A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DSTS (DOENÇAS SEXUALMENTETRANSMISSÍVEIS) Profª. Norilda Siqueira de Oliveira www.norildasiqueira.wikispaces.com.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DSTS (DOENÇAS SEXUALMENTETRANSMISSÍVEIS) Profª. Norilda Siqueira de Oliveira www.norildasiqueira.wikispaces.com."— Transcrição da apresentação:

1 DSTS (DOENÇAS SEXUALMENTETRANSMISSÍVEIS) Profª. Norilda Siqueira de Oliveira

2 DST: Doenças sexualmente transmissíveis, antigamente chamadas de doenças venéreas. DST: Doenças sexualmente transmissíveis, antigamente chamadas de doenças venéreas. São aquelas que você adquire ao ter contato sexual (vaginal, oral ou anal) com alguém que já tenha DST. São aquelas que você adquire ao ter contato sexual (vaginal, oral ou anal) com alguém que já tenha DST. Causadas por várias bactérias e vírus, mais de 20 doenças sexualmente transmissíveis afetam homens e mulheres. Causadas por várias bactérias e vírus, mais de 20 doenças sexualmente transmissíveis afetam homens e mulheres.

3 Transmissão Relação sexual (vaginal, anal e oral); Relação sexual (vaginal, anal e oral); Transfusão de sangue contaminado; Transfusão de sangue contaminado; Transplacentária (a partir do quarto mês de gestação). Transplacentária (a partir do quarto mês de gestação).

4 CONSEQUÊNCIAS Aborto; Aborto; Esterilidade; Esterilidade; Bebes prematuros ( deficiências físicas e mentais). Bebes prematuros ( deficiências físicas e mentais). Alguns tipos de câncer; Alguns tipos de câncer; Até a morte. Até a morte. Segundo as (OMS) Organização Mundial da Saúde, ocorrem no Brasil 12 milhões de DSTs por ano. Segundo as (OMS) Organização Mundial da Saúde, ocorrem no Brasil 12 milhões de DSTs por ano.

5 Sífilis Causada pela bactéria treponema pallidum; Causada pela bactéria treponema pallidum; O primeiro sintoma é o aparecimento de uma lesão em forma e úlcera(7 à 15 dias); O primeiro sintoma é o aparecimento de uma lesão em forma e úlcera(7 à 15 dias); Pode passar de mãe para feto; Pode passar de mãe para feto; A ferida desaparece sem tratamento, mas a bactéria continua no organismo. A ferida desaparece sem tratamento, mas a bactéria continua no organismo. Sem tratamento a ferida aparece de 2 a 6 meses depois, com febre e dores nas articulações e músculos. Sem tratamento a ferida aparece de 2 a 6 meses depois, com febre e dores nas articulações e músculos.

6 Tratamento: Medicamentoso. Com cura completa, se tratada precoce e adequadamente Tratamento: Medicamentoso. Com cura completa, se tratada precoce e adequadamente Prevenção: Camisinha pode proteger da contaminação genital se a lesão estiver na área recoberta. Prevenção: Camisinha pode proteger da contaminação genital se a lesão estiver na área recoberta. Evitar contato sexual se detectar lesão genital no(a) parceiro(a). Evitar contato sexual se detectar lesão genital no(a) parceiro(a).

7 Sífilis

8 Sífilis

9 Gonorréia É causada pela bactéria conhecida por gonococo; É causada pela bactéria conhecida por gonococo; O primeiro sintoma é o ardor na uretra seguido de secreção purulenta; O primeiro sintoma é o ardor na uretra seguido de secreção purulenta; Mesmo não apresentando sintomas uma pessoa pode transmitir a doença. Mesmo não apresentando sintomas uma pessoa pode transmitir a doença. Se a mãe tiver a doença, os olhos do bebe podem ser infectados durante o parto. Se a mãe tiver a doença, os olhos do bebe podem ser infectados durante o parto. Prevenção: Camisinha. Prevenção: Camisinha. Higiene pós-coito. Higiene pós-coito. Tratamento: Tem cura usando antibióticos. Tratamento: Tem cura usando antibióticos.

