A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA CARDIOVASCULAR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA CARDIOVASCULAR"— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA CARDIOVASCULAR

2 O Sistema Cardiovascular
Função: Distribuir nutrientes e oxigênio para todo o corpo. Recolher dióxido de carbono e excretas. Constituição: Vasos Sanguíneos Artérias Veias Capilares Coração Átrios Ventrículos Sangue Vasos Linfáticos

3 ARTÉRIAS: Saem do coração. Paredes com camadas de células musculares fortes e elásticas. VEIAS: Chegam ao coração. Com válvulas no interior (impedir refluxo). CAPILARES: Muito finos. Levam substâncias às células. Recolhem resíduos.

4 OS MOVIMENTOS OCORREM EM MOMENTOS DISTINTOS
CORAÇÃO Músculo que se contrai 40 milhões de vezes/ano. Quatro cavidades: 2 átrios (recebem o sangue). 2 ventrículos (impulsionam o sangue), espessa musculatura. Nosso coração tem 2 circuitos independentes: Lado esquerdo: circula sangue oxigenado Lado direito: circula sangue rico em gás carbônico *Eles não se misturam. Átrio esquerdo valva mitral Ventrículo esquerdo Átrio direito valva tricúspide Ventrículo direito *As valvas evitam o refluxo. OS MOVIMENTOS OCORREM EM MOMENTOS DISTINTOS SÍSTOLE: Contração das câmaras. O sangue vai para as artérias. DIÁSTOLE: Relaxamento dos músculos das câmaras. Elas enchem de sangue.

5

6 TECIDO SANGUÍNEO SANGUE: Parte líquida: plasma
Parte sólida: células hemácias leucócitos produzidas na medula óssea plaquetas vermelha PLASMA HEMÁCIAS LEUCÓCITOS PLAQUETAS Rico em água, ptn, sais,hormônios, nutrientes e gases Eritrócitos ou glóbulos vermelhos Côncavos, sem núcleo, vivem 120 dias Glóbulos brancos, esféricos, com núcleo. Defesa do corpo Fragmentos de células, incolores e irregulares. Coagulação do sangue Ptn: imunoglobulina fibrinogênio 1mm3 ( 4,5 a 6,5 milhões) Transporte de O2 Neutrófilos, eosinófilos, linfócitos, basófilos etc 1mm3 (150 a 400 mil)

7 CIRCULAÇÃO DUPLA: PEQUENA E GRANDE - O SANGUE PASSA 2 VEZES PELO CORAÇÃO
GRANDE (CORAÇÃO-CORPO-CORAÇÃO) Transporta sangue a todas as células O sangue sai do ventrículo esquerdo, passa pela artéria aorta e chega as células. Ocorre troca gasosa e volta por veias e desemboca nas veias cavas superior e inferior. Chega ao átrio direito. PEQUENA(CORAÇÃO-PULMÕES-CORAÇÃO) Transporta sangue aos pulmões O sangue sai do ventrículo direito pela artéria pulmonar e chega aos pulmões. Oxigena, chegando pelas veias pulmonares. Chega ao átrio esquerdo.

8 OBS: Sangue arterial - é o que circula pelas artérias. Parte (sai) do coração. Sangue venoso - é aquele que circula pelas veias. Chega ao coração. DEFESAS DO CORPO Contamos com o sistema imunitário. Ele forma um espécie de defesa. Mantém equilíbrio entre as diferentes células do nosso corpo, controlando sua proliferação, no caso de bactérias úteis: vivem no corpo (pele, tecidos, sistema respiratório e digestório, suor, lágrima e saliva) e no intestino. Quando um microrganismo ataca nosso corpo, entra em ação um exército que faz a fagocitose.

9 CÉLULAS DO SISTEMA IMUNITÁRIO
Neutrófilos - Que fagocitam e destroem bactérias; Basófilos - Que segregam substâncias como a heparina, de propriedades anticoagulantes, e a histamina; Eosinófilos - Que aumentam seu número e se ativam na presença de certas infecções e alergias; Linfócitos - Que desempenham um papel importante na produção de anticorpos e na imunidade celular; ´ Monócitos - Que digerem substâncias estranhas não bacterianas.

