A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema Endócrino. S.N.C. / S.Endócrino Hipófise.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema Endócrino. S.N.C. / S.Endócrino Hipófise."— Transcrição da apresentação:

1 Sistema Endócrino

2 S.N.C. / S.Endócrino

3 Hipófise

4 Tireóide Localiza-se nos primeiros anéis da traquéia; Acelera o metabolismo dos carboidratos, lípides e proteínas; Interfere no crescimento e desenvolvimento;

5 Localização

6 Funcionamento Adenoipófise Tirotrofina Captação de iodo Estimula a secreção Tireóide Tiroxina(tetraiodotironina)triiodotironina Estimula o metabolismo

7 Hipertireoidismo Intolerância ao calor; Metabolismo basal alto; Aumento da freqüência cardíaca; Perda de peso Nervosismo Exoftalmia

8 Hipotireoidismo Congênito (cretinismo) Pequena estatura; Cabeça grande; Desenvolvimento sexual; Atrasado e debilidade mental.

9 Hipotireoidismo Adulto Queda da freqüência cardíaca; Aumento de peso; Mixedema.

10 Bócio endêmico

11 Paratireóides Dois pares de glândulas localizadas na face posterior da tireóide; Mantém constante a relação cálcio / fósforo no plasma; Controla a excreção desses sais; Mobiliza cálcio dos ossos; Favorece a absorção de cálcio no intestino.

12 Paratormônio

13 Hiperparatireoidismo Aumento de cálcio no plasma; Diminuição de fósforo no plasma; Mobiliza cálcio dos ossos (fraturas); Aumenta a excreção de cálcio e fósforo pelos rins(cálculo renal).

14 Hipoparatireoidismo Diminuição de cálcio no plasma; Aumento de fósforo no plasma; Diminui a excreção de cálcio e fósforo pelos rins; Tetania muscular.

15 Pâncreas Glândula mista: Exócrino – suco pancreático; Endócrino – Insulina e Glucagon.

16 Localização

17

18 Insulina Interfere no metabolismo da glicose; Aumenta a permeabilidade da M. P. para a glicose; Controla a produção de glicogênio pelo fígado;

19 Distúrbios Hipoinsulinismo Diabetes mellitus. Hiperglicemia e Hiperglicosúria Causa - fatores genéticos. Hiperinsulinismo Choque insulínico Hipoglicemia Grande excitabilidade nervosa

20 Glucagon Ação antagônica à insulina: Aumenta a glicemia; Estimula a glicogenólise no fígado; Aumenta os níveis de glicose no sangue.

21 Adrenais (supra-renais) Localizam-se sobre o pólo superior de cada rim.

22 Hormônios A região medular produz adrenalina e noradrenalina. (S.N.A.) A região cortical produz aldosterona e cortisol.

23 Aldosterona Regula o metabolismo salino; Aumento da reabsorção de sódio e cloro; Aumento da excreção de renal de potássio.

24 Cortisol Aumento da concentração de glicose; Neoglicogênese (Síntese de glicose a partir de proteínas e lipídios); Diminui o consumo de glicose pelos tecidos; Aumenta a resistência à insulina.

25 Cortissexuais Liberados em pequena quantidade nos homens e nas mulheres interferindo nas características sexuais secundárias; Hiperatividade cortical; Síndrome androgenital (vida fetal ou adulta); Pseudo hermafroditismo ou virilismo.

26 Hiperplasia genital

27 Anomalias Hipoadrenalismo(doença deAddison); perda de peso, vômitos, diarréia e pigmentação excessiva da pele. Hiperadrenalismo(doença de Cushing); ganho de peso no tronco e rosto, hipertensão e debilidade.

28 Endocrinologista


Carregar ppt "Sistema Endócrino. S.N.C. / S.Endócrino Hipófise."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google