A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Uma estratégia para começar bem o dia!

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Uma estratégia para começar bem o dia!"— Transcrição da apresentação:

1 Uma estratégia para começar bem o dia!
Um bom café da manhã Uma estratégia para começar bem o dia! Nutricionista Fernanda Serpa

2 Qual é a sua desculpa para não tomar um bom café da manhã?
"Quero manter o meu peso." “Levanto cedo e não tenho tempo." "Não tenho fome quando acordo." "Não existem opções saudáveis – todas aquelas comidas são cheias de açúcar, gordura ou colesterol."

3 Segundo os orientais... Segundo os ocidentais...
O alimento de manhã é ouro, à tarde é prata e à noite mata. Segundo os ocidentais... A alimentação correta é aquela com café da manhã de rei, almoço de príncipe e jantar de mendigo.

4 Possíveis conseqüências quando pulamos essa refeição...
Desatenção Falta de concentração Sudorese Náusea Sensação de desmaio Fraqueza Alterações de humor Maior risco de diabetes, obesidade e doença cardíaca

5 Tomar o café da manhã é realmente importante?
 Com o café da manhã, não só se começa melhor o dia como também se obtêm benefícios a longo prazo. - aumenta-se o consumo de vitaminas e minerais e diminui-se o consumo de gorduras e colesterol, mais do que quem prefere não fazer esta refeição.  A omissão pode influenciar negativamente o nosso metabolismo durante o dia. - aumentam-se as chances de escolher alimentos pesados e que saciem o apetite rapidamente, mas que nem por isso sejam mais nutritivos.

6 Tomar o café da manhã é realmente importante?
 Com a ajuda de nutrientes essenciais ocorre o fornecimento de energia que o corpo precisa para trabalhar bem, garante o bom humor pela manhã, a capacidade de aprendizado e a disposição para os exercícios  Ajuda a estabelecer as funções do aparelho digestivo  Outro comportamento alimentar anormal da pessoa que não toma o café da manhã é o do beliscar (come pequenas porções de alimento durante todo o dia e não tem fome para fazer refeições bem definidas)

7 MAS O QUE É UM BOM CAFÉ DA MANHÃ?
Um bom café da manhã contém carboidratos, proteínas, vitaminas, minerais e pequena quantidade de gordura. Boas opções incluem cereais, frutas e laticínios pobres em gordura. Dê preferência aos cereais ricos em fibras e sem grande quantidade de açúcar (ex: aveia)‏

8 Escolha 1 item de cada 1 dos seguintes grupos (o que vai variar é a quantidade):
Frutas e verduras Frutas e verduras frescas, além de sucos sem açúcar Cereais Cereais, pães e torradas integrais. Proteínas: Peito de peru, queijo branco, ricota, cottage, pasta de soja, leite de soja, leite ou iogurte desnatado, ovo cozido, pasta de atum.

9 ACABARAM-SE AS DESCULPAS...
Não existe, necessariamente, um horário ideal para tomar café da manhã. Isso depende da rotina de cada um. O importante é não pular as refeições e manter um intervalo de, no máximo, quatro horas entre elas. Se a desculpa para não tomar café da manhã é falta de tempo, prepare o seu café na noite anterior e acorde dez minutos antes, ou leve alguma coisa para comer no escritório.

10 ACABARAM-SE AS DESCULPAS...
Se o problema for a falta de fome, procure comer menos à noite, automaticamente passará a sentir fome no café da manhã. Sem sacrifício, você estabelecerá o equilíbrio ideal de apetite ao longo do dia. Tente ingerir pequenas porções de alimentos e vá aumentando o consumo gradativamente, de acordo com a sua tolerância.

11 Grande risco para os diabéticos...
Para os indivíduos diabéticos que fazem uso de insulina ou hipoglicemiantes orais pular uma refeição como o café da manhã, acarretará grande risco de hipoglicemia. A conseqüência disso será o aumento do apetite e do peso corporal.

