A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Será que as consequências serão as mesmas em diferentes faixas etárias ? Gravidez de Risco Joana Pires nº 11 Ricardo Pinto nº 19 Catarina Taborda nº 26.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Será que as consequências serão as mesmas em diferentes faixas etárias ? Gravidez de Risco Joana Pires nº 11 Ricardo Pinto nº 19 Catarina Taborda nº 26."— Transcrição da apresentação:

1 Será que as consequências serão as mesmas em diferentes faixas etárias ? Gravidez de Risco Joana Pires nº 11 Ricardo Pinto nº 19 Catarina Taborda nº 26

2 Entrevista ao enfermeiro Pedro Melo 1 - O que é a gravidez de risco? É todo o processo de gravidez que tem risco de comprometimento da saúde da mãe e /ou feto. 2 - Qual a percentagem de gravidezes de risco em Matosinhos? E em S. Mamede de Infesta? Não há dados muito objectivos mas por exemplo, a gravidez na adolescência (que é uma das gravidezes de risco) tem em SMI uma taxa de 31%o mais elevada que a nacional que é 21%o 3 - Tem conhecimento de casos de gravidez de risco no centro de saúde? É mais frequente acontecer em jovens ou em adultos? Em SMI é frequente em jovens e em mulheres com gravidez tardia ( a partir dos 40 ).

3 … 4 - Sabe se as grávidas que tem gravidez de risco tem conhecimento das implicações desse tipo de gravidez, ou desconhecem totalmente os risco a ela associados? As jovens conhecem menos os risco. 5 - A partir de que idade é considerada gravidez de risco? Antes dos 20 e a partir dos 35.

4 … 6 -Temos conhecimento de que algumas doenças podem condicionar o aparecimento de uma gravidez de risco. Quais as principais? A Diabetes, alterações morfofisiológicas no sistema reprodutor (principalmente no útero), Doenças cardiovasculares (ex. Hipertensão Arterial). 7 - Os alimentos podem influenciar uma gravidez de risco? De que maneira? A alimentação tem uma forte influência na vida das pessoas. Durante a gravidez, principalmente se for de risco e se associarmos à Diabetes o consumo de açúcar e gorduras ou HTA (hipertensão arterial) associado ao excesso de sal. No entanto, em qualquer gravidez, o consumo de substâncias como a cafeína, o sal, o álcool podem potenciar o risco. Por outro lado uma alimentação pobre em Ferro, Cálcio, Vitaminas e Minerais também o pode condicionar.

5 … 8 - Considera que actualmente a população se encontra devidamente informada em relação a este tema? Relativamente. Em grande parte da população o problema não é a informação, mas a forma como sentem que na sua vida pode acontecer esta situação, para tomarem as devidas precauções. 9 - Relativamente ao ano 2008/2009 o número de casos de gravidez de risco aumentou ou diminui? Qual o motivo que levou ao seu aumento/diminuição ? Em SMI diminuiu. Este ano tivemos menos 50% dos casos dos do ano anterior… A diminuição da gravidez na adolescência ajudou…

6 … 10 - Acha que a gravidez de risco nos próximos anos terá tendência para aumentar ou diminuir? Tendência a aumentar, associada aos problemas como a poluição, alimentação e estilos de vida menos saudáveis.

7 Curiosidades Bebé chinês de um ano está grávida Na China uma menina de apenas um ano está grávida. No seu interior começou-se a desenvolver o corpo de um feto. A menina, Kang Mengru, começou a ficar com a barriga inchada, até que foram fazer exames. Através de uma tomografia os médicos viram que, dentro do seu abdómen crescia uma nova criança parasita. Os médicos, identificaram o caso como sendo uma rara condição a que se chama fetus in fetu e que acontece quando um embrião absorve o outro durante as primeiras semanas de gravidez. O que costuma acontecer nestes casos, é que a nova criança fica reduzida a alguma parte humana. No caso de Kang, o seu bebé trata-se de um feto completo. Agora irá ser sujeita a uma cirurgia onde lhe irá ser removido o bebé parasita. Segundo depoimento médico: Fetus in fetu trata-se de uma gestação de gémeos, onde ocorre a malformação de um deles. O feto mal formado desenvolve-se, no entanto, dentro do outro irmão. (…)

8 … (…). No caso de fetus in fetu de Kang, as células que estão boas, envolvem as células deficientes. Esta células, ao invés de serem destruídas, conseguem sobreviver tornando-se parasitas das células boas formando um novo feto. Este feto com problemas, passa- se assim a desenvolver dentro do interior do irmão, completamente formado por células boas. O gémeo (….) (a jovem Kang), passa então a ter dentro de si um gémeo parasita (…,) dependendo do irmão gémeo para ser alimentado. (…). Nestes casos, executa-se uma cirurgia para remoção do gémeo parasita. Este corpo estranho normalmente acaba por morrer, pois não costuma desenvolver cérebro, coração ou cabeça. Tem poucos órgãos e nalguns casos, poderá ter órgãos partilhados com o irmão. Desde o inicio do séc.XX há menos de 100 casos conhecidos até ao momento, sendo o da pequena Kang um deles.


Carregar ppt "Será que as consequências serão as mesmas em diferentes faixas etárias ? Gravidez de Risco Joana Pires nº 11 Ricardo Pinto nº 19 Catarina Taborda nº 26."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google