A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Promoção da Saúde: Prevenindo a Hipertensão Arterial Mônica de Sousa Münch Wanara de Araújo Alves Lima Graduação em Enfermagem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Promoção da Saúde: Prevenindo a Hipertensão Arterial Mônica de Sousa Münch Wanara de Araújo Alves Lima Graduação em Enfermagem."— Transcrição da apresentação:

1 Promoção da Saúde: Prevenindo a Hipertensão Arterial Mônica de Sousa Münch Wanara de Araújo Alves Lima Graduação em Enfermagem

2 A hipertensão arterial é definida como uma pressão arterial sistólica maior ou igual a 140 mmHg e uma pressão arterial diastólica maior ou igual a 90 mmHg, em indivíduos que não estão fazendo uso de medicação anti - hipertensiva.

3 Dados Estatísticos A Hipertensão arterial afeta cerca de 11 a 20% da população adulta (com mais de 20 anos). É o principal fator de risco para as doenças cardiovasculares.

4 As doenças cardiovasculares representam a primeira causa de morte no Brasil. As doenças cardiovasculares são responsáveis por 40% das aposentadorias precoces concedidas pelo INSS. As doenças cardiovasculares são responsáveis por 27,5% das internações na faixa etária entre 30 e 60 anos.

5 Mortalidade por Causas Brasil

6 Fatores de Risco Tabagismo Dislipidemia (colesterol > 200mg/dl) Diabetes mellitus Homens com idade acima de 60 anos Mulheres na pós-menopausa História familiar de doenças cardiovasculares em mulheres com < de 65 anos e homens com < de 55 anos obesidade

7 Classificação Diagnóstica PAD (mmHg) PAS (mmHg) < >110 < >180Normal Normal limítrofe Hipertensão leve Hipertensão moderada Hipertensão grave

8 Medidas Preventivas Modificações no estilo de vida Modificações no estilo de vida Controle do peso Controle do peso Consumo regular de frutas e legumes Consumo regular de frutas e legumes Redução da ingestão de sal (NaCl) Redução da ingestão de sal (NaCl) Redução do consumo de alimentos gordurosos Redução do consumo de alimentos gordurosos Abolição da ingestão de bebidas alcoólicas Abolição da ingestão de bebidas alcoólicas Abolição do tabagismo Abolição do tabagismo Prática de exercícios físicos regulares Prática de exercícios físicos regulares Controle da glicemia Controle da glicemia Redução do estresse Redução do estresse

9 CUIDE BEM DO SEU CORAÇÃO! CUIDE BEM DO SEU CORAÇÃO!

10 Referências BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Plano de reorganização da atenção à hipertensão arterial e ao diabetes mellitus: Manual de Hipertensão arterial e Diabetes mellitus. Brasília: Ministério da Saúde, SOCIEDADE BRASILEIRA DE HIPERTENSÃO. Disponível em: «http://www.sbh.org.br» Acessado em 24/09/2005.


Carregar ppt "Promoção da Saúde: Prevenindo a Hipertensão Arterial Mônica de Sousa Münch Wanara de Araújo Alves Lima Graduação em Enfermagem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google