riscos cardiovasculares juntamente a um planejamento alimentar saudável e prática de exercícios físicos pode aumentar o vigor e a resistência cardíaca, diminuir a pressão arterial, melhorar os níveis de colesterol plasmático, auxiliar no controle do peso, manter a euglicemia, reduzir o estresse, entre outros. Esses efeitos contribuirão para a redução dos eventos cardiovasculares nos pacientes em prevenção primária.

3 PROJETO DE PREVENÇÃO PRIMÁRIA DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES
QUEM A equipe constituída pelos peritos do CPMSO em consonância com o Serviço de Cardiologia das Policlínicas e HCAP. QUANDO No processo de avaliação das fichas clínicas dos Bombeiros Militares submetidos a inspeções de saúde. ONDE A avaliação das fichas de inspeções sanitária dos militares da ativa do CBMERJ será realizada pelo CPMSO, sendo identificado de Bombeiros Militares com os fatores de risco cardiovasculares, tais como hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, obesidade, sedentarismo, dislipidemia e hereditariedade. Os pacientes elegíveis identificados pelos médicos peritos do CPMSO e encaminhados para Serviço de Cardiologia das Policlínicas e HCAP.

4 PROJETO DE PREVENÇÃO PRIMÁRIA DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES
POR QUE 1- Detectar os fatores de risco cardiovasculares, tais como hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, obesidade, sedentarismo, dislipidemia e hereditariedade; 2- Classificar os grupos de risco (Score de Framingham); 3- Padronizar a terapêutica de baixo custo; 4- Instituir planejamento dietético adequado; 5- Incentivar a prática de atividade física.   COMO Após consulta com o clínico, os participantes serão classificados de acordo com o risco cardiovascular (score de Framingham ) e encaminhados aos profissionais de acordo com as necessidades clínicas, como o serviço de cardiologia, endocrinologia, nutrição, fisioterapia e serviço Social.

5 PROJETO DE PREVENÇÃO PRIMÁRIA DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES

6 PROJETO DE PREVENÇÃO PRIMÁRIA DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES
COMO 1- Padronização de atendimento 2- Padronização de rotina de exames: 3- Padronização de terapêutica: medicamentos 4- Redefinição do risco cardiovascular Nova aplicação do questionário (Score de Framingham) semestralmente e publicação dos resultados obtidos. 5- Reunião semestral do grupo interdisciplinar 6-Palestra bimestral com os participantes envolvidos a cargo do serviço de enfermagem.

7 Projeto de Prevenção Secundária de Eventos Cardiovasculares no CBMERJ
- Prestar atendimento integrado (abordagem multiprofissional, com apoio nutricional, educação física, orientação anti-tabagismo e fisioterápico), mais perto de sua OBM ou residência, prioritário e facilitado (todas as consultas pré agendadas pelo médico assistente, no mesmo dia) e hierarquizado (mais de um nível de complexidade, com referência e contra-referência), controlado, permanente; - Fornecimento de medicamentos subsidiados (no máximo a preço de custo); -Adequação da oferta nutricional nas OBM.


Carregar ppt "PROJETO DE PREVENÇÃO PRIMÁRIA DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google