A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

S ISTEMA R EPRODUTOR F EMININO Profª Vivian Zaboetzki Dutra.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "S ISTEMA R EPRODUTOR F EMININO Profª Vivian Zaboetzki Dutra."— Transcrição da apresentação:

1 S ISTEMA R EPRODUTOR F EMININO Profª Vivian Zaboetzki Dutra

2 S ISTEMA R EPRODUTOR F EMININO Está localizado no interior da cavidade pélvica. É constituído por: Tuba uterina Vulva Vagina Útero Ovário

3 V ULVA ( G ENITÁLIA E XTERNA ) Delimitada e protegida por duas pregas cutâneo-mucosas intensamente irrigadas e inervadas - os grandes lábios recobertos por pêlos pubianos na mulher reprodutivamente madura. Mais internamente, outra prega cutâneo-mucosa envolve a abertura da vagina - os pequenos lábios protegem a abertura da uretra e da vagina. Na vulva também está o clitóris, formado por tecido esponjoso erétil homólogo ao pênis do homem.

4 V ULVA (G ENITÁLIA E XTERNA ) Prepúcio do clitóris (clitoriano): dobra de pele que envolve o clitóris. Monte de Vênus: coxim gorduroso, que diminui o impacto durante a relação sexual localizado acima do prepúcio clitoriano. Óstio (meato) uretral externo: orifício por onde sai a urina localizado entre os pequenos lábios. Vestíbulo da vagina: é um espaço localizado entre os pequenos lábios.

5 V ULVA (G ENITÁLIA EXTERNA ) Hímen: membrana circular que protege a entrada (óstio) da vagina fecha parcialmente o orifício vulvo-vaginal e é perfurado no centro, podendo ter diversas formas geralmente se rompe nas primeiras relações sexuais. Carúncula himenal: é o que restou do hímen após várias relações sexuais principalmente após o parto.

6 HOMOLOGIA DOS ÓRGÃOS GENITAIS EXTERNOS

7 V AGINA Canal de 8 a 15 cm de comprimento, de paredes elásticas, que liga o colo do útero aos genitais externos é o órgão feminino de cópula. Contém de cada lado de sua abertura, porém internamente, duas glândulas denominadas glândulas de Bartholin secretam um muco lubrificante. Possibilita também a expulsão da menstruação e, na hora do parto, a saída do bebê.

8 Ú TERO Órgão oco situado na cavidade pélvica anteriormente à bexiga e posteriormente ao reto, de parede muscular espessa ( miométrio ) e com formato de pêra invertida. É revestido internamente por um tecido vascularizado rico em glândulas - o endométrio. Está subdividido em fundo, corpo, istmo e cérvix (colo do útero).

9 T UBAS U TERINAS (T ROPAS DE F ALÓPIO OU O VIDUTOS ) Dois ductos com cerca de 10 cm de comprimento que unem o ovário ao útero. Epitélio de revestimento formado por células ciliadas batimentos dos cílios microscópicos e movimentos peristálticos impelem o gameta feminino até o útero. Subdividida em 4 partes, desde o útero até ovário: parte uterina, istmo, ampola e infundíbulo.

10 O VÁRIOS São as gônadas femininas responsáveis pela produção dos gametas femininos ovogênese. Produzem estrógeno e progesterona hormônios sexuais femininos.

11 C IRCUITO H IPOTÁLAMO /H IPÓFISE

12 HORMÔNIOS FEMININOS HIPOTÁLAMO (Fator Liberador de Gonadotrofina HIPOTÁLAMO (Fator Liberador de Gonadotrofina PUBERDADE ADENOHIPÓFISE FSH LH OVÁRIOS Estimula o desenvolvimento dos folículos ovarianos Estimula a ovulação

13 HORMÔNIOS OVARIANOS FEMININOS A- Que apresentam secreção controlada pelos hormônios gonadotróficos da hipófise: 1- Estrogênio (estrógeno): secretado pelo folículo ovariano controla o desenvolvimento das características sexuais secundárias, inicia o crescimento do endométrio durante o ciclo menstrual. 2- Progesterona: secretada pelo corpo lúteo indispensável para a implantação do óvulo fertilizado e para o desenvolvimento inicial do embrião. B- Relaxina: secretada pelo corpo lúteo e pela placenta durante a gravidez: aumenta o número de receptores para ocitocina preparação para o trabalho de parto. produz ligeiro amolecimento das articulações pélvicas e de suas cápsulas articulares flexibilidade necessária para o parto.

14 HORMÔNIOS FEMININOS

15 ESTROGÊNIO Características sexuais secundárias:

16 P ROGESTERONA Relacionada com a preparação das mamas para a secreção láctea.

17 P ROGESTERONA Relacionada com a preparação do útero para a aceitação do embrião.

18 P UBERDADE F EMININA Processo físico e biológico que compreende as mudanças do corpo feminina capacitando-o à reprodução. (Preparar para a gestação). Duração de 3 a 5 anos; Início entre 9 – 13 anos; Fatores correlacionados: Estado nutricional; Fatores sócio-econômicos; Saúde da população em geral; Fatores genéticos – Idade materna, etnia,...

19 C ARACTERÍSTICAS S EXUAIS S ECUNDÁRIAS Aumenta a musculatura lisa uterina e mais....


Carregar ppt "S ISTEMA R EPRODUTOR F EMININO Profª Vivian Zaboetzki Dutra."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google