10 DEFESAS ARTIFICIAIS DO NOSSO CORPO
VACINA – Ativa, que introduz antígeno, fazendo o corpo produzir anticorpos. SORO – O antígeno é introduzido em um animal (cavalo) e esse produz os anticorpos. Do seu sangue é preparado um soro. ☻ ☻ ☻ Anticorpos: Ptns produzidas pelos linfócitos que combinam especificamente com as substâncias estranhas tornando-as inativas. Cada anticorpo reage a um antígeno. Antígeno: toda substância estranha que desencadeia produção de anticorpos.

11 aglutinina anti-A e aglutinina anti-B.
GRUPOS SANGUÍNEOS O fornecimento seguro de sangue requer o conhecimento dos grupos sanguíneos. Nos seres humanos existem os seguintes tipos básicos de sangue em relação aos sistema ABO: grupo A, grupo B, grupo AB e grupo O. Cada pessoa pertence a um desses grupos sanguíneos.  Nas hemácias humanas podem existir dois tipos de PROTEÍNAS: aglutinogênio A aglutinogênio B De acordo com a presença ou não dessas PROTEÍNAS, o sangue é assim classificado Grupo A – possui somente o aglutinogênio A; Grupo B – possui somente o aglutinogênio B; Grupo AB – possui somente o aglutinogênio A e B; Grupo O – não possui aglutinogênios. No plasma sanguíneo humano podem existir duas PROTEÍNAS, chamadas aglutininas: aglutinina anti-A e aglutinina anti-B.

12 Se uma pessoa possui aglutinogênio A, não pode ter aglutinina anti-A.
Da mesma maneira, se possui aglutinogênio B, não pode ter aglutinina anti-B. Caso contrário, ocorrem reações que provocam a aglutinação ou o agrupamento de hemácias, o que pode entupir vasos sanguíneos e comprometer a circulação do sangue no organismo. Esse processo pode levar a pessoa à morte. Grupo sanguíneo Aglutinogênio (Antígeno) Aglutinina (Anticorpo) A Anti-B B Anti-A AB Não possui O Anti-A e Anti-B

13 COMO ACONTECE A DOAÇÃO Grupo O: Doador Universal
Grupo AB: Receptor Universal

14 CIRCULAÇÃO LINFÁTICA Sistema linfático: linfa, vasos linfáticos, linfonodos (gânglios linfáticos), baço, timo e tonsilas palatinas (amígdalas). É um importante componente do sistema imunológico, pois colabora com glóbulos brancos para proteção contra bactérias e vírus invasores. Possui três funções interrelacionadas: (1) remoção dos fluidos em excesso dos tecidos corporais, (2) absorção dos ácidos graxos e transporte subsequente da gordura para o sistema circulatório e, (3) produção de células imunes (como linfócitos, monócitos e células produtoras de anticorpos conhecidas como plasmócitos). Os vasos linfáticos têm a função de drenar o excesso de líquido que sai do sangue e banha as células. Esse excesso de líquido que circula nos vasos linfáticos e é devolvido ao sangue chama-se linfa. A circulação linfática é responsável pela absorção de detritos e macromoléculas que as células produzem durante seu metabolismo, ou que não conseguem ser captadas pelo sistema sanguíneo.

15 DOENÇAS DO SISTEMA CARDIOVASCULAR
Fatores de risco Alto nível de colesterol no sangue Pressão arterial elevada Obesidade Vida sedentária Fumo Diabetes Predisposição genética Idade INFARTO DO MIOCÁRDIO: é o ataque cardíaco provocado pela obstrução das artérias coronárias, impedindo as células musculares do coração de receberem oxigênio, portanto levando-as a morte. ATEROSCLEROSE: Endurecimento das paredes das artérias, pela deposição de colesterol e cálcio. HIPERTENSÃO: Aumento da pressão que o sangue faz sobre a parede das artérias, podendo ocorrer sua ruptura (derrame). ANEMIA: Diminuição de glóbulos vermelhos por alimentação desequilibrada. COMO PREVENIR AS ALTERAÇÕES CARDIOVASCULARES Prática regular de exercícios físicos. Não consumir gorduras em excesso. Evitar uso excessivo do sal (aumenta pressão e retém líquidos) Manter peso corporal dentro do limite regular.


Carregar ppt "SISTEMA CARDIOVASCULAR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google