A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA ENDÓCRINO Prof: Dedé.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA ENDÓCRINO Prof: Dedé."— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA ENDÓCRINO Prof: Dedé

2 (apesar de utilizar sinapses químicas)
Sistema Hormonal  atua como um sistema de controle e regulação (assim como o Sistema Nervoso) Principais diferenças e semelhanças entre os dois sistemas... SISTEMA NERVOSO SISTEMA HORMONAL  ALTA velocidade de atuação  BAIXA velocidade de atuação  efeito POUCO duradouro  efeito MAIS duradouro natureza ELÉTRICA (apesar de utilizar sinapses químicas)  natureza QUÍMICA “Os dois sistemas de controle agem de maneira integrada, garantindo a homeostasia do organismo e tornando-o operacional para se relacionar com o meio ambiente.”

3 (aminoácido TIROSINA)
HORMÔNIO Mensageiro (substância) químico específico produzido por glândulas ENDÓCRINAS (secreção interna corrente sanguínea), agem em baixíssimas concentrações sobre órgãos ou células distantes dos locais de produção.  estimulam ou inibem funções orgânicas e não a determinam CRESCIMENTO, METABOLISMO, REPRODUÇÃO...  Classificados em três grandes tipos baseados na natureza química: PEPTÍDEOS ESTERÓIDES AMINAS natureza protéica natureza lipídica natureza tirosínica (aminoácido TIROSINA) insulina testosterona norepinefrina

4 GLÂNDULAS conjunto de células capazes de produzir, armazenar e secretar substâncias PINEAL HIPOTÁLAMO HIPÓFISE TIREÓIDE TIMO PARATIREÓIDE OVÁRIOS TESTÍCULOS PÂNCREAS SUPRA-RENAIS

5 TIPOS DE GLÂNDULAS EXÓCRINAS Sudoríparas, mamárias, sebáceas.
(eliminam seus produtos no exterior do corpo ou em cavidades internas). ENDÓCRINAS Glândulas hormonais (eliminam seus produtos na corrente sanguínea)

6 PRINCIPAIS GLÂNDULAS ENDÓCRINAS E SEUS RESPECTIVOS HORMÔNIOS
ADENO-HIPÓFISE PÂNCREAS ADRENAL Adrenocorticotropina (ACTH) Insulina Cortisol Hormônio Estimulador da Tireóide (TSH) Glucagon Aldosterona Hormônio Folículo Estimulante (FSH) Catecolaminas Hormônio Luteinizante (LH) TIREÓIDE PARATIREÓIDE Hormônio do Crescimento (GH) Triiodotiroxina (T3) Paratormônio Prolactina Tiroxina (T4) Calcitonina NEURO-HIPÓFISE Hormônio Anti-diurético (ADH) PLACENTA Ocitocina Gonadotropina Coriônica Estrógeno OVÁRIOS (GÔNADA♀) TESTÍCULOS (GÔNADA ♂) Progesterona Estrógeno Testosterona Somatomamotropina Progesterona

7 HIPÓFISE ou PITUITÁRIA
HIPOTÁLAMO 1cm NEURO-HIPÓFISE (HIPÓFISE POSTERIOR) FIBRAS NERVOSAS ADENO-HIPÓFISE (HIPÓFISE ANTERIOR)

8 NEURO-HIPÓFISE Produção hormonal ocorre no HIPOTÁLAMO Origem nervosa,
prolongamento do hipotálamo. NEURÔNIOS do hipotálamo sintetizam os hormônios dentro do corpo celular que descem pelos axônios até a Neuro-Hipófise. ARMAZENA OS HORMÔNIOS PRODUZIDOS NO HIPOTÁLAMO!!

