A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Glicose Monitores: Prof: Nilo César do Vale Baracho

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Glicose Monitores: Prof: Nilo César do Vale Baracho"— Transcrição da apresentação:

1 Glicose Monitores: Prof: Nilo César do Vale Baracho
Disciplina: Laboratório Clínico

2 A glicose é um monossacarídeo do grupo dos carboidratos mais importantes.
Tem função de fornecedor de energia, participa das vias metabólicas, além de ser precursora de outras importantes moléculas. As células do corpo usam a glicose como fonte de energia pelo ciclo de Krebs nas mitocôndrias e é um metabólico intermediário. A regulação da glicose é feita no pâncreas nas ilhotas α e β sendo que quando os níveis de glicose estão altos o pâncreas libera insulina para que seja feita sua quebra e eliminação em forma de energia; quando os níveis estão baixos o pâncreas libera glucagon para que a glicose seja transformada em glicogênio no fígado. Valor de referência: - Normal: Até 100 mg/dl - Elevado: mg/dl - Diabetes: > de 140 mg/dl

3 O que aumenta? Comida e dieta Estresse Doença
Carência de exercício físico Fenômeno do amanhecer Menstruação Alguns contraceptivos Gravidez Certos medicamentos

4 O que diminui? Jejum Insulina Medicamentos orais para diabetes
Exercícios Consumo de álcool Menstruação Sexo

5 Diabetes mellitus É uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal do açúcar ou glicose no sangue. Acomete cerca de 7,6% da população adulta entre 30 e 69 anos e 0,3% das gestantes. Porém estima-se que cerca de 50% dos portadores de diabetes desconhecem o diagnóstico. Pode ser classificada em Diabetes tipo 1 ou 2.

6 Diabetes melittus tipo 1
Também chamada de insulino- dependente. Ocorre destruição das células beta, usualmente levando à deficiência completa de insulina. -Auto-imune -Idiopático (causa desconhecida)  O tipo de alimentação e o estilo de vida não têm qualquer influência no aparecimento deste tipo de diabetes.

7 Diabetes mellitus tipo 2
Também chamada de Diabetes Não Insulino- dependente ou Diabetes Tardio. Ocorre uma diminuição na resposta dos receptores de glicose, levando ao fenômeno de resistência à insulina. As células beta do pâncreas aumentam a produção de insulina e, ao longo dos anos, a resistência à insulina acaba por exaurir as células beta.

8 Sinais e sintomas A tríade clássica dos sintomas da diabetes:
-poliúria (aumento do volume urinário); -polidipsia (aumento da sede, e consequentemente, aumento da ingestão de líquidos); -polifagia (aumento do apetite). Outros sintomas importantes incluem: -Perda de peso -Visão turva -Cetoacidose diabética -Síndrome hiperosmolar hiperglicêmica não cetótica.

9 Tratamento É baseado em cinco conceitos:
Conscientização e educação do paciente, sem a qual não existe aderência. Alimentação e dieta adequada para cada tipo de diabetes e para o perfil do paciente. Vida ativa, mais do que simplesmente exercícios. Medicamentos: - Hipoglicemiantes orais - Insulina Monitoração dos níveis de glicose e hemoglobina glicada.

10 Referências Bibliográficas
a_de_referencia_bioquimica.htm ica2.php BR&biw=1366&bih=643&tbm=isch&tbnid=_z0d8KwEcQE- yM:&imgrefurl=http://novohamburgo.org/site/queromais/fer rovelho/2007/08/20/estresse_na_adolescencia- 2008/&docid=bca68AZHP__vjM&imgurl=http://novohambu rgo.org/ferrovelho/img/2008_estresse1.jpg&w=227&h=214& ei=H9USUvuGMZHc8ASv1IGYCA&zoom=1&ved=1t:3588, r:3,s:0,i:95&iact=rc&page=1&tbnh=171&tbnw=181&start= 0&ndsp=12&tx=95&ty=32

11 Obrigada !


Carregar ppt "Glicose Monitores: Prof: Nilo César do Vale Baracho"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google