A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Hormônios Sexuais Colégio INEDI Biologia. Revisando... Glândulas endócrinas – Caracterizam-se por secretar seus produtos diretamente na corrente sanguínea.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Hormônios Sexuais Colégio INEDI Biologia. Revisando... Glândulas endócrinas – Caracterizam-se por secretar seus produtos diretamente na corrente sanguínea."— Transcrição da apresentação:

1 Hormônios Sexuais Colégio INEDI Biologia

2 Revisando... Glândulas endócrinas – Caracterizam-se por secretar seus produtos diretamente na corrente sanguínea. Hormônios – substâncias produzidas e liberadas, geralmente, por glândulas endócrinas, cuja função é atuar sobre outras células do corpo (mensageiros químicos que viajam pelo sangue). Estimulação hormonal – células-alvo do hormônio / receptores hormonais Principais glândulas endócrinas humanas: hipófise, tireóidea, paratireóideas, pâncreas, suprarrenais (adrenais) e gônadas (testículos e ovários). Hipotálamo – região do encéfalo que atua como órgão endócrino, pois produz diversos hormônios que controlam o funcionamento da hipófise.

3 Hipotálamo – constituído por neurônios neurossecretores (Sistema nervoso) Hipófise, ovários e testículos – glândulas endócrinas (Sistema endócrino) Estruturas chave para o processo de formação dos gametas (gametogênese)

4 Hipotálamo Região do encéfalo que desempenha um importante papel na integração entre os sistemas endócrino e nervoso. Ao receber informações trazidas por nervos provenientes do corpo e de outras partes do encéfalo, o hipotálamo secreta hormônios que atuam sobre a hipófise. O hipotálamo possui dois grupos de células neurossecretoras: Um deles produz hormônios que ficam armazenados na região posterior da hipófise (neuroipófise) até serem liberados no sangue. O outro grupo de células produz hormônios que regulam o funcionamento da parte anterior da hipófise (adenoipófise).

5 Hipófise (pituitária) Conhecida como glândula mestra do corpo humano Constituída por dois grupos de células endócrinas, neuroipófise (porção posterior) e adenoipófise (porção anterior) Neuroipófise – é um prolongamento do hipotálamo constituída por neurônios neurossecretores. Curiosidades... Oxitocina – atua sobre a aceleração das contrações uterina, na hora do parto, e sobre a musculatura lisa das glândulas mamárias, provocando a liberação do leite. ADH (hormônio antidiurético) – é liberado quando a concentração de água no sangue diminui, estimulando os rins a reabsorverem mais água.

6 Hipófise Adenoipófise – origina-se a partir de tecido epitelial, como a maioria das outras glândulas.

7 HORMÔNIOSHORMÔNIOS ADENOIPÓFISEADENOIPÓFISE

8 Mecanismo de ativação da síntese dos hormônios sexuais HIPOTÁLAMO (secreta) GnRH (hormônio liberador de gonadotrofinas) (estimula) ADENOIPÓFISE (produzir e liberar) FSH (hormônio folículo estimulante) e LH (hormônio luteinizante) (estimulam) GÔNADAS (Testículos e Ovários) (produzirem e secretarem) HORMÔNIOS SEXUAIS (testosterona, estrógeno e progesterona) A partir da puberdade!

9 Testosterona Principal hormônio sexual masculino Estimula a espermatogênese e o desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários Andrógenos (hormônios sexuais masculinos)

10 = Epiteliócitos Células intersticiais = LH atua sobre as células intersticiais (células de Leydig), localizadas entre os túbulos seminíferos, estimulando a produção de testosterona. FSH atua sobre os epiteliócitos (células de Sertoli), localizadas nas paredes internas dos túbulos seminíferos, que juntamente com a testosterona promove a espermatogênese.

11 (adenoipófise) LH

12 Regulação da síntese de testosterona

13 Hormônios sexuais femininos Estrógeno Produzido pelas células do folículo ovariano em desenvolvimento. Determina o aparecimento dos caracteres sexuais secundários. Induz o amadurecimento dos genitais femininos. Corpo lúteo

14 Hormônios sexuais femininos Progesterona Produzida pelo corpo lúteo, que se origina do folículo rompido. Atua conjuntamente com o estrógeno na preparação da parede uterina para receber o embrião. Corpo lúteo

15 Principais hormônios reprodutivos e sua ação no organismo feminino A interação entre os hormônios gonadotrópicos e os produzidos pelo ovário determinam uma série de alterações no sistema reprodutor feminino, dando origem ao ciclo menstrual.

16 Ciclo Menstrual Inicia a partir da puberdade e ocorre até por volta dos 50 anos. Geralmente ocorre a cada 28 dias. Ocorre em função das grandes variações das taxas de gonadotrofinas hipofisárias e de hormônios sexuais. Consiste em produzir um ovócito II para ser liberado na tuba uterina e preparar o útero para receber um possível embrião. Caso não ocorra a fecundação ocorre a descamação do endométrio (menstruação). A menstruação marca o início de um novo ciclo.

17 Controle hormonal do ciclo menstrual

18 FSH atua sobre os ovários promovendo o desenvolvimento dos folículos ovarianos, os quais secretam o estrógeno. O estrógeno determina o desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários, o espessamento da parede interna do útero (endométrio) e induz a liberação de LH, estimulando a adenoipófise a secretar ainda mais FSH. O LH e o FSH em altas concentrações estimulam o processo de ovulação, isto é, o folículo ovariano maduro libera o ovócito II no interior da tuba uterina. Ciclo Menstrual

19 Após a ovulação o folículo ovariano, na presença das altas taxas de LH no sangue, se transforma no corpo lúteo ou corpo amarelo, o qual produz pouco estrógeno e grande quantidade de progesterona. A progesterona atua na manutenção do endométrio. A alta taxa de progesterona e a presença de estrógeno, nesta etapa do ciclo menstrual, exercem um efeito inibidor (feedback negativo) sobre a hipófise que diminui a produção de LH e FSH. A queda na produção de LH e FSH tem como conseqüência a regressão do corpo amarelo, o qual deixa de produzir estrógeno e, principalmente, a progesterona promovendo, assim, a descamação do endométrio. Ciclo Menstrual

20 CICLO MENSTRUALCICLO MENSTRUAL Ciclo ovariano Fase folicular Fase ovulatória Fase lútea Ciclo uterino Fase menstrual Fase proliferativa Fase secretora Ciclo hormonal Regula a atividade dos ovários e o útero.

21 CICLO MENSTRUALCICLO MENSTRUAL


Carregar ppt "Hormônios Sexuais Colégio INEDI Biologia. Revisando... Glândulas endócrinas – Caracterizam-se por secretar seus produtos diretamente na corrente sanguínea."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google