A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dr. Sérgio Braga de Mello A um caminho sim, o de ficar bem informado, conviver com a Diabete e acreditar em seu médico, neste momento... Diabetes Informações.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dr. Sérgio Braga de Mello A um caminho sim, o de ficar bem informado, conviver com a Diabete e acreditar em seu médico, neste momento... Diabetes Informações."— Transcrição da apresentação:

1

2 Dr. Sérgio Braga de Mello A um caminho sim, o de ficar bem informado, conviver com a Diabete e acreditar em seu médico, neste momento... Diabetes Informações preciosas Com o Dr. Sergio Braga de Mello

3 Dr. Sérgio Braga de Mello DIABETES MELLITUS O diabetes é uma doença que afeta mais de 16 milhões de brasileiros Causa problemas metabólicos no organismo pela dificuldadede usar açúcar O açúcar é o principal combustível do organismo O açúcar específico que é utilizado é chamado de glicose A passagem para dentro das células é facilitado pela insulina.

4 Dr. Sérgio Braga de Mello DIABETES MELLITUS A maioria das células usam gordura ou proteína como combustível. O cérebro somente pode usar glicose Pode causar letargia, confusão ou até mesmo coma. Os níveis normal de glicose no sangue é de 80 to 110 mg/dl. Seu aumento é hiperglicemia. Sua diminuição é hipoglicemia.

5 Dr. Sérgio Braga de Mello DIABETES MELLITUS A glicose aumenta devido a insulina ser inefetiva ou insuficiente O paciente apresenta níveis elevados de açúcar no sangue Altos níveis de glicose lesam as células A medicação é dada para melhorar a entrada de glicose nas células A medicação e a dieta ajudam a diminuição da glicose no sangue

6 Dr. Sérgio Braga de Mello DIABETES MELLITUS Você pode iniciar o tratamento em casa se os níveis de açúcar não estão altos. Altas taxas de glicose no sangue devem ser tratadas no hospital.

7 Dr. Sérgio Braga de Mello DIABETES MELLITUS A glicose é obtida da digestão de carbohidratos e açúcares complexos. Se não existe glicose disponível, o organismo tem outras fontes de energia. O glicogênio é uma delas. O glicogênio é armazenado no fígado sob a forma de carbohidratos.

8 Dr. Sérgio Braga de Mello DIABETES MELLITUS O fígado também transforma proteína em glicose. Mais uma série de ácidos chamados de corpos cetônicos.

9 Dr. Sérgio Braga de Mello DIABETES MELLITUS Para a glicose entrar nas células, é necessário a insulina. A insulina é produzida nas células beta. As células beta estão localizadas no pâncreas. A insulina é secretada diretamente na corrente sangüínea.

10 Dr. Sérgio Braga de Mello TIPOS DE DIABETES Tipo I and Tipo II Tipo I – diabetes mellitus insulino-dependente (IDDM) Tipo II – diabetes mellitus não insulino- dependente (NIDDM)

11 Dr. Sérgio Braga de Mello TIPO 1 Pacientes com diabetes Tipo I usualmente necessitam de insulina. O início do Tipo I usualmente ocorre na adolescência ou no adulto jovem. Acredita-se que possa ser causado por um vírus que lesa o pâncreas. Que leva a uma inadequada produção de insulina.

12 Dr. Sérgio Braga de Mello TIPO II O tipo II é mais comum em pacientes mais idosos. Associado a obesidade. A obesidade aumenta a resistência a ação da insulina na membrana celular. Aumenta a diurese.

13 Dr. Sérgio Braga de Mello Outros Hormônios Existem hormônios que contrabalançam o efeito da insulina. Quando os níveis de glicose aumentam, os níveis de insulina também aumentam. A glicose extra, que não é necessária, é convertida em glicogênio. O Glicogênio é armazenado no fígado.

14 Dr. Sérgio Braga de Mello Outros Hormônios A glicose extra é também convertida em gordura. Quando a glicose no sangue está baixa, os hormônios contrabalançantes se liberam. Os hormônios liberam glicose a partir dos depósitos de glicogênio e gordura. Os dois principais hormônios são glucagon e epinefrina.

15 Dr. Sérgio Braga de Mello Hormônios Relacionados O Glucagon regula a conversão de glicogênio a glicose. A Epinefrina causa a mobilização de gordura e a conversão de proteina em glicose e corpos cetônicos. A liberação de epinefrina também causa taquicardia e sudorese em pacientes com hipoglicemia.

16 Dr. Sérgio Braga de Mello Fisiopatologia Os outros efeitos do diabetes são... A Hiperglicemia é tóxica para as células, em particular as nervosas e vasculares O aumento da utilização de gordura causa acúmulo na corrente sangüínea que causa aterosclerose acelerada. O aumento do uso de proteínas causa perda muscular e tecidual, causando dificuldade de cicatrização.

17 Dr. Sérgio Braga de Mello Tratamento O Diabetes é tratado com insulina ou hipoglicemiantes orais. Hipoglicemiantes orais são drogas que estimulam a liberação de insulina. Causam também aumento de efetividade da insulina sobre a membrana celular. Os mais comuns são... Glibenclamida, Glipizida, Tolazamida.

18 Dr. Sérgio Braga de Mello TRATAMENTO A insulina deve ser injetada. Ela é também uma proteína natural. Antes a insulina era derivada do pâncreas animal, porco e vaca. Agora, a engenharia genética é usada para produzir insulina humana, Humulin.

19 Dr. Sérgio Braga de Mello TIPOS DE EMERGÊNCIA Existem 3 grandes tipos de emergências diabeticas: 1.Cetoacidose diabetica 2.Síndrome hiperosmolar não cetótica 3. Hipoglicemia

20 Dr. Sérgio Braga de Mello E agora emmm... Bem agora que você já sabe um pouco mais sobre a Diabete, cuide-se, você é muito importante sabia ! Portanto procure um médico ele será o seu segundo amigo, pois o primeiro melhor amigo é você mesmo ! Dr. S. B. Mello

21 Dr. Sérgio Braga de Mello Boa saúde para todos e ate breve... Dr. Sérgio Braga Mello... CRM nº 5083 Médico Geral Comunitário (Médico de Família) São Leopoldo – RS – Brasil Espero que tenham gostado, das informações aqui contidas, que sejam úteis e possam disponibilizar um melhor bem estar e qualidade de vida aos portadores de Diabete. Vamos juntos divulgar esta mensagem e levar um pouco de bem estar aos nossos amigos e familiares, conto com você ! Em breve novos, novos trabalhos e dicas de Saúde. Home - Qualquer informação, dica ou pergunta sobre Saúde, ao Dr. Saúde, deve ser postada ou enviadas pelo Vem seja nosso amigo e vamos juntos, compor novas informações !


Carregar ppt "Dr. Sérgio Braga de Mello A um caminho sim, o de ficar bem informado, conviver com a Diabete e acreditar em seu médico, neste momento... Diabetes Informações."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google