9 * ÁLCOOL INIBE A PRODUÇÃO DE ADH
HORMÔNIOS DA NEURO-HIPÓFISE (HIPOTALÂMICOS) HORMÔNIO ANTI-DIURÉTICO ou VASOPRESSINA (ADH) ADH  aumenta a permeabilidade dos DUCTOS COLETORES de água no rim Aumenta a reabsorção de água Diminui o volume de urina ↓ concentrações pode causar DIABETE INSÍPIDA Sede excessiva e intensa poliúria DUCTOS COLETORES * ÁLCOOL INIBE A PRODUÇÃO DE ADH

10 Ejeção de leite (saída)
HORMÔNIOS DA NEURO-HIPÓFISE OCITOCINA (OXITOCINA) choro do bebê e principalmente sucção do mamilo gera impulsos nervosos transmitidos através dos nervos sensoriais até o HIPOTÁLAMO desencadeia liberação de Ocitocina causa Ejeção de leite (saída)

11 HORMÔNIOS DA NEURO-HIPÓFISE OCITOCINA
 estimula enormemente a contração da musculatura lisa uterina (parto)!!  auxilia no movimento do esperma, na ejaculação e na adição de líquido espermático ao esperma  auxilia a ovulação e no crescimento do CORPO LÚTEO

12 ADENO-HIPÓFISE

13 Hormônio somatotrófico (GH)
HORMÔNIOS DA ADENO-HIPÓFISE Hormônio somatotrófico (GH) ou Hormônio de Crescimento Promove o crescimento de quase todos os tecidos do organismo (vertebrados). - Estimula a proliferação celular, o aumento do volume celular e o crescimento dos ossos. FALTA : infância NANISMO EXCESSO: -GIGANTISMO (antes da adolescência) -ACROMEGALIA (depois da adolescência) (ossos alongados nos membros e na face)

14 PROLACTINA (luteotrofina- LTH)
ADENO-HIPÓFISE PROLACTINA (luteotrofina- LTH) Estimula a produção de leite. Mantém o corpo lúteo. OVÁRIOS PROGESTERONA ACTH (adrenocorticotrofina) HORMÔNIOS TRÓFICOS ESTIMULAM O FUNCIONAMENTO DE OUTRAS GLÂNDULAS. Estimula a SUPRA RENAL GLICOCORTICÓIDES FSH (folículo estimulante) Maturação dos folículos ovarianos ♀ (OVÁRIO) Produção de espermatozóides ♂ (TESTÍCULO) LH (Luteinizante) Ovulação e formação do corpo lúteo (OVÁRIO) ♀ Síntese e secreção de androgênios (TESTÍCULOS) ♂ TSH (Tirotrofina) Estimula a TIREÓIDE = TIREOTRÓFICO T3 e tiroxina

15 RESUMÃO

16 INTERAÇÃO HORMONAL FEED BACK ou RETROALIMENTAÇÃO
Mecanismo no qual um hormônio de uma glândula ESTIMULA ou INIBE a atividade de outra glândula do corpo.

17 FEEDBACK ou RETROALIMENTAÇÃO
Hipófise + _ (tirotrofina) Tireóide (T3 e tiroxina) Tireóide + ESTÍMULO _ INIBIÇÃO Hipófise

18 TIREÓIDE PRODUÇÃO DE HORMÔNIOS TIREOIDIANOS; T3 (TRIIODOTIRONINA)
T4 – TIROXINA (TETRAIODOTIRONINA) CALCITONINA

19 AÇÃO DOS HORMÔNIOS T3 e T4 Aumentam a velocidade dos processos de oxidação e de liberação de energia nas células do corpo, elevando a taxa metabólica e a geração de calor. Estimulam ainda a produção de RNA e a síntese de proteínas, estando relacionados ao crescimento, maturação e desenvolvimento

20 CALCITONINA Participa do controle da concentração sangüínea de cálcio
Inibe a remoção do cálcio dos ossos e a saída dele para o plasma sangüíneo, Estimula sua incorporação pelos ossos.

21 BÓCIO OU PAPO O bócio consiste no crescimento da Tireóide;
Bócio Simples: a tireóide não é capaz de produzir hormônios suficientes para suprir as necessidades do corpo. A glândula então cresce, aumentando sua capacidade de produção para corrigir esta falha. Bócio carencial: ocorre em pessoas que moram em regiões remotas. Atualmente, graças à adição de iodo ao sal de cozinha, esta forma de bócio vem se tornando rara.

