A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REPRODUÇÃO HUMANA Aparelho Reprodutor Masculino e Aparelho reprodutor Feminino Prof.ª Valéria Melo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REPRODUÇÃO HUMANA Aparelho Reprodutor Masculino e Aparelho reprodutor Feminino Prof.ª Valéria Melo."— Transcrição da apresentação:

1 REPRODUÇÃO HUMANA Aparelho Reprodutor Masculino e Aparelho reprodutor Feminino Prof.ª Valéria Melo

2 Aparelho Reprodutor Feminino O sistema genital feminino é composto por órgãos sexuais externos: pudendo feminino (anteriormente chamado de vulva). Órgãos sexuais localizados no interior do abdome (vagina, útero, um par de tubas uterinas e um par de ovários).

3 Pudendo Feminino e Clitóris O pudendo feminino é constituído por estruturas denominadas: lábios maiores, lábios menores, clitóris e vestíbulo vaginal. Os lábios menores, que delimitam a entrada da vagina, região denominada vestíbulo vaginal.

4 Anatomia Externa: órgãos genitais femininos

5 Vagina e Útero A vagina é um canal de paredes musculomembranosas, com cerca de 9 a 10cm. A vagina é um canal de paredes musculomembranosas, com cerca de 9 a 10cm. As paredes da vagina dilatam-se durante a excitação sexual e possui glândulas vestibulares que produzem substâncias lubrificantes para facilitar a penetração do pênis. As paredes da vagina dilatam-se durante a excitação sexual e possui glândulas vestibulares que produzem substâncias lubrificantes para facilitar a penetração do pênis. O útero é um órgão oco do tamanho e forma parecida com o de um pêra. A porção mais afilada do útero chama-se colo uterino. O útero é um órgão oco do tamanho e forma parecida com o de um pêra. A porção mais afilada do útero chama-se colo uterino.

6 ÚTERO

7 A porção superior do útero, conecta- se a dois canais, as tubas uterinas, cujas extremidades terminam próximo aos ovários que são as gônadas femininas. O interior do útero é revestido pelo endométrio, um tecido rico em glândulas e vasos sangüíneos. A cada 28 dias, se a mulher não engravidar, o endométrio irá se degenerar em um processo chamado de menstruação.

8 Tubas Uterinas e Ovários As tubas uterinas são dois tubos curvados ligados a parte superior do útero. O interior das tubas é revestido por células dotadas de cílios. Os ovários estão localizados na cavidade abdominal, na região das virilhas.

9

10 Gametogênese (ovulogênese) Células germinativas (2n) Meiose II (só se completa se ocorre fecundação) Período germinativo Período de crescimento Período de maturação Corpos lúteos Ovulação Ovócito II Folículo maduro Ovário Ovogônias (2n) 2n Mitose Ovogônias (2n) 2n Crescimento sem divisão celular Ovócito I (2n) Meiose I 2n Ovócito II (n cromossomos duplicados) n Primeiro glóbulo polar (n cromossomos duplicados) n n n glóbulos polares (n) nn Óvulo (n)

11 Aparelho Reprodutor Masculino Compõe-se de órgãos externos: pênis e escroto, e de órgãos internos: destacam- se os ductos deferentes, glândulas seminais e próstata.

12 Pênis, Escroto e Testículos O pênis é o órgão copulador masculino. Em seu interior há três cilindros de tecido esponjoso, os corpos cavernosos que contituem um tecido erétil. A glande é protegida por uma prega de pele, o prepúcio. O escroto é uma bolsa de pele situada entre as coxas, embaixo do pênis; em seu interior alojam-se os testículos, que são as gônadas masculinas.

13 PÊNIS

14 Um tesículo é constituído por milhares de tubos finos e enovelados, os túbulos seminíferos, que em seu interior são produzidos os espermatozóides.

15 Gametogênese (espermatogênese) Células germinativas (2n) Período germinativo Período de crescimento Período de maturação Período de diferenciação Espermatozóides Epidídimo (armazena espermatozóides) Túbulo seminífero Mitoses 2n Mitose 2n Meiose nn nnnn nnnn 2n Crescimento sem divisão celular Testículo Espermatogônia Espermatócito I (2n) Espermatócitos II (n cromossomos duplicados) Espermátides (n) Epiteliócito sustentador (célula de Sertoli) (em corte transversal)

16 Epidídimos: são dois tubos enovelados que partem dos testículos, onde os espermatozóides são armazenados. Canais deferentes: são dois tubos que partem dos testículos, circundam a bexiga urinária e unem-se ao ducto ejaculatório, onde desembocam as vesículas seminais. Vesículas seminais: responsáveis pela produção de um líquido, que será liberado no ducto ejaculatório que, juntamente com o líquido prostático e espermatozóides, entrarão na composição do sêmen. Próstata: glândula localizada abaixo da bexiga urinária. Secreta substâncias alcalinas que neutralizam a acidez da urina e ativa os espermatozóides

17 FECUNDAÇÃO

18


Carregar ppt "REPRODUÇÃO HUMANA Aparelho Reprodutor Masculino e Aparelho reprodutor Feminino Prof.ª Valéria Melo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google