A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Uma das principais causas de procura por consulta médica Historicamente, responsável por grandes sofrimentos da humanidade –Conseqüências: Grandes perdas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Uma das principais causas de procura por consulta médica Historicamente, responsável por grandes sofrimentos da humanidade –Conseqüências: Grandes perdas."— Transcrição da apresentação:

1

2 Uma das principais causas de procura por consulta médica Historicamente, responsável por grandes sofrimentos da humanidade –Conseqüências: Grandes perdas na vida pessoal e profissional Compromete a auto-estima Resulta em grandes custos para o paciente e para a sociedade (consultas, exames, remédios, perda de dias trabalhados...)

3 Lombalgia Artrites / Artroses Contusões Dores musculares Dor de cabeça (cefaléias) Etc. Principais Causas de Dor

4 É um tipo de dor que surge como decorrência da alteração dos nervos. Pode surgir sem uma lesão (machucado) aparente Pode acontecer em qualquer região do corpo. Tem muitas causas: - Infecções: Herpes-zoster (cobreiro), AIDS - Câncer - Lesões na coluna - Medicamentos e tratamentos (quimioterapia, radioterapia) - Deficiência de vitamina B12 - Acidentes vasculares (derrames) e... Diabetes!!! Mas o que é Dor Neuropática ?

5 Os nervos são responsáveis por diversas sensações: dor, temperatura e tato. No diabético não-controlado, o excesso de açúcar no sangue pode alterar os vasos sangüíneos e os nervos. O nervo lesado, como um fio elétrico em curto circuito, passa a enviar sinais de para o cérebro. O que causa a lesão do nervo no diabetes (neuropatia diabética)?

6 De várias formas: –Como uma sensação de queimação nos pés e pernas, mas também pode surgir em outros locais como mãos e braços, no tronco, etc. Como a Dor Neuropática se manifesta?

7 De várias formas: –Às vezes surge como choques elétricos, pontadas, fisgadas, cãimbras, etc. –Por estímulos leves como o roçar da roupa ou um leve toque. –Às vezes, a dor é muito mais forte se comparada à dor normalmente causada pelo estímulo que a provocou (p.ex.: uma batida ou um corte pode doer muito mais na pessoa que tem neuropatia). Como a Dor Neuropática se manifesta?

8 Com o passar do tempo, a chance de desenvolver dor neuropática aumenta: - até 50% das pessoas que têm diabetes por mais de 20 anos desenvolvem neuropatia, podendo apresentar dor neuropática. Atenção ! Se o diabetes for adequadamente tratado, a chance de desenvolver dor neuropática pode diminuir. Qual o risco que um diabético tem de desenvolver dor neuropática ?

9 O médico é o profissional mais adequado para avaliar os sintomas e sua causa. Para isso ele utiliza: –Investigação da história do diabetes –Exames físico e neurológico –Exames para descartar outras causas, se necessário –Escalas para a avaliação da dor e acompanhamento do tratamento proposto Como posso saber se a causa da dor é neuropática ?

10 A dor pode ser quantificada de dois modos: –Questionários –Escalas Descrição da intensidade: –Sem dor –Dor leve –Dor moderada –Dor forte Como se mede a dor ? sem dor maior dor possível

11 Analgésicos comuns Antiinflamatórios Repouso Massagens Estes medicamentos muitas vezes não apresentam resultado no tratamento da dor neuropática do diabético Quais os tratamentos utilizados para as dores comuns ?

12 Anticonvulsivantes (ou antiepilépticos) Antidepressivos Opióides Outras terapias –Fisioterapia, acupuntura... Então, quais são os tratamentos indicados para aliviar a dor neuropática do paciente diabético ?

13 Procure o médico que trata seu diabetes e converse com ele sobre os sintomas.

14


Carregar ppt "Uma das principais causas de procura por consulta médica Historicamente, responsável por grandes sofrimentos da humanidade –Conseqüências: Grandes perdas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google