A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA CARDIOVASCULAR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA CARDIOVASCULAR"— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA CARDIOVASCULAR

2 O sistema cardiovascular ou circulatório é uma vasta rede de tubos de vários tipos e calibres, que põe em comunicação todas as partes do corpo. Dentro desses tubos circula o sangue, impulsionado pelas contrações rítmicas do coração. O sistema circulatório permite que algumas atividades sejam executadas com grande eficiência. Transporte de gases:  os pulmões, responsáveis pela obtenção de oxigênio e pela eliminação de CO2, comunicam-se com os demais tecidos do corpo por meio do sangue.

3 Transporte de nutrientes: no tubo digestório, os nutrientes resultantes da digestão passam através de um fino epitélio e alcançam o sangue. Por essa verdadeira "auto-estrada", os nutrientes são levados aos tecidos do corpo até as células. Transporte de resíduos metabólicos: a atividade metabólica das células do corpo origina resíduos, mas apenas alguns órgãos podem eliminá-los para o meio externo. O transporte dessas substâncias, de onde são formadas até os órgãos de excreção (sistema urinário), é feito pelo sangue.

4 Transporte de hormônios: hormônios são substâncias secretadas por certos órgãos, distribuídas pelo sangue e capazes de modificar o funcionamento de outros órgãos do corpo. Intercâmbio de materiais: algumas substâncias são produzidas ou armazenadas em uma parte do corpo e utilizadas em outra parte. É o sangue que leva essas substâncias para outras células do corpo.

5 Transporte de calor: o sangue também é utilizado na distribuição homogênea de calor pelas diversas partes do organismo, colaborando na manutenção de uma temperatura adequada em todas as regiões; permite ainda levar calor até a superfície corporal, onde pode ser dissipado. Distribuição de mecanismos de defesa: pelo sangue circulam anticorpos e células de defesa contra agentes infecciosos. Coagulação sangüínea: pelo sangue circulam as plaquetas (pedaços de um tipo celular da medula óssea, com função na coagulação sangüínea). O sangue contém ainda fatores de coagulação, capazes de bloquear eventuais vazamentos em caso de rompimento de um vaso sangüíneo.

6 Todas as células de nosso corpo tem de produzir energia para realizar suas atividades. Para que isso ocorra, entretanto, é necessário que elas recebam um suprimento contínuo de alimento (glicose) e gás oxigênio. O sangue tem o papel de transportar essas substâncias até as células.

7 ANATOMIA DO CORAÇÃO A parede do coração é formada por uma musculatura chamada de MIOCÁRDIO. Por ser um músculo, ele se contrai e se relaxa. A cada contração ele expulsa o sangue contido em seu interior e, a cada relaxamento, o sangue retorna para dentro dele. O coração é um órgão oco e, internamente, possui quatro cavidades: as CÂMARAS CARDÍACAS ou cavidades cardíacas, composta de DOIS ATRIOS e DOIS VENTRÍCULOS.

8

9

10 O coração humano é, basicamente, constituído por três camadas:
Pericárdio – é a membrana que reveste externamente o coração, como um saco. Esta membrana propicia uma superfície lisa e escorregadia ao coração, facilitando seu movimento ininterrupto; Endocárdio – é uma membrana que reveste a superfície interna das cavidades do coração; Miocárdio – é o músculo responsável pelas contrações vigorosas e involuntárias do coração; situa-se entre o pericárdio e o endocárdio.

11 Existem três tipos de vasos sanguíneos:
VEIA ARTÉRIA CAPILAR As veias levam ao coração sangue vindo do corpo. Suas paredes são mais finas que das artérias. As artérias levam sangue do coração a todo o corpo. Suas paredes são espessas e dilatáveis. Os capilares levam sangue aos tecidos, para fornecer oxigênio às células. Eles ligam artérias a veias.

12 TRAJETO DO SANGUE DENTRO DO CORAÇÃO
O sangue que entra no átrio direito passa para o ventrículo direito e o sangue que entra no átrio esquerdo passa para o ventrículo esquerdo. Um átrio não se comunica com o outro átrio, assim como um ventrículo não se comunica com o outro ventrículo. O sangue passa do átrio direito para o ventrículo direito através da valva atrioventricular direita; e passa do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo através da valva atrioventricular esquerda.

13 Podemos dividir o trajeto do sangue em duas metades:
CORAÇÃO – CÉLULAS DO CORPO – CORAÇÃO O trajeto mais longo passa por todas as regiões do corpo. Ele é denominado GRANDE CIRCULAÇÃO. CORAÇÃO – PULMÕES – CORAÇÃO Esse trajeto é mais curto,pois o coração está bem perto dos pulmões. Ele é denominado PEQUENA CIRCULAÇÃO.

14 A coloração avermelhada simboliza o sangue rico em gás oxigênio e pobre em gás carbônico.
A coloração azulada simboliza o sangue rico em gás carbônico e pobre em gás oxigênio.

15 PRINCIPAIS VEIAS E ARTÉRIAS


Carregar ppt "SISTEMA CARDIOVASCULAR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google