12 Para os praticantes de atividade física...
Quem pratica atividade física logo cedo precisa redobrar a atenção com o café da manhã. Deixar de comer antes da aula não faz com que o corpo queime mais calorias A pessoa pode desmaiar durante a aula se estiver em jejum (hipoglicemia)‏ "Deixar de tomar café para emagrecer é a pior escolha, pois o organismo vai economizar energia como forma de defesa e o metabolismo ficará mais lento"

13 Uma alimentação anterior a prática de atividade física deve seguir as seguintes características:
Ajudar ou minimizar desconforto gastrintestinal; Ajudar a prevenir sensações de fome, tontura ou cansaço; Servir de combustível adequado para suprir, primariamente, necessidades de carboidrato no sangue e músculos; Suprir as necessidades de água orgânica.

14 Algumas sugestões de café da manhã: Granola com iogurte desnatado e frutas Sanduíche de pão integral, queijo branco, peito de peru e suco de laranja Torrada integral com pasta de soja, chá e mamão papaya Banana com iogurte desnatado, farelo de aveia e mel Cereal (linhaça, germe de trigo, quinua...) com leite de soja e morangos

15 + + + Qual a sua nota para esse café da manhã (0 a 10)?
Suco de laranja Biscoito clube social Geléia de Morango Requeijão Nota 5: café da manhã rico em calorias, carboidratos e gordura

16 Qual a sua nota para esse café da manhã (0 a 10)?
+ + + Manteiga Presunto Café com leite com açúcar Pão francês Nota 4: café da manhã pobre em fibras, vitaminas e minerais. Além disso é rico em carboidratos e gorduras

17 Qual a sua nota para esse café da manhã (0 a 10)?
+ + + Linhaça Água de coco Ovo quente Salada de fruta Nota 10: Excelente escolha!!! Principalmente para os intolerantes ao glúten e a lactose. Refeição equilibrada em proteínas, vitaminas, minerais e fibras.

18 Qual a sua nota para esse café da manhã (0 a 10)?
+ + Torrada Queijo branco Chá Nota 7: café da manhã com poucas calorias, mas pobre em fibras, vitaminas e minerais.

19 Qual a sua nota para esse café da manhã (0 a 10)?
+ + + Bolo Croissant Pão de queijo Chocolate quente Nota 2: Péssima escolha!!! Riquíssimo em calorias, carboidratos, gorduras e colesterol

20 Qual a sua nota para esse café da manhã (0 a 10)?
+ + + Castanha Maça Farelo de aveia Leite de soja com ômega-3 Nota 10: Excelente escolha!!! Principalmente para os que precisam controlar a glicemia e o perfil lipídico.

21 Qual a sua nota para esse café da manhã (0 a 10)?
+ + Iogurte Pão integral Pasta de soja Nota 8: Refeição incompleta. Não é necessário 2 fontes de proteína como a pasta de soja e o iogurte, além disso falta uma fonte de vitaminas (ex: 1 fruta)‏

22 Qual a sua nota para esse café da manhã (0 a 10)?
+ + Banana amassada Quinua em flocos Suco de couve com maça verde Nota 10: Excelente escolha!!! Principalmente para os praticantes de atividade física e os que querem uma boa disposição ao longo do dia.

23 OBRIGADA!!! Seu corpo vai agradecer!
“O bom café da manhã ajuda na manutenção do peso ideal, pois permite uma dieta balanceada.” Valorize mais essa refeição e garanta bem-estar e muita saúde. Seu corpo vai agradecer! OBRIGADA!!!

24 Marque o número de itens para os quais você responde "sim":
Você come direito? Marque o número de itens para os quais você responde "sim": 1) Faz menos de duas refeições por dia 2) Come fora mais de quatro vezes por semana 3) Ingere menos de cinco porções de frutas ou vegetais por dia 4) Bebe leite e derivados integrais (c/ gordura)‏ 5) Tem o hábito de comer arroz branco, pães e biscoitos com freqüência 7) Adiciona sal aos pratos servidos à mesa 8) Coloca margarina, manteiga e maionese nos alimentos 9) Consome alimentos ricos em gordura (ex: carnes bovinas gordas, carne de porco, lingüiça, fritura) com freqüência 10) Come frango sem retirar a pele RESULTADO: Até 3 itens  você possui bons hábitos alimentares, que ajudam a prevenir diabetes e doenças cardiovasculares 4 a 10 itens  procure ingerir mais frutas e legumes e diminuir a quantidade de gordura


Carregar ppt "Uma estratégia para começar bem o dia!"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google