A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMO TER UMA VIDA SAUDÁVEL. Ter uma Vida Saudável, é você ter ATITUDES SAUDÁVEIS Todos os Dias. Para que você tenha QUALIDADE DE VIDA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMO TER UMA VIDA SAUDÁVEL. Ter uma Vida Saudável, é você ter ATITUDES SAUDÁVEIS Todos os Dias. Para que você tenha QUALIDADE DE VIDA."— Transcrição da apresentação:

1 COMO TER UMA VIDA SAUDÁVEL. Ter uma Vida Saudável, é você ter ATITUDES SAUDÁVEIS Todos os Dias. Para que você tenha QUALIDADE DE VIDA.

2

3 Como Ter Uma Vida Saudável PRINCÍPIO DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL É: O EQUILÍBRIO ENTRE A VARIEDADE E A QUANTIDADE. QUANTIDADE.

4

5

6

7 Como Ter Uma Vida Saudável A DISTRIBUIÇÃO DA GORDURA NA REGIÃO ABDOMINAL ESTA RELACIONADA COM O AUMENTO OU UMA PRÉ-DISPOSIÇÃO Á DOENÇAS CARDIOVASCULARES.

8

9 Como Ter Uma Vida Saudável CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO NUTRICIONAL RELAÇÃO CINTURA QUADRIL – (C/Q): É A CIRCUNFERÊNCIA DA CINTURA ABDOMINAL DIVIDIDA PELA CIRCUNFERÊNCIA DO QUADRIL. PARA MULHERES: C/Q = MENOR QUE 0,88 PARA HOMENS: C/Q = MENOR QUE 102

10 Como Ter Uma Vida Saudável A SIMPLES MEDIDA DA CIRCUNFERÊNCIA ABDOMINAL TAMBÉM JÁ É CONSIDERADA UM INDICADOR DO RISCO DE COMPLICAÇÕES DA OBESIDADE. RISCO NÃO EXCEDER RISCO NÃO EXCEDER MULHERES 80 CM 88 CM MULHERES 80 CM 88 CM HOMENS 94 CM 102 CM HOMENS 94 CM 102 CM

11 Como Ter Uma Vida Saudável IMC (ÍNDICE DE MASSA CORPORAL) IMC = PESO ALTURA² IMC DE 19 A 25: PESO NORMAL, SITUAÇÃO IDEAL. IMC DE 25 A 30: SOBREPESO. IMC DE 30 A 35: OBESIDADE. IMC ACIMA DE 35: OBESIDADE MÓRBIDA.

12

13

14 Como Ter Uma Vida Saudável HIPERTENSÃO ARTERIAL OU PRESSÃO ALTA É A ELEVAÇÃO DA PRESSÃO SANGUINEA DENTRO DAS ARTÉRIAS. QUANDO O SANGUE É BOMBEADO COM MUITA INTENSIDADE PELO CORAÇÃO, OBRIGANDO-AS A EXPANDIR-SE MAIS QUE O NORMAL.

15 Como Ter uma Vida Saudável ALGUMAS COMPLICAÇÕES: INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO. ATEROSCLEROSE (endurecimento das artérias em decorrência da obstrução por Placas de Gorduras (ATEROMAS). DERRAME CEREBRAL ou AVC. IMPOTÊNCIA SEXUAL.

16 Como Ter Uma Vida Saudável : CAUSAS DA HIPERTENSÃO: HEREDITÁRIAS. EXCESSO DE PESO. STRESS. SEDENTARISMO. TABAGISMO. BEBIDAS ALCÓOLICAS. EXCESSO DE SAL NA ALIMENTAÇÃO.

17 Como Ter Uma Vida Saudável VALORES CONSIDERADOS NORMAIS: 120/80 mmHhg (milímetros de mercúrio). VALORES CONSIDERADOS HIPERTENSOS. 140/90 mmHhg (milímetros de mercúrio) já caracterizam HIPERTENSÃO.

18 REDUZIR O CONSUMO DO SAL e de CAFÉ. (o café é rico em Oxalato e diminui a absorção de outros Nutrientes pelo organismo, portanto seu consumo após as refeições deve ser evitado). LIMITAR O CONSUMO DE MANTEIGA, CARNES GORDUROSAS E EMBUTIDOS (salame, mortadela, presunto, linguiça).

19 Como Ter Uma Vida Saudável DÊ PREFERÊNCIA A LEITE E DERIVADOS DESNATADOS. AUMENTE O CONSUMO DE LEGUMES, DE VEGETAIS FRESCOS, FRUTAS E CEREAIS INTEGRAIS. EVITE BICARBONATO DE SÓDIO, MOLHO DE SOJA, CONSERVANTES E AMACIANTES PARA CARNE.

20 Como Ter Uma Vida Saudável SÓ BEBA ÁGUA FILTRADA E SUCOS NATURAIS. ELIMINE O REFRIGERANTE e SUCOS EM PÓ. FAÇA UM REPOUSO ADEQUADO (FÍSICO E MENTAL).

