A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DSTS (DOENÇAS SEXUALMENTETRANSMISSÍVEIS)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DSTS (DOENÇAS SEXUALMENTETRANSMISSÍVEIS)"— Transcrição da apresentação:

1 DSTS (DOENÇAS SEXUALMENTETRANSMISSÍVEIS)
Profª. Norilda Siqueira de Oliveira

2 DST: Doenças sexualmente transmissíveis, antigamente chamadas de doenças venéreas.
São aquelas que você adquire ao ter contato sexual (vaginal, oral ou anal) com alguém que já tenha DST. Causadas por várias bactérias e vírus, mais de 20 doenças sexualmente transmissíveis afetam homens e mulheres.

3 Transmissão Relação sexual (vaginal, anal e oral);
Transfusão de sangue contaminado; Transplacentária (a partir do quarto mês de gestação).

4 CONSEQUÊNCIAS Aborto; Esterilidade;
Bebes prematuros ( deficiências físicas e mentais). Alguns tipos de câncer; Até a morte. Segundo as (OMS) Organização Mundial da Saúde, ocorrem no Brasil 12 milhões de DSTs por ano.

5 Sífilis Causada pela bactéria treponema pallidum;
O primeiro sintoma é o aparecimento de uma lesão em forma e úlcera(7 à 15 dias); Pode passar de mãe para feto; A ferida desaparece sem tratamento, mas a bactéria continua no organismo. Sem tratamento a ferida aparece de 2 a 6 meses depois, com febre e dores nas articulações e músculos.

6 Tratamento: Medicamentoso
Tratamento: Medicamentoso. Com cura completa, se tratada precoce e adequadamente Prevenção: Camisinha pode proteger da contaminação genital se a lesão estiver na área recoberta. Evitar contato sexual se detectar lesão genital no(a) parceiro(a).

7 Sífilis

8 Sífilis

9 Gonorréia Prevenção:Camisinha.
É causada pela bactéria conhecida por gonococo; O primeiro sintoma é o ardor na uretra seguido de secreção purulenta; Mesmo não apresentando sintomas uma pessoa pode transmitir a doença. Se a mãe tiver a doença, os olhos do bebe podem ser infectados durante o parto. Prevenção:Camisinha. Higiene pós-coito. Tratamento: Tem cura usando antibióticos.

10 Gonorréia

11

12 INFECÇÃO POR CLAMÍDIA Bactéria clamídia,
Causa: infecção na uretra, nos olhos e nos linfonodos da região genital. Na mulher pode atingir o útero e as tubas uterinas. Provoca: ardência ao urinar, inchações ( “ínguas” na virilha, soltam pus. Na mulher pode causar sangramento.

13 INFECÇÃO POR CLAMÍDIA

14 CANCRO MOLE É causada pela bactéria Hemophilos Ducreyi;
É uma ulceração dolorida e mole; Complicações e Conseqüências:Não tem. Tratado adequadamente, tem cura completa. Prevenção: Camisinha. Higienização genital antes e após o relacionamento sexual.

15 CANCRO MOLE

16 CONDILOMA GENITAL Condiloma Acuminado :vírus HPV (Human Papilloma Viruses; Transmissão: contato anal, oral ou vaginal mesmo que não haja penetração; pode também ser transmitido de mão para filho durante o parto.

17 CONDILOMA GENITAL

18 HERPES Causado por dois tipos de vírus. Um ataca os lábios e as faces.
O outro as áreas genitais. Os sintomas desaparecem mais o vírus continua no organismo e pode voltar as infecções. Tratamento para diminuir os sintomas, mas não elimina o vírus.

19 HERPES A pessoa contaminada deve evitar compartilhar copos e talheres.
Não ter relações sexuais, principalmente durante o período das recaídas. O vírus pode ser transmitido durante o parto para o bebe. A mãe deve avisar o médico, que poderá optar por uma cesariana.

20 HERPES

21 Pediculose Pubiana: Phthirus pubis, um piolho pubiano;
Coceira intensa; Transmite-se por meio do contato sexual, mas pode ser veiculada por meio de vestuário, roupas de cama e toalhas.

22 OUTRAS DOENÇAS Hepatite tipo B; AIDS; Tricomoníase; Candidíase;

23 Métodos Contraceptivos

24

25

26

27

28 BIBLIOGRAFIA SITE: Acessado em Gewandsznajder, Fernando. Ciências /Ensino Fundamental. Edição não consumível. Volume 4. Ática. São Paulo – SP, 2006.


Carregar ppt "DSTS (DOENÇAS SEXUALMENTETRANSMISSÍVEIS)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google