10 Gonorréia

11

12 INFECÇÃO POR CLAMÍDIA Bactéria clamídia, Bactéria clamídia, Causa: infecção na uretra, nos olhos e nos linfonodos da região genital. Causa: infecção na uretra, nos olhos e nos linfonodos da região genital. Na mulher pode atingir o útero e as tubas uterinas. Na mulher pode atingir o útero e as tubas uterinas. Provoca: ardência ao urinar, inchações Provoca: ardência ao urinar, inchações ( ínguas na virilha, soltam pus. ( ínguas na virilha, soltam pus. Na mulher pode causar sangramento. Na mulher pode causar sangramento.

13 INFECÇÃO POR CLAMÍDIA

14 CANCRO MOLE É causada pela bactéria Hemophilos Ducreyi; É causada pela bactéria Hemophilos Ducreyi; É uma ulceração dolorida e mole; É uma ulceração dolorida e mole; Complicações e Conseqüências:Não tem. Complicações e Conseqüências:Não tem. Tratado adequadamente, tem cura completa. Tratado adequadamente, tem cura completa. Prevenção: Camisinha. Prevenção: Camisinha. Higienização genital antes e após o relacionamento sexual. Higienização genital antes e após o relacionamento sexual.

15 CANCRO MOLE

16 CONDILOMA GENITAL Condiloma Acuminado :vírus HPV (Human Papilloma Viruses ; Condiloma Acuminado :vírus HPV (Human Papilloma Viruses ; Transmissão: contato anal, oral ou vaginal mesmo que não haja penetração; pode também ser transmitido de mão para filho durante o parto. Transmissão: contato anal, oral ou vaginal mesmo que não haja penetração; pode também ser transmitido de mão para filho durante o parto.

17 CONDILOMA GENITAL

18 HERPES Causado por dois tipos de vírus. Um ataca os lábios e as faces. Causado por dois tipos de vírus. Um ataca os lábios e as faces. O outro as áreas genitais. O outro as áreas genitais. Os sintomas desaparecem mais o vírus continua no organismo e pode voltar as infecções. Os sintomas desaparecem mais o vírus continua no organismo e pode voltar as infecções. Tratamento para diminuir os sintomas, mas não elimina o vírus. Tratamento para diminuir os sintomas, mas não elimina o vírus.

19 HERPES A pessoa contaminada deve evitar compartilhar copos e talheres. A pessoa contaminada deve evitar compartilhar copos e talheres. Não ter relações sexuais, principalmente durante o período das recaídas. Não ter relações sexuais, principalmente durante o período das recaídas. O vírus pode ser transmitido durante o parto para o bebe. O vírus pode ser transmitido durante o parto para o bebe. A mãe deve avisar o médico, que poderá optar por uma cesariana. A mãe deve avisar o médico, que poderá optar por uma cesariana.

20 HERPES

21 Pediculose Pubiana: Phthirus pubis, um piolho pubiano; Pediculose Pubiana: Phthirus pubis, um piolho pubiano; Coceira intensa; Coceira intensa; Transmite-se por meio do contato sexual, mas pode ser veiculada por meio de vestuário, roupas de cama e toalhas. Transmite-se por meio do contato sexual, mas pode ser veiculada por meio de vestuário, roupas de cama e toalhas.

22 OUTRAS DOENÇAS Hepatite tipo B; Hepatite tipo B; AIDS; AIDS; Tricomoníase; Tricomoníase; Candidíase; Candidíase;

23 Métodos Contraceptivos

24

25

26

27

28 BIBLIOGRAFIA SITE: BR&sa=3&q=candid%C3%ADase&btnG=Pesquisar+ima gens. Acessado em SITE: BR&sa=3&q=candid%C3%ADase&btnG=Pesquisar+ima gens. Acessado em BR&sa=3&q=candid%C3%ADase&btnG=Pesquisar+ima gens BR&sa=3&q=candid%C3%ADase&btnG=Pesquisar+ima gens Gewandsznajder, Fernando. Ciências /Ensino Fundamental. Edição não consumível. Volume 4. Ática. São Paulo – SP, Gewandsznajder, Fernando. Ciências /Ensino Fundamental. Edição não consumível. Volume 4. Ática. São Paulo – SP, 2006.


Carregar ppt "DSTS (DOENÇAS SEXUALMENTETRANSMISSÍVEIS) Profª. Norilda Siqueira de Oliveira www.norildasiqueira.wikispaces.com."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google