A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Rubéola e Sarampo Camapuã/MS Março/2013. Rubéola.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Rubéola e Sarampo Camapuã/MS Março/2013. Rubéola."— Transcrição da apresentação:

1 Rubéola e Sarampo Camapuã/MS Março/2013

2 Rubéola

3 Rubéola é uma doença infecto-contagiosa causada pelo Togavírus. Sua característica mais marcante são as manchas vermelhas que aparecem primeiro na face e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo inteiro. O contágio ocorre comumente pelas vias respiratórias com a aspiração de gotículas de saliva ou secreção nasal. Sintomas : O período de incubação do vírus é de cerca de 15 dias e o sintomas são parecidos com os da gripe: Dor ao engolir; Dores no corpo (articulações e músculos); Coriza; Aparecimento de gânglios (ínguas); Febre; Exantemas (manchas avermelhadas) inicialmente no rosto que depois se espalham pelo corpo todo.

4

5 Prevenção : A prevenção pode ser feita pela vacinação das pacientes não imunes (sorologia para rubéola com IgG e IgM negativos), desde que em uso de métodos anticoncepcionais por um período de 3 meses após a vacinação. Também deveriam ser vacinadas todas as crianças aos 18 meses de idade e as puérperas que ainda não tenham imunidade à rubéola. Tratamento : O tratamento é sintomático. Antitérmicos e analgésicos ajudam a diminuir o desconforto, aliviar as dores de cabeça e do corpo e baixar a febre. Recomenda-se também que o paciente faça repouso durante o período crítico da doença. Criança que nasce com rubéola pode transmitir o vírus por até um ano. Por isso, devem ser mantidas afastadas de outras crianças e de gestantes.

6 Prevenção

7 Sarampo

8 O sarampo é uma doença infecto- contagiosa provocada pelo Morbili vírus e transmitida por secreções das vias respiratórias como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse. O período de incubação, ou seja, o tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas, é de cerca de 12 dias e a transmissão pode ocorrer antes do aparecimento dos sintomas e estender-se até o quarto dia depois que surgiram placas avermelhadas na pele. O sarampo é uma doença potencialmente grave. Em gestantes, pode provocar aborto ou parto prematuro.

9 Sintomas : Além das manchas avermelhadas na pele (exantema maculopapular eritematoso), que começam no rosto e progridem em direção aos pés, podemos citar os seguintes sintomas: febre, tosse, mal-estar, conjuntivite, coriza, perda do apetite e manchas brancas na parte interna das bochechas (exantema de Koplik). Otite, pneumonia, encefalite são complicações graves do sarampo.

10 Tratamento : Por ser uma doença autolimitada, o tratamento é sintomático, isto é, visa ao alívio dos sintomas. Paciente com sarampo deve fazer repouso, ingerir bastante líquido, comer alimentos leves, limpar os olhos com água morna e tomar antitérmicos para baixar a febre. Em alguns casos, há necessidade de tratamento para o aumento de imunidade.

11 Prevenção : Através da vacina e soro prevenção ( para pessoas que não podem tomar vacinas )

12 Alunos : Anny Carolini, Lara Geovanna, Leonardo Simões e Rayson Oliveira Profª : Simone Garcia Série : 2º ano “A” E.M Disciplina : Biologia Tema: Doenças causadas por vírus (Rubéola e Sarampo)

13 ...


Carregar ppt "Rubéola e Sarampo Camapuã/MS Março/2013. Rubéola."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google