22

23 HIPOTIREOIDISMO Pacientes com hipotiroidismo. Notar o aspecto abatido e apático das pacientes. Mixedema palpebral, face aspera e palida. CONGÊNITO:CRETINISMO

24 PARATIREÓIDES Principal regulador da concentração plasmática de Ca++
PTH- paratormônio- aumenta ou mantém os níveis plasmáticos de Ca++ , promovendo a entrada de Ca++ no plasma , a partir de: Massa Óssea - Urina Tubular – reabsorção tubular. Trato intestinal – absorção.

25 ADRENAL OU SUPRA RENAL Duas glândulas localizadas sobre os rins.
Região medular – secreta adrenalina e noradrenalina. Região cortical - córtex secreta três tipos de hormônios: os glicocorticóides, os mineralocorticóides e os androgênicos.

26 GLICOCORTICÓIDES Neoglicogênese – Estimulam a conversão de proteínas e de gorduras em glicose Diminuem a captação de glicose pelas células, aumentando, assim, a utilização de gorduras. Ação antiinflamatória - diminuem a migração de glóbulos brancos para os locais inflamados, determinando menor liberação de substâncias capazes de dilatar as arteríolas da região; conseqüentemente, há diminuição da reação inflamatória.

27 MINERALOCORTICÓIDES ANDROGÊNIOS
Aumentam a reabsorção, nos túbulos renais, de água e de íons sódio e cloreto, aumentando a pressão arterial. ANDROGÊNIOS Desenvolvimento e manutenção dos caracteres sexuais secundários masculinos.

28 ADRENALINA (EPINEFRINA)
Promove taquicardia (batimento cardíaco acelerado); Aumento da pressão arterial e das freqüências cardíaca e respiratória; Aumento da secreção do suor, da glicose sangüínea, da atividade mental; Constrição dos vasos sangüíneos da pele.

29 PÂNCREAS

30 PÂNCREAS Insulina (Ilhotas de Langerhans - células beta)
Aumenta a captação de glicose pelas células inibe a utilização de ácidos graxos e estimula sua deposição no tecido adiposo. No fígado, estimula a captação da glicose plasmática e sua conversão em glicogênio. Portanto, provoca a diminuição da concentração de glicose no sangue.

31 PÂNCREAS Glucagon (Ilhotas de Langerhans - células alfa)
Ativa a enzima fosforilase, que fraciona as moléculas de glicogênio do fígado em moléculas de glicose, que passam para o sangue, elevando a glicemia (taxa de glicose sangüínea).

32 INSULINA E GLUCAGON

33 DIABETES MELLITUS Hiperglicemia (alta taxa de glicose no sangue);
Poliúria (aumenta do volume de água na urina); Glicosúria (perda de glicose pela urina); Aumento da sede (polidipsia); Metabolismo alterado de lipídios, carboidratos e proteínas; Risco aumentado de complicações por doença vascular, dificuldade de cicatrização.

34 DIABETES MELLITUS

35 NA SETA: CÉLULAS DE LEYDIG
TESTÍCULOS NA SETA: CÉLULAS DE LEYDIG

36 TESTÍCULOS Testosterona (andrógeno)
Promove o desenvolvimento e o crescimento dos testículos; Desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários masculinos; Aumento da libido (desejo sexual); aumento da massa muscular e da agressividade.

37 OVÁRIOS

38 OVÁRIOS Estrógenos Promove o desenvolvimento dos caracteres sexuais femininos e da parede uterina (endométrio); estimula o crescimento e a calcificação óssea, inibindo a remoção desse íon do osso e protegendo contra a osteoporose; protege contra a aterosclerose (deposição de placas de gorduras nas artérias).

39 OVÁRIOS Progesterona Modificações orgânicas da gravidez, como preparação do útero para aceitação do óvulo fertilizado e das mamas para a lactação. Inibe as contrações uterinas, impedindo a expulsão do feto em desenvolvimento


Carregar ppt "SISTEMA ENDÓCRINO Prof: Dedé."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google