A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA CIRCULATÓRIO HUMANO FUNÇÕES Transporte de gases e nutrientes; Transporte de resíduos e hormônios; Intercâmbio de materiais; Distribuição de anticorpos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA CIRCULATÓRIO HUMANO FUNÇÕES Transporte de gases e nutrientes; Transporte de resíduos e hormônios; Intercâmbio de materiais; Distribuição de anticorpos."— Transcrição da apresentação:

1

2 SISTEMA CIRCULATÓRIO HUMANO

3 FUNÇÕES Transporte de gases e nutrientes; Transporte de resíduos e hormônios; Intercâmbio de materiais; Distribuição de anticorpos e células de defesa Coagulação sanguínea.

4 COMPONENTES DO SISTEMA CARDIOVASCULAR Coração Vasos sanguíneos: artérias e veias Sangue Vasos linfáticos Linfa.

5

6 Coração Humano

7 O AE comunica-se com o VE através da válvula bicúspide ou mitral (atrioventricular esquerda) O AD comunica-se com o VD através da válvula tricúspide (atrioventricular direita) A função das válvulas cardíacas é garantir que o sangue siga uma única direção, sempre dos átrios para os ventrículos.

8 MOVIMENTOS DO CORAÇÃO SÍSTOLE - CONTRAÇÃO DIÁSTOLE - RELAXAMENTO FREQUÊNCIA CARDÍACA 70 A 80 BATIMENTOS CARDÍACOS / MIN (MÉDIA) 35 A 50 BATIMENTOS CARDÍACOS/MIN (SONO) EM ESFORÇO FÍSICO PODE ATINGIR ATÉ 180/MIN CONTROLE NÓ SINOATRIAL OU MARCAPASSO (LOCALIZA-SE ENTRE AD E VEIA CAVA SUP) RECEBE ESTÍMULOS ELÉTRICOS DO SNA

9 ARTÉRIAS Vasos que saem do coração levando sangue para os órgãos e tecidos do corpo. Três camadas: Interna - Endotélio Intermediária - Túnica média (tecido muscular liso) Externa - Camada Adventícia (tecido conjuntivo) CAPILARES SANGUÍNEOS Vasos finíssimos com pequeno calibre Ligam extremidades das arteríolas às extremidades das vênulas.

10

11 VEIAS Vasos que chegam ao coração, trazendo o sangue dos órgãos e tecidos. Três camadas A diferença, porém, é que a camada muscular e a conjuntiva são menos espessas que suas correspondentes arteriais. As veias de maior calibre apresentam válvulas em seu interior, que impedem o refluxo de sangue e garantem sua circulação em um único sentido.

12

13 GRANDE CIRCULAÇÃO (CIRCULAÇÃO SISTÊMICA) CORAÇÃO - CORPO PEQUENA CIRCULAÇÃO (CIRCULAÇÃO PULMONAR) PULMÃO - CORAÇÃO

14

15

16

17 SISTEMA LINFÁTICO LINFONODOS OU NÓDULOS LINFÁTICOS SÃO LOCAIS DE CONCENTRAÇÃO DE LEUCÓCITOS ONDE OCORRE A FILTRAÇÃO DA LINFA TONSILAS BAÇO EM CASO DE INFECÇÃO PODE OCORRER INCHAÇO (ÍNGUA)

18 SISTEMA IMUNITÁRIO MACRÓFAGOS REALIZAM FAGOCITOSE LINFÓCITO-B PRODUZEM ANTICORPOS LINFÓCITO-T MATADOR OU CD-8 RECONHECEM E ELIMINAM CÉLULAS ALTERADAS LINFÓCITO-T AUXILIAR OU CD-4 COMANDAM O SISTEMA IMUNITÁRIO

19 LOCAIS DE PRODUÇÃO LINFÓCITOS B E T - MEDULA ÓSSEA LINFÓCITOS T MIGRAM PARA O TIMO (terminam seu amadurecimento)

20

21

22 Gráfico da variação da concentração de anticorpos presentes no plasma, ao longo de 60 dias, em resposta à introdução de antígenos no organismo de um mesmo indivíduo.


Carregar ppt "SISTEMA CIRCULATÓRIO HUMANO FUNÇÕES Transporte de gases e nutrientes; Transporte de resíduos e hormônios; Intercâmbio de materiais; Distribuição de anticorpos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google