A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LH Caracteres sexuais secundários: crescimento; pelos axilares e púbicos, etc... PUBERDADE FSH Com o aumento do LH pode ocorrer agora o Ciclo menstrual.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LH Caracteres sexuais secundários: crescimento; pelos axilares e púbicos, etc... PUBERDADE FSH Com o aumento do LH pode ocorrer agora o Ciclo menstrual."— Transcrição da apresentação:

1 LH Caracteres sexuais secundários: crescimento; pelos axilares e púbicos, etc... PUBERDADE FSH Com o aumento do LH pode ocorrer agora o Ciclo menstrual (10-14 anos) mas após o surgimento dos caracteres sexuais 2º s o aumento na produção de FSH gera o Crescimento dos ovários e secreção de Estrogênio (8-12 anos) Então por que a mulher não tem menstruação antes dos 10 anos ?

2 Veja o motivo... Do nascimento até a puberdade a secreção de estrogênio e progesterona é muito pequena, isso por que, não houve sinalização do FSH e LH, porém a partir da puberdade nota-se um acentuado aumento na sua secreção devido à estimulação por hormônios da hipófise, ou seja, ocorre o aumento da produção de FSH e LH, pois a hipófise das meninas, não secreta praticamente nenhum hormônio gonadotrópico (GnRH) LH. Do nascimento até a puberdade a secreção de estrogênio e progesterona é muito pequena, isso por que, não houve sinalização do FSH e LH, porém a partir da puberdade nota-se um acentuado aumento na sua secreção devido à estimulação por hormônios da hipófise, ou seja, ocorre o aumento da produção de FSH e LH, pois a hipófise das meninas, não secreta praticamente nenhum hormônio gonadotrópico (GnRH) antes de 10 anos. Com isso, os óvulos (ovócitos) não amadurecem e muito menos são liberados, pois não existe a sinalização do LH.

3 Corrigindo algumas falhas didáticas dos livros... Os livros com intuito de facilitar o estudo sobre esse assunto induz aos alunos a erros sutis, por isso, aqui você vai descobri alguns deles: não sendo produzido um óvulo do zero 1° Os óvulos (ovócitos) nos ovários das mulheres estão parcialmente prontos desde o nascimento só esperando a puberdade para continuar seu desenvolvimento no ovário, então durante o ciclo menstrual os óvulos amadurecem o óvulo pré-pronto, não sendo produzido um óvulo do zero desde o início ele já vem semi-pronto desde o nascimento.

4 A cada mês um óvulo é produzido e eliminado no 14° dia. 2°* A mulher não amadurece só um óvulo durante o ciclo menstrual, são vários (cerca de 10), só que o óvulo que estiver se desenvolvendo melhor continuará a se amadurecer e será ele a ser eliminado na ovulação o restante param de se desenvolver. Nos livros você encontra frases do tipo: A cada mês um óvulo é produzido e eliminado no 14° dia. 3° Toda mulher não libera seu óvulo no 14° dia, é apenas uma média entre as mulheres, não é uma regra geral. Ela pode ovular do 11° ao 19° ou não. Alguns livros mencionam sobre esse fato!

5

6 HORMÔNIOS FEMININOS E MASCULINOS

7

8 * aumento O estrogênio e a progesterona com seus aumentos inibem ( - ) a hipófise de liberar mais FSH e LH, mas perto da metade do ciclo (14°dia), há nítido aumento da produção de LH pela hipófise, pois ao invés de inibir, o Estrogênio vai estimular ( + ), e sob a influência do LH, ocorre a ovulação. ( - ) (inibição, exceto perto do 14°dia) Você está observando que o aumento de FSH liberado da hipófise é que faz os ovários começarem a se desenvolver e liberar o estrogênio Entenda comigo como funciona a ovulação através desse esquema. Saiba como interpretá-lo. Clica em mim!

9 perto da metade do ciclo (14°dia), há nítido aumento da produção de LH, ocorre assim a ovulação! O aumento de progesterona estimula a formação da parede do endométrio Endométrio no útero Estrogênio Parede do útero dias ovulação Hipófise Ovárioshormônios

10 O que é a menstruação é o óvulo não fecundado? A menstruação é a eliminação do revestimento interno do útero (endométrio) num ciclo em que não houve fecundação. Ela é percebida através de um sangramento pela vagina, que se repete regularmente a cada 4 semanas, mas ou menos. A quantidade de sangramento varia de mulher para mulher e, em geral, dura de 3 a 5 dias.

11 Por que ocorre a menstruação? A menstruação ocorre devido à ação dos hormônios ovarianos, estrógenos e progesterona, sobre o endométrio. Esses hormônios produzem a multiplicação das células do endométrio, fazendo com que ele cresça e se torne mais espesso. Tudo isso para receber o óvulo fecundado. Quando a fecundação não acontece ou o óvulo fecundado não consegue se fixar no endométrio, esse processo é interrompido. A produção de hormônios cai abaixo de determinada quantidade e o endométrio (agora maior) começa a se descamar do útero. Este tecido é eliminado, junto com pequena quantidade de sangue, pela vagina: é o sangramento menstrual. Vamos ver novamente o gráfico!

12 Como não houve fecundação do óvulo os níveis de progesterona, principalmente, caem drasticamente. Estrogênio Parede do útero Ciclo Menstrual são 28 dias dias menstruação Endométrio começa a se descamar ovulação Hipófise Ovárioshormônios

13 Cólicas menstruais !? Normalmente a cólica menstrual, é um problema ginecológico que afeta cerca de 50% das mulheres na idade fértil, ou seja, na idade em que as mulheres ainda estão menstruando, está relacionada com a liberação de uma substância chamada prostaglandina e essa substância é liberada na camada interna do útero durante o sangramento menstrual. Essa substância faz com que o útero se contraia provocando a contração dos vasos e ocasionando a dor.

14

15 estrógenos Progesterona Hormônios ovarianos

16 hCG Hormônios ovarianos estrógenos Progesterona O teste de gravidez procura esse hormônio!

17 hCG Hormônios ovarianos estrógenos Progesterona


Carregar ppt "LH Caracteres sexuais secundários: crescimento; pelos axilares e púbicos, etc... PUBERDADE FSH Com o aumento do LH pode ocorrer agora o Ciclo menstrual."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google