A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema Cardiovascular

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema Cardiovascular"— Transcrição da apresentação:

1 Sistema Cardiovascular
Professora Helena Sistema Cardiovascular

2 Sistema Cardiovascular
É o responsável pela condução, distribuição e remoção das mais diversas substâncias para os tecidos do corpo, através do transporte do sangue.

3 Sistema Cardiovascular
Transporta nutrientes desde os locais de absorção até às células dos diferentes órgãos por várias partes do corpo. Esse transporte é feito através do sangue e seus componentes.

4 Sistema Cardiovascular
A comunicação do nosso organismo é feita através das substâncias que circulam na corrente sanguínea. Oxigênio Gás Carbônico Hormônios Nutrientes Glicose Temperatura

5 O Sangue O sangue é um líquido que percorre todo o sistema circulatório, cumprindo algumas funções, desde o transporte de substâncias até a proteção do organismo. O sangue é um tecido conjuntivo complexo cujas células estão suspensas num líquido, o plasma.

6 Onde o Sangue é produzido?
O sangue é produzido na medula óssea.

7 A Medula Óssea... A medula óssea, também conhecida como “tutano”, é um tecido gelatinoso que preenche a cavidade interna de vários ossos e fabrica os elementos do sangue.

8 Componentes do Sangue Plasma sanguíneo;
Glóbulos vermelhos, hemácias ou eritrócitos; Glóbulos brancos ou leucócitos; Plaquetas sanguíneas ou trombócitos.

9 Constitui 55% do volume sanguíneo.
Plasma Constitui 55% do volume sanguíneo. É composto por 90% de água, sendo o resto constituído por sais minerais, lipídeos, proteínas e vitaminas.

10 Hemáceas As hemáceas são as células vermelhas do nosso sangue e contêm a Hemoglobina que é a responsável pelo transporte de oxigênio e gás carbônico dos tecidos.

11 Por que o sangue é vermelho?
As hemáceas são o principal componente celular do sangue. São constituídas por moléculas de hemoglobina, as quais são ricas em ferro que possui coloração avermelhada...

12 Leucócitos  Os leucócitos são os “soldados” do sangue, capazes de migrar para diversas partes do corpo para combater infecções.

13 Leucócitos Os glóbulos brancos devido ao fato de serem muito elásticos conseguem atravessar as paredes dos capilares sanguíneos através do processo denominado diapedese.

14 Os leucócitos envolvem as bactérias e outros corpos estranhos ao organismo através da fagocitose.

15 As plaquetas agrupam-se e ajudam a fechar a ferida.
 As plaquetas são constituídas essencialmente por proteínas e desempenham um papel muito importante no controle de sangramentos. As plaquetas agrupam-se e ajudam a fechar a ferida.

16 Plaquetas Os tecidos afetados e as plaquetas produzem substâncias químicas que ajudam a ativar a fibrina. As plaquetas e as hemácias ficam retidas na rede de fibrina, constituindo o coágulo. O coágulo evita a entrada de bactérias e substâncias tóxicas e a saída do sangue.

17 Estruturas do Sistema Cardiovascular
Coração Vasos Sanguíneos: *Artérias *Veias *Capilares

18 É um órgão musculoso oco, situado na caixa torácica entre os pulmões.
Coração É um órgão musculoso oco, situado na caixa torácica entre os pulmões.

19

20 Coração Sua principal função é bombear o sangue para todo o corpo através dos vasos sangüíneos.

21 Coração   O músculo cardíaco é chamado de miocárdio e tem a propriedade de se contrair e relaxar. Durante este trabalho o coração necessita de receber constantemente oxigênio e nutrientes, que chegam até ele através das artérias coronárias, que irrigam todo o músculo cardíaco. 

22 O sangue não oxigenado vem de todas as partes do corpo para o lado direito do coração.
O sangue oxigenado é distribuido para todas as partes do corpo pelo lado esquerdo do coração, através da Artéria Aorta. VEIA CAVA SUPERIOR Aorta Pulmão Esquerdo Pulmão Direito Veias Pulmonares ÁTRIO ESQUERDO Veias Pulmonares Artéria Pulmonar ÁTRIO DIREITO VENTRICULO ESQUERDO VENTRICULO DIREITO VEIA CAVA INFERIOR

23 É capaz de ejetar cerca de 60 ml de sangue a cada batimento.
Curiosidades do O coração mantém circulando pelo corpo cerca de 5 litros de sangue continuamente. É capaz de ejetar cerca de 60 ml de sangue a cada batimento.

