A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Salivares, Sudoríparas,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Salivares, Sudoríparas,"— Transcrição da apresentação:

1 Salivares, Sudoríparas,
Tipos de Glândulas Hipófise Tireóide Adrenais Paratireóides Endócrinas Salivares, Sudoríparas, Lacrimais. Exócrinas Mistas Pâncreas e Gônadas

2 S I S T E M A H O R M O N A L HIPOTÁLAMO HIPÓFISE TIREÓIDE
PARATIREÓIDE T I M O SUPRARENAIS PÂNCREAS OVÁRIOS TESTÍCULOS S I S T E M A H O R M O N A L

3 SISTEMA ENDÓCRINO

4 Sistema Endócrino Difere funcionalmente do sistema nervoso.
Secretam seus produtos (hormônios), na corrente sanguínea. Hormônios (do grego hormaein, “excitar”) são mensageiros químicos capazes de estimular ou inibir a atividade de um órgão-alvo.

5 HIPÓFISE OU PITUITÁRIA
Localização – base do cérebro Tamanho – grão de ervilha Lobos anterior(Adenoipó-fise) posterior (Neuroipófise)

6

7 STH Baixa produção na infância-Nanismo
                                                  Baixa produção na infância-Nanismo Alta produção durante a fase de crescimento –Gigantismo Produção significativa no adulto - Acromegalia

8

9 FSH e LH EFEITOS NA MULHER
FSH – Determina o crescimento do folículo ovariano; LH – Responsável pelo rompimento do folículo; - Transforma o folículo rompido em corpo lúteo ou amarelo; - Estimula a produção de progesterona.

10 TIREÓIDE

11 TIREÓIDE Localização- primeiros anéis da traquéia.
Hormônios- Tiroxina e Calcitonina

12 HORMÔNIOS DA TIREÓIDE Tiroxina Função- Acelera o metabolismo celular.(metabolismo basal) Produção excessiva -Hipertireoidismo. - causa: nervosismo,perda de peso ,exoftalmia aumento da pressão arterial, freqüência cardíaca elevada etc.

13 Bócio Endêmico Decorre da carência de sais de iodo na alimentação

14 HIPOTIREOIDISMO Baixa produção de Tiroxina.
Determina pele seca, intolerância ao frio, cansaço, obesidade, apatia etc. Nas crianças o hipotireoidismo pode comprometer o seu desenvolvimento físico, sexual e mental.

15 PARATIREÓIDES Localização – face posterior da Tireóide
                                                                   Localização – face posterior da Tireóide São em número de 4. Hormônio - Paratormônio. Função: Elevar a concentração de cálcio no sangue.

16 PÂNCREAS Hormônios INSULINA GLUCAGON

17 INSULINA Efeitos da insulina no metabolismo dos carboidratos:
aumento no transporte de glicose através da membrana celular aumento na disponibilidade de glicose no líquido intracelular aumento na utilização de glicose pelas células

18 "HORMÔNIOS" "SALVE AINSULINA QUE O PÂNCREAS FABRICA AOS MONTÕES SE NÃO FABRICA DIABETES VÊM; CONPLICAÇÕES E A ADRENALINA É FEITA NA SUPRARENAL TIROXINA TIREÓIDE, BÓCIO, IODO E SAL.

19 glucagon É muito importante principalmente para evitar que ocorra uma hipoglicemia acentuada no organismo de uma pessoa. O glucagon, então, faz com que a glicose sanguínea aumente e retorne aos valores aceitáveis como normais .

20 Tipos de diabetes melito
Diabetes melitos tipo II. Neste caso os órgãos alvo perdem a capacidade de responder à insulina, mesmo que ela esteja em níveis normais. Diabetes melitos tipo I. Também denominada insulinodependente. Pode se manifestar na infância e na adolescência

21 SUPRA - RENAIS ou ADRENAIS
Hormônios – Adrenalina e Noradrenalina Funções: aumento do nível de açúcar, da pressão do sangue e da força muscular para reagir a situações de emergência; papel importante nas sensações de medo, de angústia ou de ansiedade.

22 HORMÔNIOS OVARIANOS *Estrógeno – estimula o crescimento do endométrio; - determina o aparecimento das características sexuais secundárias. *Progesterona – torna o útero espesso e vascularizado - garante a gestação.

23 TESTOSTERONA O hormônio masculino.
A testosterona é produzida pelas células de Leydig nos testículos que são estimuladas por hormônios produzidos por uma glândula na base do cérebro chamada Hipófise. A testosterona na adolescência é responsável pelas características sexuais: Desenvolvimento do pênis; Aumento dos pelos; Mudanças da voz; Aumento da massa muscular.


Carregar ppt "Salivares, Sudoríparas,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google