A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Www.vestibular1.com.br Sistema circulatório Departamento : Medicina - hematologia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Www.vestibular1.com.br Sistema circulatório Departamento : Medicina - hematologia."— Transcrição da apresentação:

1 Sistema circulatório Departamento : Medicina - hematologia

2 A circulação fechada Nos homens, assim como nos outros vertebrados, a circulação é do tipo fechada, isto é, o sangue só circula no interior dos vasos. Desse modo ele percorre mais depressa por todo o corpo. Os vasos ramificam-se por toda parte do corpo até originar ramos mais finos (capilares) que permitem as trocas gasosas e metabólicas entre as células e o sangue.

3 Os vasos sanguíneos A distribuição de sangue pelo corpo é feita por uma rede bastante ramificada por vasos. Há três tipos básicos deles : artérias, veias e capilares.

4 Artérias As artérias são vasos que conduzem o sangue do coração para os órgãos e os tecidos. Nas paredes das artérias há uma camada de musculatura lisa; isso lhe da elasticidade e resistência. A principal artéria do corpo humano é a AORTA. Depois de deixar o coração ela se ramifica e dá origem a diversas outras: carótidas subclávias mesentéricas hepática renais ilíacas

5 Veias As veias são vasos que trazem o sangue dos tecidos para o coração. Suas paredes são formadas pelas três mesmas camadas encontradas nas artérias; porém são bem mais finas. As veias são dotadas de pouca elasticidade. Porque não ocorre refluxo sanguíneo? Porque no interior das veias existem válvulas que impedem o refluxo. Existem tipos de veias, entre elas: jugulares subclávias renais ilíacas

6 Capilares Os capilares são ramificações muito finas de arteríolas e vênulas. O diâmetro de alguns desses vasos é tão pequenos que se assemelham a fios de cabelos. As paredes dos capilares são muito finas, formada por uma única célula epiteliais achatadas como o endotélio encontrado nas artérias.

7 O coração O coração é um órgão musculoso, oco, situado dentro da caixa torácica logo abaixo do osso esterno e ligeiramente voltado para o lado esquerdo. Seu tamanho é equivalente ao punho fechado e sua massa fica em torno de 300 g. O músculo que forma o coração recebe o nome de miocárdio. Externamente o coração é revestido por uma membrana serosa, o pericárdio. Internamente a membrana que reveste o coração é o endocárdio.

8 O átrio direito comunica-se com o ventrículo direito por meio da válvula tricúspide. Por sua vez o átrio esquerdo faz comunicação com o ventrículo esquerdo pela válvula bicúspide ou mitral.

9 O coração é uma bomba! Ö Ele impulsiona o sangue de modo que ele seje distribuído por todo o corpo. Veja agora as artérias e veias que estão ligadas diretamente ao coração. Ao átrio direito chegam dois vasos : veia cava superior e veia cava inferior. Do ventrículo direito sai um vaso : a artéria pulmonar. Ao átrio esquerdo chegam quatro vasos : as veias pulmonares. Do ventrículo esquerdo sai a artéria AORTA.

10 Como ocorre a circulação? SÍSTOLE Movimento de CONTRAÇÃO DIÁSTOLE Movimento de RELAXAMENTO

11 Funcionamento da circulação... O sangue entra pelo átrio direito em diástole pelas veias cavas superiores e inferiores. O átrio direito faz sístole e ele é passado para o ventrículo direito pela válvula tricúspide e depois o ventrículo direito faz sístole fazendo que o sangue vá para a artéria pulmonar e vá para o pulmão. No pulmão é realizado as trocas gasosas que chamamos de HEMATOSE. O sangue chega do pulmão e retorna ao coração por meio das veias pulmonares ele retorna ao átrio esquerdo em diástole. O átrio esquerdo faz sístole e ele é passado pelo ventrículo esquerdo por meio da válvula mitral ou bicúspide, logo o ventrículo direito faz sístole e o sangue é passado pela artéria AORTA onde ele é distribuído para TODO O CORPO! =)

12 TIPOS DE CIRCULAÇÃO Pequena circulação: CORAÇÃO PULMÕES CORAÇÃO. Grande circulação: CORAÇÃO CORPO CORAÇÃO.

13 Doenças do sistema circulatório... Hipertensão; Infarto do miocárdio; Arteriosclerose; Isquemia cerebral; Flebite; Angina de peito; Aneurisma; Varizes; Doenças de Chagas; Colesterol.

14 Fim Espero que tenha aprendido alguma coisa... Próxima apresentação : O sangue e o sistema ABO.


Carregar ppt "Www.vestibular1.com.br Sistema circulatório Departamento : Medicina - hematologia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google