A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DISCIPLINA CIËNCIAS CARLOS ROBERTO DAS VIRGENS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DISCIPLINA CIËNCIAS CARLOS ROBERTO DAS VIRGENS"— Transcrição da apresentação:

1 DISCIPLINA CIËNCIAS CARLOS ROBERTO DAS VIRGENS
Ciclo MESTRUAL DISCIPLINA CIËNCIAS CARLOS ROBERTO DAS VIRGENS

2 Ciclo menstrual A cada período de aprox. 28 dias o sistema reprodutor passa por alterações como preparação para a gravidez. O óvulo amadurece durante os primeiros 14 dias do ciclo. Com ação do estrógeno e da progesterona o endométrio vai ficando mais espesso e com mais vasos sanguíneos, que servirão para nutrir o possível embrião. No 14º dia, ocorre a liberação do óvulo na tuba uterina para ser fecundado, processo chamado de ovulação. Quando a fecundação não ocorre, o endométrio descama no 28º dia, eliminando para fora do corpo as células e sangue. Essa eliminação dura em torno de 4dias e é chamado de fluxo menstrual ou menstruação.

3 Em média a duração de um ciclo menstrual corresponde a 28 dias.
CICLO MENSTRUAL – PERÍODO FÉRTIL Em média a duração de um ciclo menstrual corresponde a 28 dias. FINAL INÍCIO O ciclo inicia-se no primeiro dia da menstruação e termina no dia antes do aparecimento da menstruação seguinte.

4 PERÍODO INFÉRTIL - BAIXA PROBABILIDADE DE ENGRAVIDAR.
CICLO MENSTRUAL – PERÍODO FÉRTIL DURA EM MÉDIA 6 DIA OCORRE A DESCAMAÇÃO DO ENDOMÉTRIO (REVESTIMENTO INTERNO DA CAVIDADE UTERINA) - FLUXO COMPOSTO POR SANGUE, SECREÇÕES UTERINAS E VAGINAIS E CÉLULAS MORTAS; PERÍODO INFÉRTIL - BAIXA PROBABILIDADE DE ENGRAVIDAR. FASE MENSTRUAL

5 1° dia do ciclo  1° dia da menstruação.
Ovulação  ocorre sempre por volta do 14° dia antes da próxima menstruação  dia da menstruação (n) – 14 = dia da ovulação. Período fértil  geralmente entre 7 e 9 dias no mês  3 a 4 dias antes da ovulação + ovulação + 3 a 4 dias após a ovulação  viabilidade dos gametas.

6 A primeira menstruação é chamada de Menarca, e ocorre por volta dos 12 a 13 anos.
A última menstruação é chamada de Menopausa, e ocorre em torno dos 55 anos, podendo iniciar o processo a partir dos 40 anos.


Carregar ppt "DISCIPLINA CIËNCIAS CARLOS ROBERTO DAS VIRGENS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google