A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA CIRCULATÓRIO CORAÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA CIRCULATÓRIO CORAÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA CIRCULATÓRIO CORAÇÃO

2 Sistema Cardiovascular
Normalmente a circulação ocorre na seguinte ordem: artérias  capilares  veias.

3 Esquema da Grande e Pequena Circulação
Circulação Sistêmica Coração  órgãos  coração Circulação Pulmonar Coração  pulmões  coração

4

5 Circulação

6 Circuito do sangue Circuito pequeno ou pulmonar:
Ventrículo direito, artéria pulmonar, pulmões, veia pulmonar e átrio esquerdo Circuito grande ou sistêmico: Ventrículo esquerdo, artéria aorta, todo o corpo, veias cava (superior e inferior) e átrio direito

7 Tipos e características dos vasos sangüíneos
Artérias: paredes grossas, tecido elástico. Arteríolas: desenvolvimento de músculo liso. Vênulas e veias: paredes finas e menos tecido elástico que as artérias. Capilares: parede delgada, local de troca de nutrientes entre sangue e os tecidos.

8

9 Câmaras do coração Átrios Ventrículos - Entre os átrios: septo interatrial - Entre os ventriculos: interventricular *Aurícula : na superfície anterior de cada átrio.

10 GRANDES VASOS DO CORAÇÃO:
Átrio direito (sangue venoso) recebe sangue através das veias cava superior, inferior e o seio coronário. Átrio direito envia o sangue para o ventrículo direito que o transfere para o tronco pulmonar: artérias pulmonares direita e esquerda. Sangue recebido pelos pulmões é oxigenado e devolvido ao coração por quatro veias pulmonares para daí encaminhá-lo ao atrio esquerdo que o remete para o ventrículo esquerdo e finalmente para a parte ascendente da aorta.

11 Valvas do coração Atrioventriculares
Direita :Entre os átrios e ventrículos direitos (tricúspide) Esquerda: entre os átrios e ventriculos esquerdo (bicúspide ou mitral) Válvulas semilunares: (impedem o refluxo do sangue para o coração). Constitue-se da valva tronco pulmonar e a valva da aorta.

12 Anatomia Cardíaca Coração e Vasos da base

13 O ciclo cardíaco consiste de uma sístole (contração) e uma diástole (relaxamento) das câmaras do coração. Um ciclo cardíaco completo necessita de 0,8 seg., com uma seqüência cardíaca média de 75 batimentos/min.

14

15

16 10 Mandamentos para um coração saudável
1- Diga não a obesidade e controle seu peso. 2- Consulte o seu médico periodicamente. 3- Avalie seus níveis tensionais com freqüência. 4- Diga não ao fumo e a álcool. 5- Controle a ingesta de sal. 6- Diga não ao sedentarismo. Pratique esportes. 7- Escolha bem os alimentos. 8- Saiba se é diabético e se tem colesterol alto. 9- Evite o estresse. 10- Ame a vida e o seu coração.


Carregar ppt "SISTEMA CIRCULATÓRIO CORAÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google