A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto de Consulta de Enfermagem na avaliação do pé diabético Ten Luciana Lana.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto de Consulta de Enfermagem na avaliação do pé diabético Ten Luciana Lana."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto de Consulta de Enfermagem na avaliação do pé diabético Ten Luciana Lana

2 Projeto de Consulta de Enfermagem na avaliação do pé diabético O que: A proposta da consulta de Enfermagem na avaliação dos pés possibilita intervenções que possam viabilizar uma redução das complicações do pé diabético. Utiliza métodos e recursos de baixo custo, onde são utilizadas técnicas que avaliam riscos futuros como neuropatia periférica, úlcera venosa e arterial, amputação de membros, infecções e outras doenças macrovasculares e microvasculares. O objetivo é uma atenção primária no atendimento do diabético, sendo o profissional Enfermeiro, munido dos seus conhecimentos específicos sobre o assunto, de suma importância no controle e prevenção das complicações das doenças dos pés, fornecendo aconselhamentos adequados através de cartilha, orientando medidas preventivas para evitar a aparição de complicações mais severas, promovendo assim modificações no estilo de vida. A consulta de enfermagem no Programa de Diabetes Tipo 2, será direcionada para avaliação e orientação dos militares e seus dependentes que são portadores de diabetes e que possam apresentar complicações nos pés.

3 Projeto de Consulta de Enfermagem na avaliação do pé diabético Quem: A equipe é constituída por uma endocrinologista, um ortopedista - que é responsável em emitir os laudos da impressão plantar, realizados através do exame de fotopodoscopia - e uma enfermeira, realizando todos os testes necessários, identificando o pé de risco, intervindo precocemente através de orientações que previnem lesões futuras, colocando assim em prática a consulta de enfermagem. Quando: O projeto encontra-se em prática na 3ª Policlínica. Onde: A idéia do projeto é incentivar e treinar pessoas para a expansão nas demais Policlínicas e no HCAP.

4 Projeto de Consulta de Enfermagem na avaliação do pé diabético Por que: Atualmente há um grupo de diabéticos na 3ª Policlínica com 15 integrantes que necessitam de orientação quanto aos cuidados diários com os pés. A ausência dessa orientação adequada pode levar a severas complicações tais como: úlceras, gangrenas, doenças ósteo-articulares neuropatia periférica, amputações, dentre outras. A deficiência de informação como aplicação da insulina, cuidados na conservação, descarte de agulhas, manuseio do aparelho, onde pegar os medicamentos, também foi encontrada e por isso são motivos para aconselhamentos. Como: O enfermeiro inserido nesse projeto é de fundamental importância na prática da atenção primária e secundária na detecção precoce de doenças que causam transtornos para os pacientes diabéticos. Para isso é utilizado como método:


Carregar ppt "Projeto de Consulta de Enfermagem na avaliação do pé diabético Ten Luciana Lana."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google