A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Anteprojeto do Programa de Controle do Diabetes Mellitus

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Anteprojeto do Programa de Controle do Diabetes Mellitus"— Transcrição da apresentação:

1 Anteprojeto do Programa de Controle do Diabetes Mellitus
Cap Priscilla Gil

2 Anteprojeto do Programa de Controle do Diabetes Mellitus
1. O QUE O diabetes melitus é uma doença crônica com elevada prevalência mundial. A OMS estima que em 2030 haverá, no mundo, cerca de 366 milhões de pacientes diabéticos, dos quais dois terços estariam em países em desenvolvimento (1-3). Dados de 1988 já demonstravam uma prevalência de 7,6% na população urbana brasileira entre 30 e 69 anos; um estudo de 2003 apontou para uma prevalência de 12,1%. Estas cifras devem-se ao envelhecimento populacional e à obesidade ( principalmente a de distribuição central, com aumento da gordura visceral e resistência insulínica) . O diagnóstico de diabetes é feito a partir da glicemia de jejum ≥ 126 mg/dl em duas coletas diferentes ou ≥ 200 mg/dl, independentemente do jejum. Mais recentemente a ADA instituiu a hemoglobina glicada também como fator diagnóstico, quando acima de 6,5% em duas ocasiões distintas. A doença está ligada à complicações micro e macrovasculares, que potencialmente já existem ao diagnóstico.

3 Anteprojeto do Programa de Controle do Diabetes Mellitus
1. O QUE Tendo em vista o grande avanço na prevalência mundial do diabetes o projeto tem o intuito de lançar um Programa pioneiro nos âmbitos da SEDEC/ CBMERJ, visando o tratamento precoce e a prevenção dos agravos relacionados ao Diabetes Melitus tipo 2, onde haverá o acompanhamento dos pacientes diabéticos de forma sistematizada, por uma equipe multidisciplinar capacitada para exames clínicos, orientações, planejamento dietético, acompanhamento psicológico e tratamento dos diabéticos, prevenindo as complicações. 2. QUEM: A equipe será constituída por endocrinologistas, nutricionista, psicóloga, serviço social, professor de educação física, enfermeiras, auxiliares de enfermagem, realizando todos os testes necessários, identificando os pacientes de risco, intervindo precocemente através de orientações que previnem o Diabetes e fatores de risco cardiovasculares. 

4 Anteprojeto do Programa de Controle do Diabetes Mellitus
3. QUANDO: O programa já se encontra em andamento na 3ª Policlínica desde o início de 7 de fevereiro de ONDE: A idéia do projeto é incentivar e treinar pessoas para a expansão nas demais Policlínicas e no HCAP. PORQUE: O diabetes mellitus constitui fator de risco para eventos cardiovasculares fatais e não fatais (risco >20% em 10 anos pelo escore de Framingham). Cada aumento de 1% na hemoglobina glicada representa uma elevação em 18% no risco cardiovascular . Intervenções que visam controlar o diabetes constituem estratégia de saúde pública para redução da incidência de doença cardiovascular, reduzindo a morbidade e mortalidade dos pacientes. Compensando o diabetes do militar e os dependentes da DGS, e conscientizando sobre a doença estaremos evitando complicações e com isso reduzindo custos futuros no tratamento das complicações do diabetes como doenças coronarianas, infarto, doenças isquêmicas cerebrais, necessidade de hemodiálise, amputações, afastamentos do trabalho e licenças médicas.

5 Anteprojeto do Programa de Controle do Diabetes Mellitus
6. COMO: 6.1. Divulgação: acontecerá através de Publicação no Portal da 3ª Policlínica, em Boletim Ostensivo e no Infosaúde 6.2. Captação dos pacientes diabéticos nos ambulatórios do CBMERJ, além dos militares que foram rastreados no programa de prevenção do diabetes durante a inspeção médica; 6.3. Preenchimento da ficha de primeiro atendimento (na consulta médica). (vide ANEXO 1) 6.4. Consultas 2/2 meses na endocrinologia (vide ANEXO 2) com padronização de exames laboratoriais: para pacientes em controle satisfatório, serão realizados cada 3 meses: hemograma, perfil lipídico, glicemia, hemoglobina glicada, uréia, creatinina, sódio, potássio, ácido úrico, EAS e urinocultura. Pacientes mal controlados (hemoglobina glicada >7%), deverão ser avaliados de forma mais precoce. A inclusão de exames de urgência como ECG e Radiografia de tórax, por exemplo serão avaliados individualmente. Anualmente, os pacientes deverão ser submetidos à fundoscopia e análise da urina de 24h (clearance de creatinina e microalbuminúria).

6 Anteprojeto do Programa de Controle do Diabetes Mellitus
6.5. Consultas seriadas na nutrição 6.6. Consultas periódicas no ambulatório de enfermagem, com a avaliação e monitoração do pé diabético, além de orientações gerais sobre diabetes, monitoração domiciliar de glicemia capilar; 6.7 Palestras mensais sobre diabetes e suas complicações (vide ANEXO 3); .

7 Anteprojeto do Programa de Controle do Diabetes Mellitus
ANEXO 1: Ficha de 1°atendimento pelo Programa de Diabetes Nome:____________________________________________D.N.:___/__/______ RG:___________ ( ) Militar ( ) Dependente Idade:___________ End.:_____________________________________________Tel.:_____________ 1ª consulta: Data:__/__/_____. Início da doença em (mês e ano): _______________ Queixas atuais:________________________________________________. Medicação em uso:_____________________________________________. Doenças concomitantes: ( )HAS ( )Dislipidemia ( )Obesidade ( ) Sobrepeso outras História familiar:________________________________________________. Complicações do Diabetes: ( )Retinopatia ( )Nefropatia ( ) Coronariopatia ( )Doença vascular periférica Exame físico: PA:__________mmHg FC:____bpm Peso atual:___Kg Alt.:_____m IMC:____Kg/m² C.A.:____cm Glicemia capilar:______mg/dl ( )jejum ( )pós-prandial Exame dos pés: ­­­­­­­­­­­­­­­_________________________________________

8 Anteprojeto do Programa de Controle do Diabetes Mellitus
ANEXO 2: Ficha de seguimento pelo Programa de Diabetes Data da consulta:___/__/____ Sinais/sintomas:_____________________________________________________ ___________________________________________________________________. Peso ______ IMC ______ cintura: _______ glicemia: ________ Medicação em uso:___________________________________________________. Conduta:____________________________________________________________. Sinais/sintomas:______________________________________________________ __________________________________________________________________


Carregar ppt "Anteprojeto do Programa de Controle do Diabetes Mellitus"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google