A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto de Controle de Obesidade em Adultos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto de Controle de Obesidade em Adultos"— Transcrição da apresentação:

1 Projeto de Controle de Obesidade em Adultos
CAP PRISCILLA GIL

2 Projeto de Controle de Obesidade em Adultos
O QUE  O Programa Prevenção e Controle de Obesidade em Adultos, uma iniciativa pioneira nos âmbitos da SEDEC/CBMERJ, que poderá representar a prevenção de diversos agravos à saúde, entre eles a síndrome metabólica e a resistência à insulina, diabetes mellitus tipo 2, hipertensão arterial sistêmica, dislipidemias, coronariopatias, esteatose hepática, colelitíase, apnéia do sono, doenças osteo-articulares, entre outros. A prevalência da obesidade é atualmente alarmante mundialmente, com a estimativa de 1,6 bilhões de adultos (acima de 15 anos) com sobrepeso e 400 milhões de obesos até Espera-se que até o ano de 2015 esses índices alcancem 2,3 bilhões de sobrepesos e mais de 700 milhões de adultos obesos no mundo. Associado à obesidade/sobrepeso está a síndrome de resistência insulínica, também chamada de síndrome metabólica  

3 Projeto de Controle de Obesidade em Adultos
QUEM A equipe constituída pelos peritos do CPMSO e profissionais capacitados a ministrar o Programa de Controle de Obesidade nas policlínicas e HCAP. QUANDO A idéia do projeto é avaliar nas fichas de inspeções sanitárias dos militares da ativa do CBMERJ, identificando os militares obesos. ONDE A avaliação das fichas de inspeções sanitária dos militares da ativa do CBMERJ será realizada no CPMSO sendo encaminhados os militares obesos para os Programas de Controle de Tabagismo, nas Policlínicas.

4 Projeto de Controle de Obesidade em Adultos
 POR QUE A intervenção precoce por uma equipe multidisciplinar é capaz de minimizar a evolução do sobrepeso para obesidade e de tratar os obesos propriamente ditos, conseqüentemente reduzindo a incidência de agravos correlacionados com redução da morbidade. Complicações associadas à obesidade representam causas importantes de afastamento transitório ou definitivo do trabalho.

5 Projeto de Controle de Obesidade em Adultos
COMO  2ª ETAPA: INSCRIÇÃO Os militares participantes do projeto serão encaminhados através de Boletim Ostensivo pelo CPMSO ou através do Programa de prevenção cardiovascular serão encaminhados pelos cardiologistas para esse projeto de prevenção e controle de obesidade quando apresentarem critérios para inclusão. As inscrições serão realizadas pela Recepção das Policlínicas de segunda à sexta feira das 08:00h às 17:00h. Então, em relação à inclusão no projeto, a demanda poderá ser espontânea ou referenciada, seguindo os critérios de inclusão:  - estar em sobrepeso ou obesidade (sendo sobrepeso quando IMC ≥ 25 e obesidade quando o IMC ≥ 30) - ou ter aumento na medida de cintura abdominal (mulheres maior que 80cm e homens maior que 94), que de acordo com International Diabetes Federation (IDF) estão associados a presença de risco cardiovascular muito alto;

6 Projeto de Controle de Obesidade em Adultos
Critérios de exclusão: Diabetes Mellitus, crianças e gestantes. Pacientes que já estão em tratamento medicamentoso com droga anti-obesidade poderão ser incluídos no projeto, com acompanhamento da equipe multidisciplinar, porém com devidas ressalvas no momento da análise estatística dos resultados obtidos.   3ª ETAPA: FORMAÇÃO DE GRUPOS Os pacientes incluídos serão divididos em grupos de 10 participantes (chamaremos de equipes A, B, C, etc) a fim de facilitar o trabalho multidisciplinar com cada grupo, de acordo com a demanda do projeto. Tanto os pacientes em sobrepeso quanto os obesos serão acompanhados no ambulatório das policlínicas pelas endocrinologistas.


Carregar ppt "Projeto de Controle de Obesidade em Adultos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google