A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema cardiovascular Professora: Alba Almeida

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema cardiovascular Professora: Alba Almeida"— Transcrição da apresentação:

1 Sistema cardiovascular Professora: Alba Almeida
A circulação Sistema cardiovascular Professora: Alba Almeida

2

3 O coração

4 Curiosidades sobre o coração humano
- Em repouso, uma pessoa tem o sangue bombeado pelo coração, por todo corpo, em aproximadamente 50 segundos. - O coração saudável de um adulto pesa entre 250 a 400 gramas. - O tamanho do coração de um adulto é um pouco maior que um punho de um homem adulto. - Num ser humano embrionário, o coração começa a bater após 21 dias da concepção. Nesta fase, bate de 70 a 80 vezes por minuto. 

5 - O coração de um adulto em estado de repouso faz de 70 a 85 batimentos por minuto. Em atividade física, pode chegar entre 120 e 140 batimentos por minuto. - Por dia, o coração de um adulto bate cerca de 100 mil vezes. O coração de uma pessoa que viveu cerca de 80 anos bateu, por toda vida, mais de 3,5 bilhões de vezes. - O coração humano bombeia cerca de litros de sangue por dia. 

6 A CIRCULAÇÃO HUMANA Uma visão de conjunto
O centro do sistema é o coração. Este órgão vital bate mais de 30 milhões de vezes por ano, cerca de 2 mil milhões vezes na vida de uma pessoa. Com cada batida ele bombeia cerca de  82 ml de sangue. Isto significa que um coração adulto poderia encher um tanque de 2000 litros em apenas um dia. Começando com o coração, o sistema circulatório pode ser dividido em dois circuitos: A circulação geral ou grande circulação. A circulação pulmonar ou pequena circulação. A circulação geral leva o sangue oxigenado para o sistema capilar, onde as veias são formadas, a circulação menor traz o sangue pobre em oxigênio através da artéria pulmonar para ser enriquecido com oxigênio e o dióxido de carbono é expelido do sistema por um processo chamada hematose. 

7

8

9 OS VASOS SANGUÍNEOS

10 Diferenças entre artérias, veias e vasos capilares sanguíneos.
As artérias levam o sangue do coração para os diferentes órgãos. As suas paredes são espessas (grossas) e elásticas. Elas conseguem suportar a pressão do sangue quando este é bombeado pelo coração. No organismo, as artérias ramificam-se diminuindo gradualmente de espessura. Nas veias circula o sangue que regressa ao coração. As suas paredes são mais finas e menos elásticas. Apresentam um diâmetro interno (espaço por onde passa o sangue) maior do que o das artérias. Os vasos capilares ligam as artérias às veias. Têm um diâmetro muito pequeno e as suas paredes são constituídas por uma só camada de células, o que permite a troca de substâncias entre o sangue e os tecidos.

11 ARTERÍOLAS E VÊNULAS

12 Vasos sanguíneos de um ser humano
Vasos sanguíneos de um ser humano. O comprimento total de todos os vasos sanguíneos de um ser humano equivale a mais de duas voltas ao nosso planeta.

13 O CORAÇÃO

14 VASOS LIGADOS DIRETAMENTE AO CORAÇÃO

15 LOCALIZAÇÃO DO CORAÇÃO

16 OS BATIMENTOS DO CORAÇÃO

17 PRESSÃO ARTERIAL

18 Pressão exercida pelo coração sobre as artérias, que pode ser medida por dois valores; máximo (pressão sistólica), que diz respeito à pressão que o coração faz para bombear o sangue em direção aos outros órgãos e o mínimo (pressão diastólica) que se refere à acomodação do sangue nos vasos sanguíneos. Para adultos, a Organização Mundial da Saúde aceita como normal uma pressão máxima de até 140 e uma pressão mínima de até 90 mmHg (14 por 9). Entretanto, tem havido uma tendência à redução desses níveis por conta da dificuldade em demarcar os limites entre os valores normais e as alterações que indicam hipertensão.

19 A PULSAÇÃO Jovem controla pulsação. No homem, a média da frequência normal é de 72 batimentos por minuto.

20 CIRCULAÇÃO E SAÚDE PREVENÇÃO DAS DOENÇAS CARDIOVASCULARES Não fumar Manter o peso Alimentar-se corretamente Praticar exercícios físicos

21 ARTERIOSCLEROSE A arteriosclerose é uma doença que leva ao endurecimento, fechamento e enfraquecimento dos vasos sanguíneos. Ela ocorre devido a um depósito de gordura nesses vasos.

22 INFARTO Infarto do miocárdio é a necrose de uma parte do músculo cardíaco causada pela ausência da irrigação sanguínea que leva nutrientes e oxigênio ao coração.

23 AVC No AVC hemorrágico (derrame) um vaso se rompe e o sangue extravasa alagando uma área da massa cinzenta. Já no AVC isquêmico, que representa 80% dos casos, acontece algo parecido ao que ocorre no coração dos infartados: uma obstrução de uma artéria bloqueia o fluxo de sangue que deveria irrigar uma determinada região.

24

25 PONTE DE SAFENA

26 ANGIOPLASTIA COM STENT

27 VEIAS E VARIZES Para que o sangue possa voltar ao coração, as veias possuem válvulas venosas que impedem seu refluxo. Caso essas pequenas válvulas falhem, o sangue reflui e causa a dilatação das veias devido ao aumento do volume sanguíneo. As varizes aparecem com mais frequência nos membros inferiores: pés, pernas e coxas.

28


Carregar ppt "Sistema cardiovascular Professora: Alba Almeida"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google