A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema Cardiovascular Colégio INEDI - Turmas 71 e 72.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema Cardiovascular Colégio INEDI - Turmas 71 e 72."— Transcrição da apresentação:

1 Sistema Cardiovascular Colégio INEDI - Turmas 71 e 72

2 Para que serve?

3 Quais são seus órgãos?

4 O coração Órgão muscular (T.M. Estriado), oco, formado, nos mamíferos, por quatro cavidades. Sua função é bombear o sangue às células.

5 Pericárdio, miocárdio, endocárdio O miocárdio é um músculo cardíaco, isto é, a própria parede do coração. A porção membrana mais interna se chama endocárdio. A membrana mais externa, pericárdio.

6 As coronárias O coração é vivo e precisa, portanto, ser irrigado por sangue. As artérias coronárias fazem isso.

7 As 4(quatro) cavidades São dois átrios (recebem o sangue) e dois ventrículos (empurram o sangue).

8 As valvas Dispositivos que controlam o fluxo de sangue. Determinam a passagem do sangue somente em uma direção: do átrio para ventrículo.

9 Os batimentos do coração Sístole corresponde à contração (P=120mmHg) do coração e diástole, ao relaxamento (P=80mmHg). A combinação dos mesmos resulta nos batimentos.

10 Sobre veias e artérias Diferencia-se artéria de veia, considerando-se que a primeira conduz sangue do coração ao resto do corpo e a segunda faz o caminho de volta.

11 Sangue O sangue é um tecido conjuntivo líquido que circula pelo sistema vascular. É formado por uma porção celular de natureza diversificada - pelos "elementos figurados" do sangue - que circula em suspensão em meio fluido, o plasma.

12 Funções do sangue 1. Respiração: transporte O 2 e de CO 2 ; 2. Nutrição: transporte de nutrientes; 3. Excreção: transporte de metabólitos para os rins; 4. Regulação: equilíbrio hídrico e temperatura corporal; 5. Defesa: contra infecções (leucócitos e anticorpos).

13 Sangue arterial e sangue venoso O sangue arterial é rico em oxigênio, enquanto o sangue venoso é pobre em oxigênio. Nos seres humanos e demais mamíferos o sangue passa pelos pulmões, onde capta oxigênio, tornando-se arterial.

14 Composição do sangue 1.Plasma: corresponde à parte líquida, apresentando água, gorduras, açúcares, proteínas diversas, sais; 2. Elementos figurados: correspondem às células sanguíneas (hemácias, leucócitos) e plaquetas.

15 Elementos figurados do sangue e plasma Globulos vermelhos (hemácias), glóbulos brancos (leucócitos) e plaquetas.

16 Hemácias (glóbulos vermelhos) Células sem núcleo e sem organelas como mitocôndrias e lisossomos; são ricas em hemoglobina (cor vermelha) e transportam O 2 e CO 2 ; duram 120 dias.

17 Hemácias e anemia Anemia é definida como a doença na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal como resultado da carência principalmente de ferro e de vitamina B12. Por que um dos sintomas da anemia é fraqueza?

18 Leucócitos (góbulos brancos) Células produzidas, em sua maioria, na medula óssea. Fazem a proteção do nosso corpo contra infecções.

19 Leucócitos e leucemia Com tratar a leucemia? Quais seus sintomas? Literalmente, leucemia significa sangue branco. É, na verdade, uma doença que afeta a medula óssea, em que ocorre produção exagerada de certos tipos de glóbulos brancos (blastos). Células da medula espinhal de um paciente com leucemia linfoblástica.

20 Plaquetas (trombócitos) Formados na medula óssea. Sua principal função é a coagulação do sangue.

21 Plaquetas e hemofilia Existem pessoas que, apesar de possuirem quantidade normal de plaquetas, apresentam dificuldades de coagulação do sangue. São os hemofílicos e a doença se chama hemofilia.

22 Plaquetas e hemofilia No plasma, existem elementos (proteínas) que são chamadas de fatores de coagulação, os quais são necessários à coagulação do sangue. Nos hemofílicos esses fatores são deficientes. Como tratá-la? Por que é hereditária?

23 Grande circulação e pequena circulação A circulação é dupla no homem. Nosso coração bombeia sangue para todas as partes do corpo. Existem dois circuitos principais de distribuição de sangue: pequena e grande circulação.

24 Grande circulação e pequena circulação A pequena circulação ou circulação pulmonar conecta o coração com os pulmões e a grande circulação ou circulação sistêmica manda o sangue para todo o organismo e o recebe de volta.

25 Cardiopatias (risco cardiovascular)

26 Cardiopatias e estilo de vida Os principais fatores de risco que dependem do estilo de vida são fumo, colesterol alto, sedentarismos, obesidade, diabetes mellitus, estresse.

27 Cardiopatias: hipertensão O sangue exerce pressão nos vasos sanguíneos. O normal é 120/80mmHg no adulto. Valores acima de 140/90mmHg é considerado hipertensão. É doença grave? Como preveni-la? Como tratá-la?

28 Cardiopatias: arteriosclerose Estreitamento e endurecimento das artérias, devido ao acúmulo de placas (ateromas) em suas paredes.

29 Cardiopatias: infarto do miocárdio Interrupção do fornecimento de sangue a uma parte do miocárdio, causada pela obstrução 9fechamento) de uma das artérias coronárias. Infarto do miocárdio

30 Pesquisas complementares (internet) 1. Transfusões de sangue (ABO, fator RH); 2. Sistema linfático; 3. AIDS e sistema imunológico;


Carregar ppt "Sistema Cardiovascular Colégio INEDI - Turmas 71 e 72."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google