A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Copyright © RHVIDA S/C Ltda. www.rhvida.com.br Entendendo o Diabetes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Copyright © RHVIDA S/C Ltda. www.rhvida.com.br Entendendo o Diabetes."— Transcrição da apresentação:

1 Copyright © RHVIDA S/C Ltda. Entendendo o Diabetes

2 Copyright © RHVIDA S/C Ltda. A primeira é o açúcar, que dentro do organismo é chamado de glicose. O corpo se alimenta, principalmente, de duas substâncias: Vem dos alimentos! Copyright © RHVIDA S/C Ltda.

3 A segunda substância é o oxigênio. Está no ar que a gente respira! Copyright © RHVIDA S/C Ltda.

4 O açúcar (glicose) e o oxigênio são transportados pelo sangue e distribuídos para todos os órgãos e células do corpo. Copyright © RHVIDA S/C Ltda.

5 Copyright © RHVIDA S/C Ltda. E as células transformam o açúcar e o oxigênio em E N E R G I A

6 Copyright © RHVIDA S/C Ltda. Energia para que? Viver!!! Andar, amar, ter filhos, sentir fome, ficar alegre ou triste, trabalhar... Precisamos de energia para tudo.

7 Copyright © RHVIDA S/C Ltda. Copyright © RHVIDA S/C Ltda. glicose açúcar glicose Insulina Ltda. Ltda. Transportedeglicose Para isto tudo acontecer, o açúcar que está no sangue precisa passar para dentro da célula. Como o açúcar não consegue passar sozinho, o organismo utiliza um transportador chamado INSULINA.

8 Copyright © RHVIDA S/C Ltda. Copyright © RHVIDA S/C Ltda. Energia glicose O2O2O2O2 sangue G G G G célula InsulinaLtda.

9 Copyright © RHVIDA S/C Ltda. A insulina é uma substância produzida pelo organismo e tem por finalidade colocar a glicose dentro da célula, para que esta possa produzir a energia necessária à vida. Copyright © RHVIDA S/C Ltda. Insulina Ltda. Ltda. Transportedeglicose E o que é a insulina?

10 Copyright © RHVIDA S/C Ltda. E o que é o diabetes? É uma doença CRÔNICA que acontece quando o organismo produz pouca ou nenhuma insulina. E sem insulina a glicose não entra na célula. Enquanto as células morrem por falta de açúcar e energia, o sangue se transforma em um melado, cheio de glicose que não pode entrar na célula. E o corpo inteiro adoece!

11 Copyright © RHVIDA S/C Ltda. Copyright © RHVIDA S/C Ltda. pâncreas intestino vesícula Quanto mais açúcar a gente come mais o pâncreas tem que trabalhar! O pâncreas é o órgão responsável pela produção da insulina. A quantidade de insulina produzida vai depender da quantidade de açúcar que se come.

12 Copyright © RHVIDA S/C Ltda. Copyright © RHVIDA S/C Ltda. pâncreas intestino vesícula No escurinho do organismo, batata, arroz, pão, macarrão, biscoito, farofa, pizza, doces, sorvetes, chopp, vinho, cerveja, cachaça tudo isto e muito mais é o mesmo que açúcar! E NÃO SE ILUDA!!!!!

13 Copyright © RHVIDA S/C Ltda. E por quê o pâncreas deixa de produzir insulina? PORQUE CANSA!!!

14 Copyright © RHVIDA S/C Ltda. Fazer exercícios ajuda o corpo a consumir glicose! Copyright © RHVIDA S/C Ltda.

15 Copyright © RHVIDA S/C Ltda. Conforme a gente vai engordando são necessárias quantidades maiores de insulina para colocar a glicose dentro da célula. Até chegar o momento em que o pâncreas não consegue mais produzir tanta insulina!

16 Copyright © RHVIDA S/C Ltda. Revista Genética: Dieta de frutas faz garoto de 13 anos engordar. Coma apenas o suficiente para que seu corpo não se desprenda da sua alma. Sócrates

17 Copyright © RHVIDA S/C Ltda. Novos Diagnósticos

18 Copyright © RHVIDA S/C Ltda. Novos Diagnósticos

19 Copyright © RHVIDA S/C Ltda. O diabetes começa muitos anos antes do açúcar aumentar no sangue.

20 Copyright © RHVIDA S/C Ltda. Começa em qualquer idade, quando a gente faz as três piores escolhas: Engordar Não fazer atividade física Se alimentar de forma inadequada

