A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professora Helena. Sistema Cardiovascular É o responsável pela condução, distribuição e remoção das mais diversas substâncias para os tecidos do corpo,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professora Helena. Sistema Cardiovascular É o responsável pela condução, distribuição e remoção das mais diversas substâncias para os tecidos do corpo,"— Transcrição da apresentação:

1 Professora Helena

2 Sistema Cardiovascular É o responsável pela condução, distribuição e remoção das mais diversas substâncias para os tecidos do corpo, através do transporte do sangue.

3 Transporta nutrientes desde os locais de absorção até às células dos diferentes órgãos por várias partes do corpo. Sistema Cardiovascular Esse transporte é feito através do sangue e seus componentes.

4 A comunicação do nosso organismo é feita através das substâncias que circulam na corrente sanguínea. Oxigênio Gás Carbônico Hormônios Nutrientes Glicose Temperatura Oxigênio Gás Carbônico Hormônios Nutrientes Glicose Temperatura Sistema Cardiovascular

5 O sangue é um líquido que percorre todo o sistema circulatório, cumprindo algumas funções, desde o transporte de substâncias até a proteção do organismo. O sangue é um tecido conjuntivo complexo cujas células estão suspensas num líquido, o plasma.

6 O sangue é produzido na medula óssea.

7 A medula óssea, também conhecida como tutano, é um tecido gelatinoso que preenche a cavidade interna de vários ossos e fabrica os elementos do sangue.

8 Componentes do Sangue Glóbulos brancos ou leucócitos; Plaquetas sanguíneas ou trombócitos. Glóbulos brancos ou leucócitos; Plaquetas sanguíneas ou trombócitos. Plasma sanguíneo; Glóbulos vermelhos, hemácias ou eritrócitos; Plasma sanguíneo; Glóbulos vermelhos, hemácias ou eritrócitos;

9 Constitui 55% do volume sanguíneo. É composto por 90% de água, sendo o resto constituído por sais minerais, lipídeos, proteínas e vitaminas.

10 As hemáceas são as células vermelhas do nosso sangue e contêm a Hemoglobina que é a responsável pelo transporte de oxigênio e gás carbônico dos tecidos.

11 As hemáceas são o principal componente celular do sangue. São constituídas por moléculas de hemoglobina, as quais são ricas em ferro que possui coloração avermelhada... As hemáceas são o principal componente celular do sangue. São constituídas por moléculas de hemoglobina, as quais são ricas em ferro que possui coloração avermelhada...

12 Os leucócitos são os soldados do sangue, capazes de migrar para diversas partes do corpo para combater infecções.

13 Os glóbulos brancos devido ao fato de serem muito elásticos conseguem atravessar as paredes dos capilares sanguíneos através do processo denominado diapedese.

14 Os leucócitos envolvem as bactérias e outros corpos estranhos ao organismo através da fagocitose.

15 As plaquetas são constituídas essencialmente por proteínas e desempenham um papel muito importante no controle de sangramentos. As plaquetas agrupam-se e ajudam a fechar a ferida. As plaquetas são constituídas essencialmente por proteínas e desempenham um papel muito importante no controle de sangramentos. As plaquetas agrupam-se e ajudam a fechar a ferida.

16 Os tecidos afetados e as plaquetas produzem substâncias químicas que ajudam a ativar a fibrina. As plaquetas e as hemácias ficam retidas na rede de fibrina, constituindo o coágulo. O coágulo evita a entrada de bactérias e substâncias tóxicas e a saída do sangue. Os tecidos afetados e as plaquetas produzem substâncias químicas que ajudam a ativar a fibrina. As plaquetas e as hemácias ficam retidas na rede de fibrina, constituindo o coágulo. O coágulo evita a entrada de bactérias e substâncias tóxicas e a saída do sangue.

17 Coração Vasos Sanguíneos: *Artérias *Veias *Capilares Coração Vasos Sanguíneos: *Artérias *Veias *Capilares Estruturas do Sistema Cardiovascular

18 É um órgão musculoso oco, situado na caixa torácica entre os pulmões.

19

20 Sua principal função é bombear o sangue para todo o corpo através dos vasos sangüíneos.

21 O músculo cardíaco é chamado de miocárdio e tem a propriedade de se contrair e relaxar. Durante este trabalho o coração necessita de receber constantemente oxigênio e nutrientes, que chegam até ele através das artérias coronárias, que irrigam todo o músculo cardíaco.

22 O sangue não oxigenado vem de todas as partes do corpo para o lado direito do coração. VEIA CAVA SUPERIOR VEIA CAVA INFERIOR ÁTRIO DIREITO ÁTRIO ESQUERDO VENTRICULO DIREITO Artéria Pulmonar VENTRICULO ESQUERDO Pulmão Direito Pulmão Esquerdo Veias Pulmonares Aorta O sangue oxigenado é distribuido para todas as partes do corpo pelo lado esquerdo do coração, através da Artéria Aorta.

