A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONSTITUIÇÃO DO CORAÇÃO. Veia Cava Superior A veia cava superior é uma das duas principais veias sistêmicas, ou seja, que vêm do organismo e desaguam.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONSTITUIÇÃO DO CORAÇÃO. Veia Cava Superior A veia cava superior é uma das duas principais veias sistêmicas, ou seja, que vêm do organismo e desaguam."— Transcrição da apresentação:

1 CONSTITUIÇÃO DO CORAÇÃO

2

3 Veia Cava Superior A veia cava superior é uma das duas principais veias sistêmicas, ou seja, que vêm do organismo e desaguam no átria direito do coração. Ela drena o sangue que vem da cabeça e dos membros superiores. Por ela circula sangue venoso, pobre em oxigénio e rico em gás carbónico.

4 Veia Cava Inferior A veia cava inferior é a principal veia que transporta o sangue venoso do abdómen e dos membros inferiores para o coração. Forma-se a nível da quinta vértebra lombar através da junção das veias ilíacas comuns, e termina na auricula direita ou átrio direito

5 Válvula Pulmonar A Válvula pulmonar é a que separa o ventrículo direito cardíaco do tronco da artéria pulmonar. Se encontra aberta na sístole cardíaca, permitindo a passagem do sangue do ventrículo para a circulação pulmonar.

6 Auricula direita Esta cavidade do coração recebe o sangue venoso proveniente das veias cavas e envia-o, através da válvula tricúspide, para o ventrículo direito. Cada atrio possui um apêndice, o qual, visto na superfícies externa do coração, se assemelha a uma orelha de animal e recebe, por isso, o nome de aurícula

7 Auricula esquerda A auricula esquerda é a cavidade do coração que recebe o sangue arterial, proveniente das veiaspulmonares. Deságua no ventrículo esquerdo, de quem é separado pela válvula mitral.

8 Válvula Tricuspide A valvula tricúspide é uma válvula que separa duas cavidades do coração: aurícula direita e o ventrículo direito. É composta de um anel de sustentação, que fixa três componentes ou cúspides, de onde se origina seu nome.

9 Ventriculo Direito O ventrículo direito é a cavidade do coração responsável pelo bombeamento do sangue na circulação pulmonar. Recebe o sangue venoso da auricula direita. Deságua no tronco da artéria pulmonar, de quem é separado pela válvula pulmonar.

10 Ventriculo Esquerdo O ventrículo esquerdo do coração humano fica abaixo da artéria esquerda. Entre eles fica a válvula mitral, somente com duas cúspides. No ventrículo esquerdo existem também as cordas tendíneas e os músculos papilares. Deságua na Aorta, de quem é separado pela válvula aórtica.

11 ARTÉRIA AORTA Aorta é o nome dado à maior e mais importante rtéria do sistema circulatório do corpo humano. Dela derivam todas as outras artérias do organismo. A aorta se inicia no coração, na base do ventrículo esquerdo, e termina à altura da quarta vértebra lombra, onde se divide nas artérias ilíacas comuns. Ela leva sangue oxigenado para todas partes do corpo através da circulação sistémica.

12 BIBLIOGRAFIA Dcula_direita o


Carregar ppt "CONSTITUIÇÃO DO CORAÇÃO. Veia Cava Superior A veia cava superior é uma das duas principais veias sistêmicas, ou seja, que vêm do organismo e desaguam."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google