A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DOENÇAS DO SISTEMA CIRCULATÓRIO E DO SANGUE. Objetivos Identificar as principais doenças do sistema circulatório e do sangue e as medidas cabíveis para.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DOENÇAS DO SISTEMA CIRCULATÓRIO E DO SANGUE. Objetivos Identificar as principais doenças do sistema circulatório e do sangue e as medidas cabíveis para."— Transcrição da apresentação:

1 DOENÇAS DO SISTEMA CIRCULATÓRIO E DO SANGUE

2 Objetivos Identificar as principais doenças do sistema circulatório e do sangue e as medidas cabíveis para preveni-las.

3 Principais doenças Aterosclerose, Hipertensão arterial, Acidente vascular cerebral, Leucemia, Filariose, Linfoma.

4 Doenças cardiovasculares: Fatores de risco Consumo elevado de alimentos gordurosos, Pressão do sangue elevada, Vida sedentária, Presença de monóxido de carbono no sangue, Tabagismo, alcoolismo.

5 ATEROSCLEROSE Diminuição do diâmetro interno das artérias devido ao acúmulo de substâncias gordurosas; Perda da elasticidade e endurecimento das paredes internas das artérias.

6 ATEROSCLEROSE Obstrução total das artérias impede a oxigenação e nutrição das células e tecidos, o que pode provocar a morte.

7 PRESSÃO ARTERIAL Pressão arterial é a força com a qual o coração bombeia o sangue que sai do coração, e a resistência que ele encontra para circular no corpo. Valores normais: 100-120 mmHg x 80-90 mmHg.

8 HIPERTENSÃO ARTERIAL * Tabagismo; * Consumo de álcool; * Hábitos alimentares; * Obesidade; * Sedentarismo; * Depressão; * Situação familiar; * Condições de trabalho.

9 HIPERTENSÃO ARTERIAL Elevação anormal da pressão nas artérias aumenta o risco de distúrbios como o acidente vascular cerebral, ruptura de um aneurisma, insuficiência cardíaca, infarto do miocárdio e lesão renal; Valores considerados anormais: acima de 140mmHg x 90mmHg

10 ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL (AVC) AVC isquêmico: ocorre pela obstrução ou redução brusca do fluxo sanguíneo em uma artéria cerebral causando falta de circulação no seu território vascular. AVC hemorrágico: o acidente vascular cerebral hemorrágico é causado pela ruptura espontânea (não traumática) de um vaso, com extravazamento de sangue para o interior do cérebro, para o sistema ventricular e/ou para o espaço subaracnóideo.

11 ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL ISQUÊMICO (AVC) - Infarto de uma região do cérebro, causado por um trombo que se forma em uma artéria cerebral, ou por um êmbolo formado em algum lugar do corpo que viaja na corrente sanguínea até se alojar em uma artéria do cérebro.

12 AVC HEMORRÁGICO existe hemorragia (sangramento) local, com outros fatores complicadores tais como aumento da pressão intracraniana, edema (inchaço) cerebral, entre outros

13 TIPOS DE AVC

14 LEUCEMIA Nome dado a cânceres no sangue. Ocorre quando a medula óssea produz grande quantidade de células brancas diminuindo assim a produção das células vermelhas e plaquetas. LEUCEMIA Nome dado a cânceres no sangue. Ocorre quando a medula óssea produz grande quantidade de células brancas diminuindo assim a produção das células vermelhas e plaquetas.

15 LEUCEMIA Produção exagerada de leucócitos, que não amadurecem e nem desempenham suas funções normais; Anemia, infecções, hemorragias e manchas no corpo. Tratamento com transplante de medula óssea.

16 LEUCEMIA

17 FILARIOSE Obstrução dos vasos linfáticos causada pela presença de filárias (Wuchereria bancrofti); Vermes transmitidos pela picada dos mosquitos Culex, Anopheles e Aedes.

18 FILARIOSE ou ELEFANTÍASE Edema devido ao acúmulo excessivo de plasma que não retorna à circulação sanguínea.

19 LINFOMA Câncer do tecido linfático, origina-se nos linfonodos ou no tecido linfático dos diversos órgãos; Rápido crescimento do linfonodo; Febre e perda de massa corpórea.


Carregar ppt "DOENÇAS DO SISTEMA CIRCULATÓRIO E DO SANGUE. Objetivos Identificar as principais doenças do sistema circulatório e do sangue e as medidas cabíveis para."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google