A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é a Hepatite A ? Hepatite A é uma doença do fígado altamente contagiosa e algumas vezes fatal. É causada por um vírus, o HAV. Geralmente esta.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é a Hepatite A ? Hepatite A é uma doença do fígado altamente contagiosa e algumas vezes fatal. É causada por um vírus, o HAV. Geralmente esta."— Transcrição da apresentação:

1 O que é a Hepatite A ? Hepatite A é uma doença do fígado altamente contagiosa e algumas vezes fatal. É causada por um vírus, o HAV. Geralmente esta doença, que é o tipo mais comum de hepatite, faz com que o fígado fique inflamado durante algum tempo. Mas normalmente a hepatite A, não costuma evoluir para casos muito graves e os doentes recuperam sem grandes problemas, mas depende do agente que o provoca.

2 Virús da hepatite A

3 Como se transmite ? O contágio ocorre pela ingestão de água ou de alimentos contaminados, sexo, fezes, saliva e más condições de higiene. A incidência da hepatite A é maior nos locais em que o saneamento básico é deficiente ou não existe. É também muito comum em viajantes que permanecem em regiões urbanas e em hotéis de luxo. O período de incubação varia entre os 15 e os 50 dias.

4

5 Como se manifesta? Um doente infectado pode não ter quaisquer sintomas. No entanto, os mais comuns são: náuseas, astenia, vómitos, febre, dor abdominal, fadiga, urina escura, icterícia (coloração amarela dos olhos e/ou da pele), urina escura, fezes claras.

6 A prevenção Os cuidados higiénicos são fundamentais; todavia, a vacina é a via mais simples e mais segura. Actualmente também existe: Uma vacina combinada anti-hepática A e B. A vacina tem um poder de protecção que varia de 94% a 100/%, combinação de vacinas que pode ser tomada por pessoas acima de dois anos e protege tanto A quanto a tipo B.

7 Existe efeitos indesejáveis associados a vacina :
As vacinas contra a hepatite A em geral, são bem toleradas. Mas também podem ocorrer dor, vermelhidão, aumento de temperatura e irritação no local da aplicação da injecção, febre, dor abdominal, cefaleia, fadiga e reacções alérgicas também podem ocorrer. As reacções graves são raras, mas podem efectivamente ocorrer.

8 Há duas vacinas contra a hepatite A
Uma deve ser aplicada em duas doses com intervalo de seis meses, a outra, em três doses administradas nesses seis meses. A vacina contra a hepatite A não faz parte do programa oficial de vacinação oferecido pelo Ministério da Saúde, mas deve ser administrada a partir do primeiro ano de vida, porque a sua eficácia é menor, abaixo dessa faixa etária.

9 Diagnóstico É efectuado uma análise ao sangue, a fim de detectar os anticorpos específicos contra o vírus da hepatite A. O diagnóstico é por detecção indirecta de anticorpos específicos anti-HAV do tipo IgM e IgG.

10 O tratamento Não existe um tratamento específico. A maioria dos doentes é mantida em repouso durante uma a quatro semanas após o diagnóstico. Não é preciso tomar remédios. Na maioria dos casos a infecção desaparece sozinha. Por exemplo, pessoas que vivam no mesmo domicílio que o paciente infectado, ou que estejam em más condições de saúde podem receber imunoglobulina policlonal para protegê-los contra a infecção.

11 Recomendações do que não deve comer
Não coma frutos do mar crus ou mal cozidos. Moluscos especialmente filtram grande volume de água e retêm os vírus se ela estiver contaminada Ostras que se comem cruas e mariscos são transmissores importantes do vírus da hepatite A. Evite o consumo de alimentos e bebidas dos quais não conheça a procedência nem saiba como foram preparados . Não ingira bebidas alcoólicas durante a fase aguda da doença.

12 Para mais informações deve consultar o seu médico
Siga os conselhos do seu médico, faça exames sempre que lhe forem pedidos, porque o exame mostrará como está o funcionamento do seu fígado. Se no exame de sangue forem examinados bilirrubina, então quando esta substância aparece no sangue, pode indicar que a pessoa está com hepatite.

13 Incidência da Hepatite A
Incidência da Hepatite A. Vermelho escuro: muito alta incidência; Vermelho: alta; Amarelo: média; Cinzento: baixa


Carregar ppt "O que é a Hepatite A ? Hepatite A é uma doença do fígado altamente contagiosa e algumas vezes fatal. É causada por um vírus, o HAV. Geralmente esta."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google