A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ATEROSCLEROSE Profa Flávia Guedes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ATEROSCLEROSE Profa Flávia Guedes"— Transcrição da apresentação:

1 ATEROSCLEROSE Profa Flávia Guedes

2 O que é? Aterosclerose é a doença inflamatória crônica na qual ocorre a formação de ateromas dentro dos vasos sanguíneos. Os ateromas são placas, compostas especialmente de lipídeos e tecido fibroso, que se formam na parede dos vasos. Levam progressivamente a diminuição do diâmetro do vaso, podendo chegar a obstrução total do mesmo. A aterosclerose em geral é fatal quando afeta as artérias do coração ou do cérebro, órgãos que resistem apenas poucos minutos sem oxigênio.

3 ARTERIAS COM ACÚMULO DE GORDURA

4

5 Fatores de risco Tabagismo Alteração do colesterol
Alteração do Triglicérides Hipertensão Diabetes Sedentarismo História familiar Obesidade Estresse emocional

6 Quais são as causas da aterosclerose?
A aterosclerose é causada pelo acúmulo de lípideos (gorduras) nas artérias, que podem ser fabricados pelo próprio organismo ou adquiridos através dos alimentos.

7 Quais são os sintomas da aterosclerose?
Usualmente, a aterosclerose não produz qualquer tipo de sintoma até que um estreitamento acentuado ou obstrução de uma ou mais artérias ocorra . O sintoma depende do órgão afetado pela obstrução da artéria .

8 Como a aterosclerose pode comprometer o organismo?
A aterosclerose pode afetar as artérias de órgãos vitais como o cérebro, coração e rins.

9 Como a aterosclerose pode comprometer o organismo?
Quando as artérias acometidas são as que levam sangue para o cérebro, a pessoa poderá sofrer um AVC ( derrame); Quando as artérias acometidas são as que levam o sangue para as pernas, a pessoa sentirá dor ao caminhar ( claudicação intermitente), podendo chegar até a gangrena; No caso da obstrução nas artérias coronárias ( vasos que levam o sangue ao coração), o sintoma será dor no peito, o que caracteriza a angina ou o infarto do coração.

10 Como evitar a aterosclerose?
A aterosclerose pode ser evitada combatendo-se os fatores de risco . Nível de colesterol alto,HAS,tabagismo , obesidade e sedentarismo, ou seja, é individualizado dependendo do fator de risco.

11 Dados do InCor Durante seis anos e três meses, 165 pessoas com entupimento parcial das coronárias (insuficiência coronariana) submetidas à cirurgia no InCor para colocação de ponte de safena foram acompanhadas pela equipe e divididas em dois grupos. O que os diferenciava era a taxa de HDL. O colesterol bom estava abaixo de 35 miligramas por decilitro (mg/dL) de sangue em 101 homens e mulheres, e acima desse valor em 64 pessoas operadas.

12

13 Estudo de caso

14 Estudo de caso: ateriosclerose
O paciente foi cautelosamente escolhido por seus maus hábitos alimentares, físicos e de vida no geral. O paciente já infartado, coloca suas vontades antes da sua saúde física e mental.

15 Estudo de caso: ateriosclerose
Identificação Histórico da moléstia atual Antecedentes médicos Antecedentes familiares Histórico social Exame físico Hipóteses diagnosticas

16 Estudo dos aspectos fisiológicos e patológicos
A aterosclerose afeta, em grande parte, as artérias elásticas (aorta e artérias inominada, subclávia, carótida comum, ilíaca e pulmonar) que tem por função transportar o sangue oxigenado sob uma pressão elevada aos tecidos, por esta razão as artérias têm paredes vasculares fortes e o sangue flui rapidamente nelas, são ricas em fibras elásticas, que se dispõem em camadas bastante compactas, separadas por camadas alternantes de células musculares lisas. O sintoma depende do órgão afetado pela obstrução da artéria. Assim, se as artérias acometidas são as que levam sangue para o cérebro, a pessoa poderá sofrer um acidente vascular cerebral (derrame); ou se são aquelas que levam sangue para as pernas, ela sentirá dor ao caminhar (claudicação intermitente), podendo chegar até à gangrena; no caso de obstrução nas artérias coronárias (vasos que levam sangue ao coração), o sintoma será dor no peito, o que caracteriza a "angina" ou o "infarto" do coração. No caso do paciente em questão foi relacionada ao infarto do miocárdio.

17 Recomendações Evitar alimentos gordurosos. Dê preferência a alimentos com menores teores de gordura. Ex: Leite e derivados desnatados, cortes magros de carnes, Aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras (frutas e vegetais), pois a fibra ajuda na perda de peso e na redução da absorção das gorduras; Restringir o uso de ovos e alimentos que contém muito colesterol para três vezes por semana, para não elevar os níveis de colesterol na corrente sanguínea; Usar óleo de origem vegetal ( óleo de canola, óleo de soja, óleo de girassol, óleo de oliva, óleo de algodão, óleo de milho) para cozinhar e assar os alimentos, nunca gordura animal (banha), pois a gordura vegetal diminui o colesterol ruim; Não consuma grandes quantidades de açúcar, pois quando em excesso lesa as paredes dos vasos sanguíneos acarretando uma perda de elasticidade destes, dificultando ainda mais a passagem da corrente sanguínea; Consumir pães, cereais e farináceos que não contenham grandes quantidades de açúcar e gorduras; Não exagerar no volume da refeições, porque do contrário, há um aumento da pressão arterial; Fracionar a dieta em quatro refeições/dia, pois uma dieta muito fracionada mantém o colesterol em níveis mais elevados; Evitar o consumo de carnes e peixes defumados, como presunto, bacon, linguiças, salsichas, carne de porco, anchovas, e enlatados, pois apresentam grandes quantidades de sódio que faz com que haja um aumento da pressão; Eliminar o consumo de cerveja ou diminuir ao máximo seu consumo, pois esta, além de ser muito calórica favorecendo um ganho de peso, é diurética o que provoca a perda de grandes quantidades de minerais através da urina; Deixar de consumir carnes gordurosas como a picanha, cupim, lagarto, e dar preferência a carnes brancas; Não ter alimentos inadequados ( biscoitos recheados, doces, refrigerantes, salgadinhos, bebidas alcoolicas) em casa, pois assim não irá cair na tentação de consumi-los; Começar uma refeição sempre pela salada, pois esta por ser rica em fibras, exige uma maior mastigação, o que dará uma sensação de saciedade mais rápida e ajudará na redução de volumes exagerados de alimentos; Reduza o consumo de líquidos, se possível, restrinja-o completamente, pois este dificulta a digestão e absorção dos nutrientes favorecendo o ganho de peso e também aumentando a pressão por causa do grande volume; Nas horas vagas, reserve um tempo para prática de algum exercício físico, mesmo que seja leves caminhadas, pois a atividade física aumenta os níveis de colesterol bom o que consequentemente diminuirá o colesterol ruim, além do mais, ajudará na perda de peso.

18 Ateriosclerose Melhor que tratar é evitar o aparecimento da doença. Isso pode ser alcançado com uma dieta alimentar equilibrada, não fumando e praticando regularmente exercícios físicos.


Carregar ppt "ATEROSCLEROSE Profa Flávia Guedes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google