A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Diabetes. O que é a diabetes? A diabetes é uma doença crónica que se caracteriza pelo aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue e pela incapacidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Diabetes. O que é a diabetes? A diabetes é uma doença crónica que se caracteriza pelo aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue e pela incapacidade."— Transcrição da apresentação:

1 Diabetes

2 O que é a diabetes? A diabetes é uma doença crónica que se caracteriza pelo aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue e pela incapacidade do organismo em transformar toda a glicose proveniente dos alimentos.

3 Quem está em risco de ser diabético? Pessoas com familiares directos com diabetes; Homens e mulheres obesos; Pessoas com tensão arterial alta ou níveis elevados de colesterol no sangue; Mulheres que contraíram a diabetes gestacional na gravidez; Crianças com peso igual ou superior a quatro quilogramas à nascença; Doentes com problemas no pâncreas ou com doenças endócrinas.

4 Que tipos de diabetes existem? Diabetes Tipo 2 (Diabetes Não Insulino-Dependente) É o mais frequente. O pâncreas produz insulina, mas as células do organismo oferecem resistência à acção da insulina. O pâncreas vê- se, assim, obrigado a trabalhar cada vez mais, até que a insulina produzida se torna insuficiente e o organismo tem cada vez mais dificuldade em absorver o açúcar proveniente dos alimentos.

5 Diabetes Tipo 1 (Diabetes Insulino-Dependente) É mais rara. O pâncreas produz insulina em quantidade insuficiente ou em qualidade deficiente ou ambas as situações. Como resultado, as células do organismo não conseguem absorver, do sangue, o açúcar necessário, ainda que o seu nível se mantenha elevado e seja expelido para a urina.

6 Insulina É responsável pela redução da glicemia (taxa de glicose no sangue), ao promover o ingresso de glicose nas células. É produzida nas ilhotas de Langerhans, células do pâncreas endócrino. Quando a produção de insulina é deficiente, a glicose acumula-se no sangue e na urina, matando as células de fome.

7 Diabetes Gestacional Surge durante a gravidez; Desaparece, habitualmente, quando concluído o período de gestação. É fundamental que as grávidas diabéticas tomem medidas de precaução para evitar que a diabetes do tipo 2 se instale mais tarde no seu organismo.

8 Sintomas

9 Quais são os sintomas típicos da diabetes? Nos adultos (diabetes do tipo 2): Urinar em grande quantidade e muitas vezes, especialmente durante a noite; Sede constante e intensa; Fome constante e difícil de saciar; Fadiga; Comichão no corpo, designadamente nos órgãos genitais; Visão turva.

10 Nas crianças e jovens (diabetes tipo 1): Urinar muito, podendo voltar a urinar na cama; Ter muita sede; Emagrecer rapidamente; Grande fadiga, associada a dores musculares intensas; Comer muito sem nada aproveitar; Dores de cabeça, náuseas e vómitos.

11 Como prevenir a diabetes? Controlo rigoroso da glicemia, da tensão arterial e dos lípidos; Vigilância dos órgãos mais sensíveis, como a retina, rim, coração, nervos periféricos, entre outros; Prática de exercício físico; Não fumar; Cuidar da higiene e vigilância dos pés; Medicação (insulina ou comprimidos), se necessário;

12 ande a pé todos os dias durante pelo menos 30 minutos; coma diariamente frutos e legumes reduza o consumo de alimentos ricos em gordura; adopte uma culinária mais leve e saudável; aumente o consumo de saladas; coma peixe mais frequentemente; faça 6 refeições por dia, coma moderadamente a cada uma delas.

13


Carregar ppt "Diabetes. O que é a diabetes? A diabetes é uma doença crónica que se caracteriza pelo aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue e pela incapacidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google