21 Copyright © RHVIDA S/C Ltda. Nós vamos criando um monstro sem se dar conta! Copyright © RHVIDA S/C Ltda.

22 Copyright © RHVIDA S/C Ltda. Fita métrica DIABETES TEM COMO EVITAR?

23 Copyright © RHVIDA S/C Ltda. FAÇA AS ESCOLHAS CERTAS! SIMSIM

24 Copyright © RHVIDA S/C Ltda. O diabetes está se tornando também uma doença das crianças, porque elas estão sedentárias, engordando e comendo muito alimento industrializado. Copyright © RHVIDA S/C Ltda. Inclusive para as crianças!

25 Copyright © RHVIDA S/C Ltda. Nossas crianças estão cada vez mais obesas. Muitas já apresentam doenças como diabetes e pressão alta

26 Copyright © RHVIDA S/C Ltda. Novos Diagnósticos

27 Copyright © RHVIDA S/C Ltda. Por que o Brasil está nesta estatísticas ?

28 Copyright © RHVIDA S/C Ltda. Doença do século XXI relacionado a obesidade ?

29 Copyright © RHVIDA S/C Ltda. Diabetes Diabetes Tipo 1 Diabetes Tipo 2 Diabetes Gestacional Caracterizado por níveis de glicemia superiores a 110mg/dl

30 Copyright © RHVIDA S/C Ltda. Se para VC isso não é nada, para mim é uma tortura

31 Copyright © RHVIDA S/C Ltda. Diabetes Tipo 1 Aparece como resultado de uma destruição das células beta produtoras de insulina por engano Dr. José Egídio Paulo de Oliveira, Professor da Faculdade de Medicina da UFRJ e ex-presidente da SBD. Pessoas com níveis altos ou mal controlados de glicose no sangue podem apresentar: Muita sede; Vontade de urinar diversas vezes; Perda de peso (mesmo sentindo mais fome e comendo mais do que o habitual); Fome exagerada; Visão embaçada; Infecções repetidas na pele ou mucosas; Machucados que demoram a cicatrizar; Fadiga (cansaço inexplicável); Dores nas pernas por causa da má circulação. Sinais e Sintomas:

32 Copyright © RHVIDA S/C Ltda. Diabetes Tipo 2 Há uma grande relação com a obesidade e o sedentarismo. Estima-se que 60% a 90% dos portadores da doença sejam obesos. A incidência é maior após os 40 anos. O diabetes tipo 2 é cerca de 8 a 10 vezes mais comum que o tipo 1 e pode responder ao tratamento com dieta e exercício físico. Dr. José Egídio Paulo de Oliveira, Professor da Faculdade de Medicina da UFRJ e ex-presidente da SBD. Infecções freqüentes; Muita sede; Vontade de urinar diversas vezes; Perda de peso (mesmo sentindo mais fome e comendo mais do que o habitual); Fome exagerada; Alteração visual (visão embaçada); Dificuldade na cicatrização de feridas; Formigamento nos pés; Furunculose. Principais Sintomas:

33 Copyright © RHVIDA S/C Ltda.

34 Copyright © RHVIDA S/C Ltda.

35 Copyright © RHVIDA S/C Ltda. Resumo

36 Copyright © RHVIDA S/C Ltda. Complicações Clínicas

37 Copyright © RHVIDA S/C Ltda. Tabela II: Fatores de risco para o diabetes tipo 2 Idade ³ 45 anos Obesidade (IMC ³ 30 kg/m2) Histórico familiar de diabetes (parente de primeiro grau) Sedentarismo. Raça/etnia (por exemplo, afro-americanos, hispano-americanos, americanos nativos e americano-asiáticos, islandeses do Pacífico) Histórico de diabetes gestacional ou recém-nascido com peso > 4 kg Hipertensão (³ 140/90 mmHg em adultos) Colesterol alta densidade (HDL-C) £ 35 mg/dl e/ou triglicérides ³ 250 mg/dl Síndrome do ovário policístico Histórico de doença vascular IMC= índice de massa corporal > 30

38 Copyright © RHVIDA S/C Ltda. Tola é a pessoa que continua fazendo a mesma coisa e espera resultados diferentes. (Albert Einstein) Controle seu peso e seja mais saudável.

39 Copyright © RHVIDA S/C Ltda.


Carregar ppt "Copyright © RHVIDA S/C Ltda. www.rhvida.com.br Entendendo o Diabetes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google