A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA ENDÓCRINO COLÉGIO – MV Profª. Adriana Amorim.

Cópias: 1
SISTEMA ENDÓCRINO PROF HARE. Órgãos do sistema endócrino As GLÂNDULAS são os órgãos que formam o sistema endócrino. Podem ser ENDÓCRINAS EXÓCRINAS MISTAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA ENDÓCRINO COLÉGIO – MV Profª. Adriana Amorim."— Transcrição da apresentação:

1 ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA ENDÓCRINO COLÉGIO – MV Profª. Adriana Amorim

2 GLÂNDULA: é um órgão cuja função é produzir e secretar algumas substâncias com um função pré-determinada. Esta substância pode ser secretada dentro do Sistema Circulatório (hormônios) ou fora dele (outras secreções). Função: produzir substâncias através das glândulas e juntamente com o sistema nervoso atuar na coordenação de todas as atividades do organismo.

3 EXISTEM 3 TIPOS DE GLÂNDULAS: 1)Glândulas exócrinas: possuem um canal secretor que transporta suas secreções para fora do corpo ou para o interior de um órgão oco.Ex: glândulas salivares/sudoríparas.

4 2) Glândulas endócrinas: não apresentam um canal secretor; portanto as substâncias produzidas (Hormônios), são lançados diretamente na circulação sanguínea. - O hormônio atua somente em suas células- alvo que possuem receptores em sua superfície externa que se combinam de maneira específica com ele.

5 (MISTA)

6 3) Glândulas mistas (anfícrinas): funcionam como exócrinas e endócrinas. Ex: Pâncreas

7 HIPÓFISE (GLÂNDULA PITUITÁRIA) - PEQUENA - LOCALIZADA ABAIXO DO ENCEFÁLO - CONECTADO COM O HIPOTÁLAMO - DIVIDIDO EM : PARTE ANTERIOR – ADENOIPÓFISE PARTE POSTERIOR – NEURO-HIPÓFISE

8 ADENOIPÓFISE NEURO – HIPÓFISE

9 HORMÔNIOS DA ADENOIPOFISE: -Hormônio do crescimento: estimula o crescimento. -Prolactina: produção de leite. -FSH (h. folículo estimulante) e LH ( luteinizante) : atuam sobre os ovários e os testículos estimulando a produção de gametas e hormônio sexuais. -TSH ( tireotrófico): estimula a tireóide a secretar seus hormônios. HORMÔNIOS DA NEURO-HIPOFISE: - ADH (hormônio anti-diurético): promove a reabsorção de água pelos rins. - Ocitocina: estimula a contração dos músculos do útero e das glândulas mamárias.

10 TIREÓIDE HORMÔNIOS: -Tiroxina (T3) e triiodotironina (T4): estimula e mantém o metabolismo. Regula o hormônio tireotrófico. -Calcitocina: baixa o nível de cálcio no sangue e inibe a liberação de cálcio nos ossos. -Localizado abaixo da laringe -Formato de borboleta

11 PARATIREÓIDE HORMÔNIO: - Paratormômio: eleva o nível de cálcio no sangue e estimula a liberação de cálcio nos ossos. - Pequenas massas arredondadas de tecido glandular

12 SUPRA-RENAIS - Também conhecida como adrenais, localizam-se sobre o rim. São formadas por duas partes, a medula e o córtex.

13 HORMÔNIOS MEDULA: Epinefrina: aumenta o açúcar no sangue; causa vaso constrição na pele, mas mucosas e nos rins e eleva a pressão arterial. Neropinefrina: acelera os batimentos cardíacos; causa vaso constrição em todo o corpo. CORTEX: Glicocorticóide: afeta o metabolismo de carboidratos; aumenta o açúcar o no sangue. Mineralocorticóide: promove a reabsorção de sódio e a excreção de potássio nos rins

14 PÂNCREAS - Localizado no sistema digestório (apêndice)

15 HORMÔNIOS -Na sua função exócrina: suco pancreático -Na sua função endócrina: Insulina: aumenta a capacidade de absorção da glicose pelas células (que são estocadas em forma de glicogênio), reduzindo a concentração de açúcar no plasma sanguíneo. Glucagon: efeito contrário ao da insulina, aumenta a concentração de glicose no plasma. Quando os níveis de açúcar no sangue estão baixos, o glucagon estimula a transformação do glicogênio estocado em glicose, fazendo com que a quantidade no sangue volte ao normal.

16 TESTÍCULOS - Sua produção e atuação se dá através do hormônio luteinizante (LH) produzido na hipófise. - Faz parte do sistema reprodutor masculino HORMÔNIO Testosterona: - Desenvolve os caracteres sexuais secundários masculinos. - Diferenciação dos órgãos masculinos durante a gravidez. - Promove o impulso sexual.

17 OVÁRIOS - Sua regulação se dá através do hormônio luteinizante (LH) e pelo hormônio folículo estimulante (FSH) produzido na hipófise. - Localiza-se no sistema reprodutor feminino. HORMÔNIOS Estrógeno: produção das características sexuais secundárias femininas Progesterona: preparação do útero para a gravidez.

18 DISFUNÇÕES HORMONAIS

19 HIPÓFISE Gigantismo e nanismo: alteração na secreção de hormônio de crescimento.

20 Diabetes insípida: - Carência na formação do ADH (anti-diurético) ou na sua ação. - Aumento da poliúra – até 15 L (aumento do volume de urina). - Intensa sensação de sede/risco de desidratação.

21 Hipotiroidismo: -Redução na produção dos hormônios tireoidianos. -Metabolismo reduzido. - Ganho de peso/ menos ativa/ pele fria e ressecada.

22 Hipertiroidismo: -Aumento exagerado da atividade da tireóide. -Perda de peso/ agitação/muito apetite. - Crescimento anormal da tireóide. - O olhos podem ficar arregalados ou saltados das órbitas (exoftalmia).

23 Diabetes Melitos - Redução ou não produção da insulina. - No Diabetes tipo 1, o pâncreas não produz insulina, o que aumenta a quantidade a de açúcar no sangue.(na infância e na adolescência). - Apresenta problemas circulatórios, visuais, renais, coma e morte. -Controlada com injeções regulares de insulina e restrição de açúcar. - No Diabetes tipo 2, o pâncreas produz pouca insulina. (por volta dos 40 anos). - Controle com dieta pobre em carboidratos e açucar e medicação via oral.

24 FIM


Carregar ppt "ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA ENDÓCRINO COLÉGIO – MV Profª. Adriana Amorim."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google