A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Glândula tireóide.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Glândula tireóide."— Transcrição da apresentação:

1 Glândula tireóide

2 GLÂNDULA TIREÓIDE Introdução
A tireóide é uma das maiores glândulas endócrinas do corpo. Localiza-se no pescoço, e encontra-se apoiada sobre as cartilagens da laringe e da traqueia.

3

4 Conceitos importantes
A glândula tireóide é responsável pela produção de dois hormônios: triiodotironina (T3) , tiroxina (T4) e calcitonina. Tem forma de H e é constituída por dois lobos unidos por um istmo. Tem cor vermelha escura. Está envolvida por uma cápsula de tecido conjuntivo. A tireóide é um órgão muito vascularizado, rica em capilares sanguíneos e linfáticos. O seu suprimento sanguíneo é através das artérias tireóideas superiores.

5 T4 E T3 TRIIODOTIROXINA E tiroxina
TIROXINA - É de exclusividade da glândula tireóide secretada em uma orem de 80ug dia na circulação . Com uma média de vida 7-9 dias seus níveis plasmáticos variam de 4,5 a 13,0ug/dl no sangue. TRIIODOTIROXINA – É o segundo produto produzido pela tireóide. Em condições normais é liberado na circulação em ordem de 0,5 nd/dia. Com uma meia vida de 36 a 72 horas.

6 A principal função da glândula tireóide é a produção de hormônios tireoidianos, T3 e T4. A produção destes hormônios é feita após estimulação das células pelo hormônio da hipófise TSG. Junto com a tireóide existe uma outra glândula chamada paratireóide, que é responsável pela produção do hormônio paratormônio que tem como função regular o cálcio plasmático.

7 Principal Função T3 e T4 - Aumentam a velocidade dos processos de oxidação e de liberação de energia nas células do corpo, elevando a taxa metabólica e a geração de calor. Estimulam ainda a produção de RNA e a síntese de proteínas, estando relacionados ao crescimento, à maturação e ao desenvolvimento. Calcitonina - Outro hormônio secretado pela tireoide, participa do controle da concentração sanguínea de cálcio, inibindo a remoção do cálcio dos ossos e a saída dele para o plasma sanguíneo, estimulando sua incorporação pelos ossos.

8 Doenças da tireóide Hipertireoidismo
Caracteriza pela hiperfunção da glândula tireóide com consequente tirotoxicose, ou seja, o aumento dos hormônios T3 e T4. Os hormônios tireoidianos são importantes a nível celular, afetando praticamente todo tipo de tecido no corpo humano. Em excesso, estimula o metabolismo causando aceleração de vários sistemas corporais e sintomas que se parecem como uma sobre dose de epinefrina (adrenalina). Podem ocorrer uma variedade de manifestações clínicas como taquicardia, perda de peso, nervosismo e tremores.

9 Hipotiroidismo O hipotiroidismo é uma condição decorrente da baixa produção de hormônios pela glândula tireóide: tiroxina (T4) e a triiodotironina (T3). Em recém-nascidos O hipotiroidismo costuma ser mais grave podendo impedir o desenvolvimento inadequado de todo o corpo, assim como: no cérebro. Com deficiência mental irreversível, déficit de crescimento, surdez, na fala, motora entre outras sequelas. Regulam funções cardíacas, gastrointestinais e neurológicas, além de atuarem na reprodução e no crescimento celular.

10 Fim


Carregar ppt "Glândula tireóide."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google