A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Hipertensão Arterial Designa-se por hipertensão arterial todas as situações em que se verificam valores de tensão arterial aumentados.Designa-se por hipertensão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Hipertensão Arterial Designa-se por hipertensão arterial todas as situações em que se verificam valores de tensão arterial aumentados.Designa-se por hipertensão."— Transcrição da apresentação:

1

2 Hipertensão Arterial Designa-se por hipertensão arterial todas as situações em que se verificam valores de tensão arterial aumentados.Designa-se por hipertensão arterial todas as situações em que se verificam valores de tensão arterial aumentados.

3 Que se caracteriza por: Que se caracteriza por: valores de tensão arterial sistólica superiores ou iguais a 140 mm Hg.valores de tensão arterial sistólica superiores ou iguais a 140 mm Hg. ou valores de tensão arterial diastólica superiores a 90 mm Hg.ou valores de tensão arterial diastólica superiores a 90 mm Hg.

4 Obesidade

5 Consumo exagerado de sal e de álcool

6 Sedentarismo

7 Má alimentação;

8 Tabagismo

9 Stress

10 Quais são os factores de risco? Quais são os factores de risco? Obesidade;Obesidade; Consumo exagerado de sal e de álcool;Consumo exagerado de sal e de álcool; Sedentarismo;Sedentarismo; Má alimentação; Má alimentação; Tabagismo;Tabagismo; Stress.Stress.

11 Quais as formas de tratamento? Quais as formas de tratamento? Não há uma cura para a hipertensão arterial. Contudo, apesar de ser uma doença crónica, na maioria dos casos é controlável.Não há uma cura para a hipertensão arterial. Contudo, apesar de ser uma doença crónica, na maioria dos casos é controlável. A adopção de um estilo de vida saudável proporciona geralmente uma descida significativa da pressão arterial.A adopção de um estilo de vida saudável proporciona geralmente uma descida significativa da pressão arterial. A diminuição do consumo do sal;A diminuição do consumo do sal; A prática regular de exercício físico;A prática regular de exercício físico; O exercício escolhido deve compreender movimentos cíclicos (marcha, corrida, natação ou dança são boas escolhas). Mas os hipertensos devem evitar actividades que aumentem a pressão arterial durante o esforço, como levantar pesos.O exercício escolhido deve compreender movimentos cíclicos (marcha, corrida, natação ou dança são boas escolhas). Mas os hipertensos devem evitar actividades que aumentem a pressão arterial durante o esforço, como levantar pesos.

12 Forma de prevenção Forma de prevenção Preferência por uma dieta rica em frutos, vegetais e com baixo teor de gorduras saturadas;Preferência por uma dieta rica em frutos, vegetais e com baixo teor de gorduras saturadas; Prática regular de exercício físico;Prática regular de exercício físico; Consumo moderado do álcool (um máximo de 30 ml etanol/dia nos homens e 15 ml/dia para as mulheres);Consumo moderado do álcool (um máximo de 30 ml etanol/dia nos homens e 15 ml/dia para as mulheres); Cessação do hábito de fumar;Cessação do hábito de fumar;

13 Sinais de Alarme Sinais de Alarme Regra geral, nos primeiros anos, a hipertensão arterial não provoca quaisquer sintomas, à excepção de valores tencionais elevados, os quais se detectam através da medição da pressão arterial.Regra geral, nos primeiros anos, a hipertensão arterial não provoca quaisquer sintomas, à excepção de valores tencionais elevados, os quais se detectam através da medição da pressão arterial. Em alguns casos, a hipertensão arterial pode, contudo, manifestar-se através de sinais como a ocorrência de cefaleias, tonturas ou um mal-estar vago e difuso, que são comuns a muitas outras doenças.Em alguns casos, a hipertensão arterial pode, contudo, manifestar-se através de sinais como a ocorrência de cefaleias, tonturas ou um mal-estar vago e difuso, que são comuns a muitas outras doenças. Com o decorrer dos anos, a pressão arterial acaba por lesar os vasos sanguíneos e os órgãos vitais (o cérebro, o coração e os rins), provocando sintomas e sinais de alerta vários.Com o decorrer dos anos, a pressão arterial acaba por lesar os vasos sanguíneos e os órgãos vitais (o cérebro, o coração e os rins), provocando sintomas e sinais de alerta vários.


Carregar ppt "Hipertensão Arterial Designa-se por hipertensão arterial todas as situações em que se verificam valores de tensão arterial aumentados.Designa-se por hipertensão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google