A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GAMETOGÊNESE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GAMETOGÊNESE."— Transcrição da apresentação:

1 GAMETOGÊNESE

2 ESPERMATOGÊNESE Ocorre nos tubos seminíferos,das paredes para a luz de cada tubo.

3 Mitoses na fase de multiplicação que dura a vida inteira.
ETAPAS DA ESPERMATOGÊNESE Mitoses na fase de multiplicação que dura a vida inteira. Fase de Crescimento sem divisões celulares. Meiose somente na fase de maturação que origina espermátides que se transformarão em espermatozóides Espermiogênese

4 ESPERMATOGÊNESE Na infância - os testículos do menino estão inativos com grande quantidade de células germinativas primordiais (2n). Aos sete anos de idade - as células germinativas primordiais iniciam a espermatogênese. Espermatogênese - É uma seqüência de eventos pelos quais as células germinativas primitivas se transformam em espermatozóides, tem início na puberdade (quando o organismo começa a secretar altos níveis de testosterona) e vai até a velhice.

5 Período de crescimento Espermatócitos II (n cromossomos duplicados)
Gametogênese (espermatogênese) Células germinativas (2n) Período germinativo Mitoses 2n Espermatogônia Mitose 2n Espermatócito I (2n) 2n Crescimento sem divisão celular Período de crescimento Meiose n Período de maturação Espermatócitos II (n cromossomos duplicados) n Espermátides (n) Período de diferenciação n Espermatozóides

6 Portanto, cada espermatócito primário diplóide que participa da espermatogênese origina, ao final do processo, quatro espermatozóides haplóides. Isso justifica o grande número de espermatozóides encontrados no esperma, em cada ejaculação, com um número oscilante entre 300 a 500 milhões. Durante a ejaculação os espermatozóides são propelidos ao longo dos vasos deferentes e uretra e são misturados com secreções provenientes das vesículas seminais, próstata e glândulas bulbouretrais. Dos milhões de espermatozóides que são depositados na vagina, mas apenas algumas centenas atingirão as tubas uterinas, onde podem manter a sua capacidade fertilizante por até 3 dias.

7 ESPERMIOGÊNESE

8 ESPERMATOZÓIDE Capacitação: etapa final da maturação do espermatozóide. Consiste de alterações na região do acrossoma preparando-o para penetrar na zona pelúcida, uma camada de glicoproteínas que recobre o ovócito. Ocorre dentro do aparelho genital feminino e requer contato com secreções da tuba uterina. Na fertilização in vitro os espermatozóides são artifi-cialmente capacitados.

9 OVULOGÊNESE Seqüência de eventos através dos quais as células germinativas primitivas, denominadas ovogônias se transformam em ovócitos maduros. Tem início antes do nascimento e termina após a maturação sexual. Após o nascimento as ovogônias já se diferenciaram em ovócitos primários (cuja meiose está interrompida em prófase I), que são envolvidos por uma camada única de células epiteliais achatadas constituindo o folículo primordial. Na puberdade, o ovócito cresce e as células foliculares tornam-se cubóides e depois colunares formando o folículo primário. O ovócito passa a ser envolvido por uma camada de glicoproteínas chamado zona pelúcida. Quando adquire mais uma camada de células foliculares passa a se chamar folículo secundário ou em maturação.

10 Período de crescimento
Gametogênese (ovulogênese) Células germinativas (2n) Período germinativo Ovogônias (2n) 2n Mitose Ovogônias (2n) 2n Crescimento sem divisão celular Ovócito I (2n) Meiose I 2n Período de crescimento Ovócito II (n cromossomos duplicados) n Primeiro glóbulo polar (n cromossomos duplicados) Período de maturação Meiose II (só se completa se ocorre fecundação) n glóbulos polares (n) Óvulo (n) São formados eventualmente

11 OVULAÇÃO A ovulação começa no início da puberdade, geralmente com a maturação de um folículo por mês retomando o processo que ocorreu antes do nascimento da menina. A longa duração da primeira divisão meiótica, até 45 anos, pode ser responsável pela frequência relativamente alta de erros na meiose. A primeira divisão meiótica se completa um pouco antes da ovulação, com a maturação do folículo – a divisão de citoplasma é desigual.

12 Na fase de maturação, cada ovócito I (diplóide) dá, por meiose I (reducional) duas células haplóides: o ovócito II (secundário), relativamente grande, e o 1º glóbulo polar, de tamanho reduzido. Logo a seguir, o ovócito II se divide por meiose II (equacional), dando duas células também diferentes em tamanho: ovótide, bem desenvolvida, e o 2º glóbulo polar, muito menor. Essa fase acontece caso venha a ocorrer a fecundação. Algumas vezes, o 1º glóbulo polar também se divide por meiose II. A ovótide se transforma em óvulo. Portanto, cada ovócito I dará origem a um óvulo funcional e a três glóbulos polares, geralmente estéreis.

13 MATURAÇÃO DO ÓVULO

14 COMPARAÇÃO ENTRE GAMETAS FEMININO E MASCULINO – figuras B e C
                                                                                                    


Carregar ppt "GAMETOGÊNESE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google