A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Diabetes. É uma doença de causa múltipla, em que o organismo não produz insulina ou não consegue utilizá-la de forma adequada, levando ao aumento dos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Diabetes. É uma doença de causa múltipla, em que o organismo não produz insulina ou não consegue utilizá-la de forma adequada, levando ao aumento dos."— Transcrição da apresentação:

1 Diabetes

2 É uma doença de causa múltipla, em que o organismo não produz insulina ou não consegue utilizá-la de forma adequada, levando ao aumento dos níveis de glicose no sangue. A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, essencial para que nosso corpo funcione bem e possa utilizar a glicose (açúcar) como principal fonte de energia. Pode ser comparada a uma chave que abre as portas das células, permitindo a entrada da glicose.

3 DIABETES MELLITUS TIPO I: Surge quando o organismo deixa de produzir insulina. Quando isso acontece, é preciso tomar insulina para que a glicose consiga entrar na célula e ser transformada em energia. É mais freqüente em crianças e jovens Principais sintomas do Diabetes Tipo I: Vontade de urinar várias vezes, fome freqüente, sede constante, perda de peso, fraqueza, fadiga, nervosismo e alterações de humor, náuseas e vômitos. Tipos de Diabetes

4 DIABETES MELLITUS TIPO II: Nesse caso, a produção de insulina é normal. Existe a incapacidade de absorção da glicose pelas células musculares e adiposas. A glicose na corrente sanguínea estimula a produção de insulina, porém não é absorvida. Possui fator hereditário maior que a Diabetes do Tipo I. Apresenta grande relação com obesidade e sedentarismo. Mais freqüente após os 40 anos. Pode responder ao tratamento com dieta e exercício físico regular. Outras vezes, é necessário aliar o tratamento a medicamentos orais e, em alguns casos, à insulina. Tipos de Diabetes

5 Principais sintomas do Diabetes tipo II: Infecções freqüentes, alteração visual, dificuldade na cicatrização de feridas, formigamento dos pés, furunculose de repetição. O Diabetes deve ser cuidadosamente controlado, com visitas regulares ao médico, que vai indicar o melhor tratamento para cada caso. O acompanhamento é vital, uma vez que quando mal controlada a doença pode danificar os vasos arteriais e nervos e, como estes se ramificam por todo corpo, qualquer órgão pode ser afetado. Tipos de Diabetes

6 Olhos - retinopatia diabética, podendo levar à cegueira. Rins - hipertensão arterial e insuficiência renal Nervos periféricos - paralisias, dificuldade para urinar, alterações na digestão. Coração e cérebro - infarto agudo do miocárdio, derrame cerebral, gangrenas nas pernas. Em alguns casos não há sintomas. Isto ocorre com maior freqüência no Diabetes Tipo II. Portanto, é importante pesquisar diabetes em todas as pessoas com mais de 40 anos. Mantenha sua glicose sob controle e viva mais e melhor! Em casos mais graves, o Diabetes pode causar problemas como:

7 Serviços Compartilhados Regional Sudeste SMS/SSO Setembro de 2008


Carregar ppt "Diabetes. É uma doença de causa múltipla, em que o organismo não produz insulina ou não consegue utilizá-la de forma adequada, levando ao aumento dos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google