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O Mercado de Vending e as Tendências em Alimentação Saudável

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Apresentação em tema: "O Mercado de Vending e as Tendências em Alimentação Saudável"— Transcrição da apresentação:

1 O Mercado de Vending e as Tendências em Alimentação Saudável
Renata Rocha 21/07/2006

2 Cenário No Brasil os dados são extremamente preocupantes e também colocam a obesidade infantil como um problema grave de saúde pública. • Atualmente 40% dos adultos ou 38,8 milhões de brasileiros estão acima do peso. Deste total, 10,5 milhões podem ser considerados obesas. O Excesso de peso triplicou entre crianças e jovens nos últimos 20 anos no país (4 para 14%) • Uma em cada dez crianças em todo o mundo milhões - é obesa. Fonte: ABESO: Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade.

3 O que é uma Alimentação Saudável
Para atender essa nova exigência do mercado é preciso entender o que é uma alimentação saudável. Alimentação quantitativa e qualitativamente equilibrada. Adequada à cada indivíduo. Variada em frutas, verduras e legumes. Que também esteja alinhada com sabor (sensações de prazer). Aliada há hábitos de vida saudáveis Guias: pirâmide alimentar, roda dos alimentos, tabelas nutricionais, rótulos dos produtos.

4 O que é uma Alimentação Saudável
Fontes

5 O que é uma Alimentação Saudável
Definições Importantes Diet: alimentos destinados para dietas com restrições de determinados nutrientes, como açúcar, gordura, proteínas ou sódio (sal). O mais comum são os alimentos destinados aos diabéticos onde o açúcar é substituído por edulcorantes (adoçantes). Light: alimentos com redução comparativa, onde os alimentos podem ter teor reduzido de açúcar, gordura, colesterol ou valor energético. Para valor energético os alimentos light devem ter uma redução mínima de 25% quando comparado com o tradicional (não light).

6 O que é uma Alimentação Saudável
Definições Importantes Gorduras Trans: Gordura formada no processo industrial de hidrogenação, que transforma os óleos vegetais (líquidos) em gorduras (sólidas). O Nome Trans diz respeito ao tipo de ligação química que a molécula de gordura apresenta. Aumentam o colesterol ruim (LDL-C) e reduzem o bom colesterol (HDL-C) no sangue. As gorduras trans possuem propriedades semelhantes à dos ácidos graxos saturados, mas com efeitos biológicos diferentes, uma vez que seu consumo em excesso podem causar dois tipos de alterações nos níveis sanguíneos de lipídios: Aumento dos níveis de LDL-C Redução dos níveis de HDL-C

7 O que é uma Alimentação Saudável
Definições Importantes Transgênicos ou Alimentos Geneticamente Modificados: são alimentos criados em laboratórios onde ocorre a modificação de seus genes (parte do código genético) de espécies diferentes de animais, vegetais ou microorganismos. Rotulagem dos alimentos transgênicos: a descrição da composição do alimento e o gene que foi inserido no produto, devem ser informados nos rótulos dos alimentos.

8 Impactos no Mercado Esse cenário trás como conseqüência uma grande movimentação do mercado. Busca dos consumidores por produtos e serviços que ofereçam opções mais saudáveis. Industrias e empresas prestadoras de serviços iniciam movimentação para atender as novas necessidades dos consumidores. Entidades governamentais e associações começam a discutir a regulamentar de forma a assegurar o bem-estar da população.

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13 Impactos no Mercado Implicações legais
Modificação na rotulagem de alimentos. Legislação sobre publicidade. Implicações na Merenda escolar. E o futuro?

14 Alimentação no ambiente de trabalho
Variáveis PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador): regulamenta e estabelece critérios para as refeições Pequenas refeições: Café da manhã e Lanche = mínimo de 300 Kcal Grande refeições: Almoço, Jantar e Ceia= mínimo de1400 Kcal ( Kcal); Ideal: 2000 kcal/dia deveria seguir seguinte divisão Café da manhã 500 kcal (25%) Lanches (manhã e tarde) = 150kcal (7,5% cada) Almoço = 700 kcal (35%) Jantar = 500 (25%)

15 Alimentação no ambiente de trabalho
Variáveis Grande parte dos trabalhadores ficam no ambiente de trabalho das 8:00 às 18:00 h. Refeições: Lanches e Almoço Valor energético total: 1000 kcal

16 Alimentação no ambiente de trabalho
Ações empresariais Investimentos em programas de qualidade de vida Incentivo à pratica de atividades físicas Preocupação com as refeições servidas nos restaurantes (programas) Oferta maior de benefícios (planos de saúde, seguro de vida, planos odontológicos...)

17 Mercado de Vending Necessidades
Mostrar interesse, conhecimento das tendências Buscar informações técnicas Auxiliar o aprendizado dos funcionários Ter criatividade e oferecer soluções Para oferecer opções saudáveis não é necessário ter somente produtos light é preciso oferecer opções que subsidiem uma alimentação equilibrada e suficiente, além disso é importante oferecer serviços e informações que contribuam para que os consumidores possam aprender a fazer escolhas saudáveis, confiando em seus serviços.

18 Mercado de Vending Inovações e soluções Busca de um mix completo;
Treinamento da equipe de vendas; Etiquetagem com informações sobre como obter uma alimentação saudável com o mix da máquina; Informações sobre alimentação e bem-estar nos pontos de consumo; Buscar parcerias com associações e fornecedores (serviços e produtos).

19 Muito Obrigada!!!


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