A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Constituição do coração

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Constituição do coração"— Transcrição da apresentação:

1 Constituição do coração

2 Veia cava superior A veia cava superior é uma das duas principais veias sistêmicas, ou seja, que vêm do organismo e desaguam no átrio direito do coração. Ela drena o sangue que vem da cabeça e dos membros superiores. Por ela circula sangue venoso, pobre em oxigênio e rico em gás carbônico.

3 Aurícula direita Esta cavidade do coração recebe o sangue venoso proveniente das veias cavas e envia-o, através da valva tricúspide, para o ventrículo direito. Cada atrio possui um apêndice, o qual, visto na superfícies externa do coração, se assemelha a uma orelha de animal e recebe, por isso, o nome de aurícula

4 Ventrículo direito Ventrículo direito é a cavidade do coração responsável pelo bombeamento do sangue na circulação pulmonar. Recebe o sangue venoso do átrio direito. Deságua no tronco da artéria pulmonar, de quem é separado pela válvula pulmonar.

5 Trucúspide A valva tricúspide é uma valva que separa duas cavidades do coração , o átrio direito (ou aurícula direita) e o ventriculo direito. É composta de um anel de sustentação, que fixa três componentes ou cúspides , de onde se origina seu nome. Se encontra aberta na diástole cardiaca , permitindo a passagem do sangue do átrio para o ventrículo. Quando ocorre a contração do ventrículo, na sistole cardiaca, esta valva se fecha, impedindo o refluxo do sangue.

6 Veia cava inferior Na anatomia humana, a veia cava inferior é a principal veia que transporta o sangue venoso do abdómen e dos membros inferiores para o coração.

7 Artéria pulmonar As artérias pulmonares levam sangue do coração para os pulmões. Elas são as únicas artérias (além das artérias umbilicais) que transportam sangue pobre em oxigênio (sangue venoso). Essa característica faz com que em livros de anatomia as artérias pulmonares sejam coloridas de azul, ao invés de vermelho, a cor do resto das artérias corporais nos livros.

8 Artéria aorta Aorta é o nome dado á maoir e mais importante artéria do sistema circulatório do corpo humano.Dela se derivam todas as outras artérias do organismo. A aorta se inicia no coração, na base do ventrículo esquerdo, e termina á altura da quarta vértebra lombar, onde se dividem nas artérias ilícas comuns.Ela leva sangue oxigenado para todas as partes do corpo através da circulação sistêmica.

9 Veias pulmonares As veias pulmonares são veias que carregam sangue rico em oxigênio(sangue arterial)dos pulmões para o átrio esquerdo do coração.Elas são as únicas veias da circulação pós-fetal do corpo humano que carregam sangue oxigenado(vermenho).

10 Aurícula esquerda Recebe o sangue arterial, rico em oxegênio, proveniente das veias pulmonares e envia-o através da valva mitral ou bicúspide, para o ventricúlo esquerdo.

11 Bicúscpide È a valva cardíaca que separa o átrio esquerdo(aurícula esquerda)do ventriculo esquerdo impedindo que o sangue recue para a aurícula após ser bombeado desta para o ventículo.

12 Ventrículo esquerdo O ventriculo esquerdo do coração humano fica debaixo do átrio esquerdo.Entre eles fica a valva mitral.somente com duas cuspides. No ventrículo esquerdo existem também as cordas tendineas e os músculos papilares. Deságua na Aorta, de quem é separado pela valva aórtica.

13 Septo Um septo, em geral, é uma partição que separa duas cavidades ou dois espaços que contêm um material menos denso.

14 Bibliografia


Carregar ppt "Constituição do coração"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google