A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA CIRCULATÓRIO. Sistema Circulatório Constituição e função do sangue Glóbulos vermelhos (eritrócitos ou hemácias): são células sem núcleo e com.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA CIRCULATÓRIO. Sistema Circulatório Constituição e função do sangue Glóbulos vermelhos (eritrócitos ou hemácias): são células sem núcleo e com."— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA CIRCULATÓRIO

2 Sistema Circulatório

3 Constituição e função do sangue Glóbulos vermelhos (eritrócitos ou hemácias): são células sem núcleo e com a forma de disco achatado. Contêm uma substância rica em ferro e de cor vermelha, a hemoglobina. São responsáveis pelo transporte de oxigénio dos pulmões para as células e de parte do dióxido de carbono das células para os pulmões. Glóbulos brancos (ou leucócitos): são células com núcleo e apresentam uma grande variedade quanto à forma, tamanho e função. Participam na defesa do organismo contra infeções. Podem variar de forma e atravessar as paredes dos vasos sanguíneos (diapedese). Os glóbulos brancos realizam também a fagocitose (capacidade de envolver microrganismos e de os destruir). Plaquetas (ou trombócitos): são minúsculos fragmentos de células compostos. Têm um papel importante na prevenção de hemorragias, pois participam na coagulação do sangue. Plasma é um líquido de cor amarelada constituído essencialmente por água e substâncias dissolvidas, tais como proteínas e minerais. Transporta os nutrientes até à célula e encaminha os produtos de excreção produzidos pelas células até aos órgãos responsáveis pela sua eliminação. DescriçãoFunção

4 O sistema circulatório O sistema que permite a circulação do sangue - o sistema circulatório - é constituído pelo coração e por uma rede de vasos sanguíneos. O sangue abandona o coração. Permite trocas gasosas e de nutrientes com o líquido que envolve as células. O sangue volta ao coração. Mas por onde circula? Válvula ArtériaCapilarVeia

5 Coração – constituição Mas como é que o coração conduz o sangue para a cabeça e para as outras partes do corpo? Músculo (miocárdio) Veias pulmonares Artéria pulmonar Artéria Aorta Ventrículo esquerdo Aurícula esquerda Ventrículo direito Válvula Veia cava inferior Válvula Aurícula direita Veia cava superior

6 Coração – funcionamento Qual é a forma do coração? Onde se localiza o coração? Que corte foi realizado na imagem B? Que válvulas são visíveis na imagem B?

7 Coração – funcionamento

8 A grande e pequena circulação Ventrículo direito Aurícula direita Artérias pulmonares Veias pulmonares Pequena circulação Aurícula esquerda Ventrículo esquerdo Artéria aorta Grande circulação Pulmões Capilares Vasos que transportam sangue venoso em direção ao coração

9 Constituição e função do sangue Válvula aberta Veia Válvula fechada Músculos contraídos Músculos relaxados Nas pernas, o sentido não é favorável ao movimento - as veias possuem válvulas que, com os músculos movimentam o sangue para o coração. Mas, a maioria das veias da cabeça não possuem válvulas.

10

11 Constituição e função do sangue SISTEMA CIRCULATÓRIO Sangue onde circula oconstituído por Constituído por Vasos sanguíneos Podem ser Constituído por Glóbulos vermelhos Glóbulos brancos Plaquetas Plasma Artérias Capilares Veias 2 aurículas 2 ventrículos Coração Vamos tentar completar este esquema!


Carregar ppt "SISTEMA CIRCULATÓRIO. Sistema Circulatório Constituição e função do sangue Glóbulos vermelhos (eritrócitos ou hemácias): são células sem núcleo e com."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google