21

22 Como Ter Uma Vida Saudável O VINHO TINTO, juntamente com outros alimentos já citados, favorece as ARTÉRIAS CORONÁRIAS a ficarem MENOS OBSTRUÍDAS. LIMÍTE-SE SOMENTE A 02 (DUAS) TAÇAS DIÁRIAS. Comer 03 vezes por semana, 02 pedaços pequenos de CHOCOLATE MEIO-AMARGO, pois segundo pesquisadores alemães (estudo feito em 2007) ajuda a abaixar a pressão.

23 INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO O Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), É uma doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. No entanto, o tratamento é mais efetivo quando iniciado dentro da primeira hora de início dos sintomas.

24 INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO Conceito: Infarto Agudo do Miocárdio se refere à morte de parte do músculo cardíaco (miocárdio), que ocorre de forma rápida (ou aguda) devido à obstrução do fluxo sanguíneo das artérias coronárias para o coração.

25 INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO Trata-se de uma doença onde há a ACÚMULO de PLACAS de GORDURA dentro das paredes das Artérias Coronárias. (são vasos sanguíneos que irrigam o coração).

26 INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO FATORES DE RISCO PARA O INFARTO QUE PODEM SER CONTROLADOS:. MAUS HÁBITOS ALIMENTARES. Tabagismo ou hábito de fumar. Hipertensão arterial. Colesterol alto. Sobrepeso e obesidade. Sedentarismo. Diabetes (glicose aumentada no sangue).

27 INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO Colesterol e Triglicérides Elevados (é um tipo de gordura produzida pelo Fígado extraído de alimentos ricos em Carboidratos e são armazenados nas células como reserva calórica).

28 INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO O QUE CONTRIBUI PARA ELEVAÇÃO DA TAXA DE TRIGLICÉRIDES: ALIMENTAÇÃO INADEQUADA RICA EM CARBOIDRATOS (massas e pão branco) e RICA EM GORDURAS (carnes gornas e frituras). EXCESSO DE PESO. DIABETES. SEDENTARISMO. BEBIDAS ALCÓOLICAS. CIGARRO. STRESS.

29 INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO Dentre os sintomas mais comuns, podemos citar: Dor no peito ou desconforto toráxico: são os sintomas mais comuns do infarto. A dor ou desconforto ocorrem geralmente no centro do peito, com características do tipo pressão ou aperto, de grau moderado a intenso.

30 INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO Outros sintomas observados durante um infarto são: *Sensação de desconforto nos ombros, braços, dorso (costas), pescoço, mandíbula ou no estômago. *Algumas pessoas podem ainda sentir uma sensação de dor tipo aperto nos braços e sensação de incômodo na língua ou no queixo.

31 INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO Palidez da pele, suor frio pelo corpo, inquietação, palpitações e respiração curta também podem ocorrer. Pode haver também : vômitos, tonturas, confusão mental, desmaios.

32 Dieta para Diabéticos PONTOS IMPORTANTES: É fundamental que a dieta seja seguida todos os dias, mesmo nas férias e finais de semanas. 1.É importante comer pouca quantidade por vez e várias vezes por dia, tentar manter um intervalo de 3hs a 4horas entre cada refeição. 2.Não coma muito numa refeição, ficando depois várias horas sem comer.

33 Se for atrasar uma refeição principal (almoço ou jantar) coma alguma coisa mais leve, enquanto espera. Se você não fizer isso, pode ter uma Hipoglicemia. (queda dos níveis de glicose sanguíneo).

34 3. Você pode comer qualquer tipo de fruta, mas não deve comer mais de 01(uma) fruta de cada vez, por isso deve-se evitar sucos de frutas concentrados. (Um copo de suco de laranja por exemplo contém 3 a 4 laranjas, e daí sua taxa de glicemia subirá muito.)

35 4.Arroz, Feijão, Massas. (Podem ser consumidos em quantidades moderadas, e devem ser sempre acompanhadas de verduras e legumes). 5.GORDURAS DEVEM SER EVITADAS. (principalmente se você estiver com excesso de peso ou tiver alterações de colesterol e triglicérides).

36 6. Queijos gordos (amarelos) devem ser evitados, é melhor comer Queijo Branco ou Ricota e prestar atenção para não exagerar na quantidade. 7.Use sempre Manteiga sem sal ao invés de margarina.

37 8. Cozinhe e tempere alimentos com óleos vegetais (milho, soja, girassol, azeite e limão). 9. Carnes branca ( peixe e aves) são preferíveis às vermelhas, antes de preparar as aves retire sua pele.

38 Dicas: ** As frutas mais doces são: banana, caqui, figo e uva; e as que têm menos açúcar são o abacaxi, morango e melancia. - Queijos magros, Carnes magras. - Óleo vegetal em pouca quantidade - O consumo de fibras melhora o controle do diabetes, além de trazer benefícios à saúde.

39 Recomendações Importantes: - Utilizar adoçante ao invés do açúcar. - Praticar exercícios físicos regularmente. ** A obesidade é prejudicial ao diabético. No caso de pessoas obesas, a perda de 10% de peso pode facilitar o controle de diabetes.

40

41

42

43

44

45 MARLENE RODRIGUES CRN: 1435-T


Carregar ppt "COMO TER UMA VIDA SAUDÁVEL. Ter uma Vida Saudável, é você ter ATITUDES SAUDÁVEIS Todos os Dias. Para que você tenha QUALIDADE DE VIDA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google