A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

APARELHO REPRODUTOR FEMININO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "APARELHO REPRODUTOR FEMININO"— Transcrição da apresentação:

1 APARELHO REPRODUTOR FEMININO
MARCO ANTONIO PRATES NIELEBOCK

2

3 APARELHO REPRODUTOR FEMININO O sistema reprodutor feminino é constituído por:  dois ovários  duas tubas uterinas (trompas de Falópio)  um útero  uma vagina  uma vulva. Ele está localizado no interior da cavidade pélvica. A pelve constitui um marco ósseo forte que realiza uma função protetora.

4 OVÁRIO FORMA DE AMÊNDOAS MEDE: 3cm X 1,5cm X 1cm
SUPERFÍCIE: COBERTA POR EPITÉLIO GERMINATIVO  PAVIMENTOSO OU CÚBICO SIMPLES. ABAIXO DO EPITÉLIO GERMINATIVO: TEMOS A TÚNICA ALBUGÍNEA  FORMADA POR TECIDO CONJUNTIVO DENSO.

5 Ovários Os ovários (ovarium = receptáculo de óvulos) são órgãos pareados que surgem no período fetal a partir do mesmo tecido embrioná­rio que os testículos. Encontram-se um de cada lado da cavidade pélvica, mantidos no lugar por ligamentos suspensórios, largos e ováricos.

6 Ovários Cada ovário contém um hilo por onde entram nervos, vasos sangüíneos e vasos linfáticos. Consistem das seguintes partes: Epitélio germinal Uma camada superficial de epitélio cuboidal simples. Estroma Uma região de tecido conjuntivo composta de uma camada externa (o córtex) que contém folículos ovarianos e uma camada interna (a medula) que contém nervos, vasos sangüíneos e vasos linfáticos.

7 Folículos Ovarianos Os folículos ovarianos passam por quatro estágios de desenvolvimento: primordial, primário, secundário e de Graaf. Folículos Primordiais Os folículos primordiais, constituídos por uma camada úníca de células foliculares achatadas que envolvem o ovócíto primário. estão separados do estroma do ovário por uma membrana basal.

8 Folículos Ovarianos Folículos Primários
Há dois tipos de foliculos primários, unilamelar e multilamelar, dependendo do número de camadas de células foliculares que envolvem o ovócito primário. Folículos Secundários (com Antro) Os foliculos secundários são semelhantes aos foliculos primários exceto pela presença de um acúmulo de liquido folicular entre as células da granulosa.

9 Folículos Ovarianos Folículos de Graaf (Maduros) Ovulação
Os folículos de Graaf, também denominados folículos maduros, podem ter um tamanho igual ao do ovário inteiro; são estes folículos que ovulam. Ovulação O processo de liberação do ovócito secundário do folículo de Graaf é denominado ovulação.

10 Folículos Ovarianos Corpo Lúteo Células Granuloso-Iuteínicas
O corpo lúteo, formado pelos restos do folículo de Graaf, é uma glândula endócrina temporária, que produz e libera hormônios que sustentam o endométrio uterino. Células Granuloso-Iuteínicas As células da granulosa do folículo de Graaf se diferenciam em células granuloso-Iuteínicas produtoras de hormônio. Células Teca-Iuteínicas As células teca-Iuteínicas, derivadas das células da teca interna, secretam progesterona, andrógenos e estrógenos.

11 Folículos Ovarianos Corpus Albicans Folículos Atrésicos
Ao degenerar, o corpo lúteo é fagocitado por macrófagos e é invadido por fibroblastos que produzem colágeno tipo I e formam uma estrutura fibrosa denominada corpus albicans. Folículos Atrésicos Folículos que degeneram são denominados folículos atrésicos.

12

13 OVÁRIO

14

15

16 OVÁRIO Chama-se menarca ao aparecimento da primeira menstruação, enquanto a menopausa corresponde a um período de tempo variável, durante o qual as modificações cíclicas se tornam irregulares e finalmente desaparecem. No período de pós-menopausa, o aparelho reprodutor sofre uma lenta involução.

17 OVÁRIO O ovário tem uma região medular rica em vasos e a cortical, onde se localizam os folículos. O início do crescimento dos folículos é um processo automático, não dependente de hormônio, que se inicia já na vida fetal. Distinguem-se os folículos primordiais, os folículos em crescimento e os folículos maduros ou de Graaf . O número total de folículos na época da puberdade é cerca de folículos.

18 OVÁRIO Como, em geral, apenas um ovócito é liberado pelos ovários em cada ciclo menstrual (duração média: 28 dias) e a vida reprodutiva de uma mulher é de cerca de 40 anos, o total dos ovócitos liberados é de aproximadamente 450. Todos os demais folículos, com seus ovócitos, sofrem o processo de atresia e desaparecem.

19 Medula do Ovário A medula do ovário é constituída por tecido conjuntivo fibroelástico ricamente vascularizado contendo células do tecido conjuntivo, células intersticiais e células do hilo.

20 OVÁRIO

21 OVÁRIO

22 CÓRTEX DO OVÁRIO

23 Oviduto (Tuba Uterina, ou de Fallopio)
O oviduto age como um conduto para os espermatozóides alcançarem o ovócito primário e para conduzir o ovo fertilizado para o útero. O oviduto está dividido em quatro regiões anatômicas: Infundíbulo Ampola Istmo Região intramural

24 Abrigam o endométrio e o miométrio
Útero O útero é um órgão muscular constituído por fundo, corpo e cérvix. O útero, uma estrutura única, espessa, periforme, situada na linha média da pelve, recebe em sua extremidade larga, fechada, a porção terminal do par de ovidutos. Ele pode ser dividido em: Corpo Fundo Cérvix Abrigam o endométrio e o miométrio

25 ENDOMÉTRIO / MIOMÉTRIO / CÉRVIX
O miométrio é constituído pelas camadas longitudinal interna,média e circular e longitudinal externa de músculo liso. O endométrio é o revestimento mucoso do útero, constituído por duas camadas, A extremidade terminal do útero (cérvix) projeta-se dentro da vagina.

26 VAGINA E GENITÁLIA EXTERNA
A vagina, uma bainha fibromuscular, é constituída por três camadas: Mucosa Muscular Adventícia A genitália externa (vulva) é constituída: Grandes lábios Pequenos lábios Vestíbulo Clitóris

27

28 FIM


Carregar ppt "APARELHO REPRODUTOR FEMININO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google