A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CIRCULAÇÃO UD II – Ass 4 Objetivos específicos:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CIRCULAÇÃO UD II – Ass 4 Objetivos específicos:"— Transcrição da apresentação:

1 CIRCULAÇÃO UD II – Ass 4 Objetivos específicos:
Identificar as principais características e funções dos elementos do sangue; Identificar os órgãos que compõem o sistema circulatório, relacionando-os às suas respectivas funções; Identificar o material transportado pelo sangue e linfa; Descrever o mecanismo da circulação sanguínea e linfática; Descrever o processo de produção de vacinas; .

2 CIRCULAÇÃO Objetivos específicos:
Citar as principais vacinas, destacando sua ação preventiva; Identificar os grupos sanguíneos, ressaltando as características que determinam as possíveis transfusões; Identificar as doenças do sistema circulatório e do sangue e as medidas profiláticas cabíveis.

3 Circulação Mecanismo de transporte de hormônios, nutrientes, gás oxigênio, excreções e gás carbônico, no interior de um sistema de vasos que percorre todo o corpo humano. Sistema circulatório = coração + vasos sanguíneos + sangue.

4 O CORAÇÃO - órgão muscular oco, auto-excitável e contrátil localizado na cavidade torácica, em uma região chamada de mediastino, sob o osso esterno. - Dois terços do seu volume estão situados à esquerda da linha sagital mediana, a linha que divide o corpo verticalmente em duas metades opostas. Seus movimentos ritmados de contração (sístole) e distensão (diástole) são os responsáveis por bombear o sangue pelo sistema circulatório.

5 O CORAÇÃO

6 O CORAÇÃO Formado pelas seguintes camadas: PERICÁRDIO
Possui 4 cavidades: ÁTRIO DIREITO e ESQUERDO, VENTRÍCULO DIREITO e ESQUERDO, Formado pelas seguintes camadas: PERICÁRDIO ENDOCÁRDIO MIOCÁRDIO

7 ÁTRIOS Cavidades superiores do coração;
Os átrios não teem comunicação lateral com os ventrículos, Uma válvula separa cada átrio de seu correspondente ventrículo. As válvulas evitam o retorno do sangue, do ventrículo para o átrio.

8 VÁLVULAS CARDÍACAS O átrio direito comunica-se com o ventrículo direito através da válvula tricúspide. O átrio esquerdo, por sua vez, comunica-se com o ventrículo esquerdo através da válvula bicúspide ou mitral. A função das válvulas cardíacas é garantir que o sangue siga uma única direção, sempre dos átrios para os ventrículos.

9 SÍSTOLE

10 DIÁSTOLE

11 VASOS SANGUÍNEOS Artérias Veias Capilares

12 VASOS SANGUÍNEOS Artérias: levam sangue do coração para as diversas partes do corpo. Veias: transportam sangue das várias partes do corpo até o coração; Sangue arterial : rico em oxigênio; Sangue venoso: rico em gás carbônico.

13 VASOS CAPILARES Vasos muito finos (microscópicos) e permeáveis;
Capilares arteriais e capilares venosos; Artérias ____ arteríolas ______ capilares arteriais; Vênulas _____ veias; Circulação humana: fechada, sem contato entre os sangue venoso e arterial.


Carregar ppt "CIRCULAÇÃO UD II – Ass 4 Objetivos específicos:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google