23 É capaz de ejetar cerca de 60 ml de sangue a cada batimento. O coração mantém circulando pelo corpo cerca de 5 litros de sangue continuamente.

24

25

26

27 Você é capaz de sentir os batimentos do seu coração? Quantas vezes ele bate em 1 minuto? Você é capaz de sentir os batimentos do seu coração? Quantas vezes ele bate em 1 minuto?

28 O que acontece com a frequência do coração durante exercício físico? O seu corpo precisa de mais energia para realização de atividade física. Portanto, durante o exercício o coração bate mais rápido para aumentar a distribuição de oxigênio e nutrientes aos tecidos!!!

29 Cada batimento do coração é controlado por um sistema elétrico que regula a velocidade de acordo com as necessidades do organismo.

30 Sistema complexo de canais por onde circula o sangue. TIPOS: * Artérias; * Veias; * Capilares.

31 Transportam o sangue que sai do coração; Apresentam paredes musculares mais espessadas; Geralmente transportam sangue arterial (Oxigenado). Transportam o sangue que sai do coração; Apresentam paredes musculares mais espessadas; Geralmente transportam sangue arterial (Oxigenado). **Exceção: A Artéria Pulmonar e as Artérias Umbilicais transportam sangue venoso (Não Oxigenado).

32 Transportam o sangue para o coração; Apresentam paredes musculares mais finas; Geralmente transportam sangue venoso (Não Oxigenado). Transportam o sangue para o coração; Apresentam paredes musculares mais finas; Geralmente transportam sangue venoso (Não Oxigenado). **Exceção: As Veias Pulmonares e a Veia Umbilical transportam sangue arterial (Oxigenado).

33 Fazem o transporte de gases e nutrientes entre o sangue e os tecidos; Apresentam paredes finas, cobertas por uma camada de células chamadas ENDOTÉLIO. Comunicam o sistema venoso e arterial. Fazem o transporte de gases e nutrientes entre o sangue e os tecidos; Apresentam paredes finas, cobertas por uma camada de células chamadas ENDOTÉLIO. Comunicam o sistema venoso e arterial.

34

35 A Pressão Arterial corresponde à pressão exercida pela passagem do sangue na parede dos vasos sanguíneos.

36

37 Pequena Circulação O sangue venoso (não oxigenado) que chega ao lado direito do coração é enviado aos pulmões através da Artéria Pulmonar. O sangue é oxigenado nos pulmões e retorna ao lado esquerdo do coração através das Veias Pulmonares. VENTRÍCULO DIREITO ARTÉRIA PULMONAR PULMÕES VEIAS PULMONARES ÁTRIO ESQUERDO

38 O sangue arterial (oxigenado) que chega ao ventrículo esquerdo do coração é enviado para todas as partes do corpo através da Artéria Aorta. O sangue fornece oxigênio e nutrientes aos tecidos e retorna ao lado direito do coração pelo sistema venoso e veias cavas. VENTRÍCULO ESQUERDO ARTÉRIA AORTA CORPO ÁTRIO DIREITO VEIAS CAVAS Grande Circulação

39

40 A nemia Baixa quantidade de hemáceas ou de ferro. L eucemia É um tipo de câncer onde há um defeito na produção normal de células sangüíneas pela medula óssea.

41

42

43 É quando ocorre o entupimento de uma das artérias que levam sangue com oxigênio para o coração. Esse tecido passa a ter um funcionamento inadequado, levando a vários graus de disfunção do coração. Esse tecido passa a ter um funcionamento inadequado, levando a vários graus de disfunção do coração. Ocorre destruição do tecido que ficou sem oxigênio. Ocorre destruição do tecido que ficou sem oxigênio.

44 Espessamento e endurecimento da parede das artérias. Seu desenvolvimento é lento e progressivo. É caracterizada pelo depósito de gordura, cálcio e outros elementos na parede das artérias, reduzindo seu calibre e consequentemente o fluxo de sangue aos tecidos.

45 É uma doença que afeta as paredes das artérias, levando ao acúmulo de gordura (colesterol) podendo obstruir parcial ou totalmente os vasos.

46 É o aumento da pressão arterial. É o aumento da pressão arterial. Com o passar do tempo, pode prejudicar vários órgãos do corpo como o coração e os rins. Com o passar do tempo, pode prejudicar vários órgãos do corpo como o coração e os rins. Vários fatores de risco estão relacionados com essa doença. Vários fatores de risco estão relacionados com essa doença.

47

48

49

50

51

52

53 Professora Helena


Carregar ppt "Professora Helena. Sistema Cardiovascular É o responsável pela condução, distribuição e remoção das mais diversas substâncias para os tecidos do corpo,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google