A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 TRANSMISSÃO DA VIDA APARELHO REPRODUTOR FEMININO CIÊNCIAS NATURAIS 9º ANO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 TRANSMISSÃO DA VIDA APARELHO REPRODUTOR FEMININO CIÊNCIAS NATURAIS 9º ANO."— Transcrição da apresentação:

1 1 TRANSMISSÃO DA VIDA APARELHO REPRODUTOR FEMININO CIÊNCIAS NATURAIS 9º ANO

2 2 Morfologia…de lado Grandes lábios Clitóris Vagina Vulva: Útero Ovário Pequenos lábios Trompas de Falópio Bexiga

3 3 Morfologia… de frente Vagina Útero Ovário Trompas de Falópio

4 4 Ovários Têm o tamanho de amêndoas Gónadas femininas: Produzem células sexuais (ovócitosII) Segregam as hormonas sexuais femininas: Estrógeneo Progesterona Ovócito II

5 5 Trompas de Falópio Canais com 10 a 12cm de comprimento. Conduzem o ovócito II ou o ovo ( se tiver ocorrido a fecundação ) até ao útero.

6 6 Útero Órgão oco e de parede muscular espessa. Por dentro é revestido por um tecido vascularizado e rico em glândulas – o endométrio.

7 7 Útero Quando ocorre a gravidez, é aqui que decorre o desenvolvimento do embrião. A parte inferior do útero denomina-se colo do útero.

8 8 Cancro do colo do útero Exame Papanicolau

9 9 Vagina Canal com 10 a 15 cm, de paredes elásticas. Liga o colo do útero ao exterior. Hímen

10 10 Vulva Órgão genital externo.

11 11 Vulva – Grandes lábios Duas pregas de pele intensamente irrigadas e enervadas, com pêlos na sua face externa. Função protectora

12 12 Vulva – Pequenos lábios Duas pregas de pele, sem pêlos. Localizados mais internamente e protegem a abertura da uretra e da vagina.

13 13 Vulva – Clitóris Órgão muito sensível. Localizado na união dos pequenos lábios

14 Prof. Teresa Condeixa 08/0914 Células sexuais femininas - OvócitosII Na altura do nascimento existem 2 milhões de células percursoras de ovócitos em estruturas especializadas os folículos ováricos Desde o nascimento até à puberdade parte dos folículos degeneram

15 15 Células sexuais femininas - OvócitosII Na altura da puberdade restam em cada ovário cerca de folículos Destes apenas 400 a 450 irão desenvolver- se até à menopausa.

16 16 Ovulação Mensalmente e até à menopausa um ovócito II é expulso do ovário.

17 17 Ovógenese

18 18 Ciclo ovárico Tem a duração média de 28 dias.

19 19 Ciclo ovárico – Fase folicular Têm a duração de cerca de 14 dias. Desenvolvimento de alguns folículos ováricos.

20 20 Ciclo ovárico – Fase folicular Geralmente apenas um folículo conclui a maturação. Os outros folículos degeneram.

21 21 Ciclo ovárico – Fase folicular Os foliculos produzem hormonas: Estrogénios ( principalmente ). Termina na ovulação.

22 22 Ciclo ovárico – Ovulação Ocorre ao 14º dia. Rompimento da parede do folículo maduro. Expulsão do ovócitoII para a trompa de Falópio. Nesta altura a mulher pode engravidar

23 23 Ciclo ovárico – Fase luteínica Inicia-se após a ovulação. Tem a duração de 14 dias.

24 24 Ciclo ovárico – Fase luteínica Formação e evolução do corpo amarelo ou corpo lúteo. Esta estrutura forma- se a partir das células foliculares que permaneceram no ovário após a ovulação.

25 25 Ciclo ovárico – Fase luteínica O corpo amarelo produz hormonas estrogénios e progesterona. Se não ocorrer fecundação: o corpo amarelo regride e degenera; inicia-se um novo ciclo.

26 26 Ciclo ovárico A – Folículo maduro B – Ovócito II C – Corpo amarelo

27 27 Ciclo uterino O útero é revestido internamente por uma mucosa muito vascularizada, o endométrio. Um ciclo corresponde em média a 28 dias.

28 28 Ciclo uterino – Fase menstrual Tem a duração de cerca de 5 dias. Corresponde à escamação da parte superficial do endométrio. A hemorragia resulta do rompimento dos vasos sanguíneos que irrigam o endométrio

29 29 Ciclo uterino – Fase Proliferativa Tem a duração de cerca de 9 dias. Corresponde à reconstituição dos vasos sanguíneos e do endométrio

30 30 Ciclo uterino – Fase Secretora Tem a duração de 14 dias. As glândulas e os vasos sanguíneos desenvolvem-se. O endométrio atinge a sua espessura máxima (7 a 8 mm).

31 31 Ciclo uterino – Fase Secretora O útero encontra-se preparado para receber o ovo, caso tenha havido a fecundação. Se não houver fecundação o endométrio degenera, inicia-se um novo ciclo sexual.

32 32 Estimula o desenvolvimento dos folículos Estimula a ovulação. Formação do corpo amarelo. Complexo Hipotálamo-Hipófise FSH LH Regeneração do endométrio Espessamento da parede do endométrio preparando-o para uma possível nidação. Manutenção deste espessamento nas primeiras semanas de gravidez. Estrogénio Progesterona Ovário Útero Desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários Cérebro

33 33 Regulação do sistema reprodutor feminino.

34 34 Auto-exame da mama

35 35 Mamografia

36 36 Sistema Reprodutor Feminino Vias Genitais Gónadas Órgãos genitais externos Vulva: Orifício genital: é o local por onde é expulsa a criança (apenas aquando do parto) e o fluxo sanguíneo. Orifício urinário: local por onde é expulsa a urina. Clítoris: é o órgão que dá a sensibilidade sexual. Lábios: protegem todo este conjunto Vagina: recebe os espermatozóides durante a cópula. Útero: Local onde é alojado e desenvolvido o novo ser até ao seu nascimento. Trompas de Falópio: Conduzem os óocitos II ao útero e ao local onde serão fecundados. Ovários: Produzem óocitos II e hormonas (progesterona e estrogénios)


Carregar ppt "1 TRANSMISSÃO DA VIDA APARELHO REPRODUTOR FEMININO CIÊNCIAS NATURAIS 9º ANO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google