A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HIPERTENSÃO E PRESSÃO ARTERIAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HIPERTENSÃO E PRESSÃO ARTERIAL"— Transcrição da apresentação:

1 HIPERTENSÃO E PRESSÃO ARTERIAL
“A Hipertensão (pressão alta) é conhecida como”Assassina silenciosa”, pois na maioria das pessoas, a elevação da pressão arterial não causa sintomas ou sinais por muitos anos, mas que se controlados dentro dos níveis aceitáveis, diminuem o risco de morte ou de um acidente vascular sério em até 45%”. DADOS E CURIOSIDADES SOBRE NOSSA PRESSÃO SANGUINEA: Hoje, a maior doença associada a pressão arterial, é quando esta se eleva, comprometendo órgãos como o coração, cérebro e rins; Pela Sociedade Internacional de Hipertensão, em Amsterdã, a pressão sanguínea ideal é aquela que não ultrapassa os valores de 13.8 (sistólica),por 8.2 (diastólica), o qual diminui o nosso risco de uma parada cardíaca ou de um derrame (pior tipo de Acidente Vascular Cerebral – AVC, em até 45%. No Brasil, a Hipertensão acomete cerca de mais de 20% da população, cerca De mais ou menos 40 milhões de Hípertensos, com 50% de chances de sofrerem um ataque cardíaco (Infarto Agudo do Miocárdio) e 30% de chances de sofrer um derrame. Destes 60% desconhecem que têm a doença. Quando se manifesta na forma de infarto, derrame ou insuficiência renal, muitas vezes já é tarde demais, e o paciente vem a falecer.

2 QUAIS OS DANOS CAUSADOS PELA HIPERTENSÃO?
A Hipertensão é causada principalmente devido ao estreitamento da circulação do sangue, a doença pode causar: 1- Comprometimento do coração, levando a isquemia miocárdica ou angina; 2- Comprometimento grave do coração como o ataque cardíaco; 3- acúmulo de líquido nos pulmões, pelo enfraquecimento do coração, causando dificuldades respiratórias, conhecido como insuficiência cardíaca congestiva; 4- Perda da função cerebral permanente, acarretando paralisias, conhecidas como acidente Vascular Cerebral (A.V.C.) grave como os derrames; 5- Acidente vascular de vasos pequenos da perna, ocasionando dores nos músculos da panturrilha e nos pés; 6- Lesão gradual dos glomérulos (parte funcional dos rins), ocasionando lesão permanente e destruição da função renal; 7- Lesão hemorrágica da retina, ocasionando danos na visão.

3 O QUE PODE CAUSAR A HIPERTENSÃO?
Os fatores que contribuem para a hipertensão são: a)- Hereditariedade; b)- Idade; c)- Excesso de peso; d)- Estilo de vida (sedentarismo); e)- Alimentação (maus hábitos, crendices, lendas); f)- Consumo de sal; g)- Consumo de bebidas alcoólicas; h)- Stress;


Carregar ppt "HIPERTENSÃO E PRESSÃO ARTERIAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google