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E VERDADES MITOS Cap Serpa– Nutricionista EM NUTRIÇÃO.

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Apresentação em tema: "E VERDADES MITOS Cap Serpa– Nutricionista EM NUTRIÇÃO."— Transcrição da apresentação:

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2 E VERDADES MITOS Cap Serpa– Nutricionista EM NUTRIÇÃO

3 Mitos e Verdades Beber água em jejum emagrece??? NÃO Beber água em jejum, chá quente depois das refeições não elimina nenhum grama de gordura que você ingerir ou a que você tem em seu corpo. O ideal é reduzir a ingestão alimentar com controle da quantidade de carboidratos refinados e gordura saturada ingerida e praticar exercícios aeróbicos.

4 Mitos e Verdades O que caracteriza um alimento diet não é a falta do açúcar, mas sim a retirada total de algum nutriente (açúcar, sódio, gordura, proteína). Em geral destinam- se a grupos específicos, com diabéticos e hipertensos NÃO ALIMENTO DIET É SEM AÇÚCAR ?

5 Mitos e Verdades NÃO ALIMENTO LIGHT É SEM GORDURA ? Os produtos light são aqueles cujo valor energético (calorias) ou conteúdo de algum nutriente (açúcares, gorduras, sódio...) é pelo menos reduzido em 25% quando comparado ao produto na sua apresentação original

6 Mitos e Verdades Pão integral engorda menos que o pão branco?? O pão integral tem a mesma quantidade de calorias que o pão branco, porém com a vantagem de apresentar um maior conteúdo de fibras, que poderão contribuir para a saciedade, melhor funcionamento do intestino e absorção de carboidratos de forma mais lenta. NÃO

7 Mitos e Verdades Quanto menos refeições eu fizer ajudará a emagrecer?? Uma forma saudável de perder peso é comer pequenas quantidades de comida divididas em cinco refeições, que devem incluir uma variedade de alimentos nutritivos e com pouca gordura. NÃO Seu corpo precisa de uma certa quantidade de calorias e nutrientes a cada 3 horas

8 Mitos e Verdades ALIMENTO DIET E LGHT TEM MENOS CALORIAS ? DEPENDE Se um produto for light por ter menos valor energético, será menos calórico. Alguns produtos diet por não conterem açúcar ou gordura também terão menos calorias. MAS NÃO É REGRA (alguns são mais calóricos). VER RÓTULO!!!

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10 Mitos e Verdades ALIMENTO DIET CONTROLA O DIABETES ? NÃO O diabético precisa controlar a ingestão de carboidratos em geral, e não apenas do açúcar. Produtos isentos de açúcar podem ter carboidratos provenientes de outras fontes (ex: biscoitos e bolos diet)

11 Mitos e Verdades Comer depois das 20:00h da noite engorda?? À noite o metabolismo é mais lento. É importante comer alimentos de fácil digestão como legumes, sopas, sucos, frutas. Não importa que hora do dia você come, é o quanto come durante todo o dia que faz ganhar ou perder peso. DEPENDE

12 Mitos e Verdades ADOÇANTE FAZ MAL À SAÚDE ? A quantidade máxima de adoçante que um indivíduo pode consumir por dia é muito alta. Por isso, na maioria dos casos são considerados seguros. No entanto, é aconselhado critério. DEPENDE Para lembrar: os adoçantes não emagrecem, apenas não fornecem calorias à dieta. Por isso, não adianta colocar adoçante no café e adicionar o chantilly!

13 Mitos e Verdades Tomar chope dá barriga?? Na verdade contribui para o ganho de peso de maneira geral, além disso a cerveja como os pães aumentam a produção de insulina que auxilia no depósito da gordura abdominal. Outro problema é a bebida associada a petiscos altamente calóricos. DEPENDE

14 Mitos e Verdades Tudo que é natural é bom para a saúde? Um produto que é considerado natural não é necessariamente seguro para sua saúde. Alguns produtos vendidos na televisão sem orientação de um médico geralmente não são testados cientificamente para comprovar se são seguros ou funcionam. NÃO

15 Mitos e Verdades É possível comer comida saudável em fast foods?? Fast foods podem não fazer mal se você aprender a comer de forma balanceada. Grelhados, saladas e outros alimentos saudáveis também podem ser encontrados em fast foods. Fique de olho na quantidade e na forma de preparo dos alimentos, sem gordura, preferencialmente e jamais fritos. SIM

16 Mitos e Verdades As dietas da moda são ótimas para perder peso?? NÃO Dietas da moda não são a melhor forma de perder peso. Essas "dietas" geralmente limitam ou proíbem alguns tipos de nutrientes. A alimentação deve ser saudável e equilibrada. Ao seguir uma dieta de poucas calorias com um bom equilíbrio entre carboidratos, proteínas e gorduras você perderá peso sem prejudicar seu organismo e terá uma menor probabilidade de recuperar o peso perdido.

17 Mitos e Verdades Substituir o jantar por um lanche é uma boa idéia?? DEPENDE A troca de grandes refeições nem sempre é benéfica, pois pode ser substituída por outro alimento de ALTO valor nutricional.

18 Mitos e Verdades Pessoas com tendência para engordar nunca serão magras?? Com uma alimentação balanceada e atividade física, qualquer pessoa pode emagrecer e manter-se magra. O que não muda é a estrutura óssea e a genética. NÃO

19 Mitos e Verdades Abacaxi ajuda a queimar gorduras?? Nenhum alimento tem o poder de queimar gordura. No máximo, ajuda a acelerar o metabolismo. O abacaxi auxilia a digestão das proteínas, pela presença da enzima bromelina, além de conter boas quantidades de fibras e vitamina C. NÃO

20 Mitos e Verdades Alimentos transgênicos fazem mal a saúde?? SIM São alimentos geneticamente modificados, em laboratórios que sofreram alteração no seu código genético por métodos ou meios que não ocorrem naturalmente. Ex soja, milho. * Aumento das reações alérgicas; *Os transgênicos possuem maior resistência às pragas e pesticidas (conseqüentemente usa-se mais produtos); *Apesar de eliminar pragas prejudiciais, o cultivo de transgênicos pode, também, matar populações benéficas como abelhas, minhocas, outros animais e plantas.

21 Prometo que agora vou tentar ouvir minha nutricionista!


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