24 Passeando por dentro do coração...

25

26

27 Você é capaz de sentir os batimentos do seu coração?
Quantas vezes ele bate em 1 minuto?

28 O que acontece com a frequência do coração durante exercício físico?
O seu corpo precisa de mais energia para realização de atividade física. Portanto, durante o exercício o coração bate mais rápido para aumentar a distribuição de oxigênio e nutrientes aos tecidos!!!

29 Eletricidade... Cada batimento do coração é controlado por um sistema elétrico que regula a velocidade de acordo com as necessidades do organismo.

30 Sistema complexo de canais por onde circula o sangue.
Vasos Sangüíneos Sistema complexo de canais por onde circula o sangue.  TIPOS: * Artérias; * Veias; * Capilares.

31 Artérias Transportam o sangue que sai do coração;
Apresentam paredes musculares mais espessadas; Geralmente transportam sangue arterial (Oxigenado). **Exceção: A Artéria Pulmonar e as Artérias Umbilicais transportam sangue venoso (Não Oxigenado).

32 Veias Transportam o sangue para o coração;
Apresentam paredes musculares mais finas; Geralmente transportam sangue venoso (Não Oxigenado). **Exceção: As Veias Pulmonares e a Veia Umbilical transportam sangue arterial (Oxigenado).

33 Capilares Fazem o transporte de gases e nutrientes entre o sangue e os tecidos; Apresentam paredes finas, cobertas por uma camada de células chamadas ENDOTÉLIO. Comunicam o sistema venoso e arterial.

34

35 A Pressão Arterial corresponde à pressão exercida pela passagem do
sangue na parede dos vasos sanguíneos.

36 Circulação Arterial Venosa

37 Pequena Circulação O sangue venoso (não oxigenado) que chega ao lado direito do coração é enviado aos pulmões através da Artéria Pulmonar. O sangue é oxigenado nos pulmões e retorna ao lado esquerdo do coração através das Veias Pulmonares. 3 4 3 4 2 5 1 VENTRÍCULO DIREITO ARTÉRIA PULMONAR PULMÕES 3 1 2 ÁTRIO ESQUERDO VEIAS PULMONARES 5 4

38 Grande Circulação O sangue arterial (oxigenado) que chega ao ventrículo esquerdo do coração é enviado para todas as partes do corpo através da Artéria Aorta. O sangue fornece oxigênio e nutrientes aos tecidos e retorna ao lado direito do coração pelo sistema venoso e veias cavas. 2 4 5 1 4 VENTRÍCULO ESQUERDO ARTÉRIA AORTA CORPO 3 1 2 ÁTRIO DIREITO VEIAS CAVAS 3 5 4

39

40 Baixa quantidade de hemáceas ou de ferro.
Doenças do Sangue Anemia Baixa quantidade de hemáceas ou de ferro. Leucemia É um tipo de câncer onde há um defeito na produção normal de células sangüíneas pela medula óssea.

41 Doenças do Coração

42

43 Ocorre destruição do tecido que ficou sem oxigênio.
Infarto Ocorre destruição do tecido que ficou sem oxigênio. É quando ocorre o “entupimento” de uma das artérias que levam sangue com oxigênio para o coração. Esse tecido passa a ter um funcionamento inadequado, levando a vários graus de disfunção do coração.

44 Espessamento e endurecimento da parede das artérias.
Arterioesclerose Espessamento e endurecimento da parede das artérias. É caracterizada pelo depósito de gordura, cálcio e outros elementos na parede das artérias, reduzindo seu calibre e consequentemente o fluxo de sangue aos tecidos. Seu desenvolvimento é lento e progressivo.

45 Ateroesclerose É uma doença que afeta as paredes das artérias, levando ao acúmulo de gordura (colesterol) podendo obstruir parcial ou totalmente os vasos.

46 Hipertensão Arterial É o aumento da pressão arterial.
Com o passar do tempo, pode prejudicar vários órgãos do corpo como o coração e os rins. Vários fatores de risco estão relacionados com essa doença.

47 Fatores de Risco

48 Sedentarismo Obesidade

49 Tabagismo

50

51 Prevenir! É o melhor remédio...

52

53 Professora Helena Colégio Harmonia


Carregar ppt "Sistema Cardiovascular"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google