A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS DST. As DST acompanham a história da humanidade. Durante a evolução da espécie humana, as DST vêm acometendo pessoas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS DST. As DST acompanham a história da humanidade. Durante a evolução da espécie humana, as DST vêm acometendo pessoas."— Transcrição da apresentação:

1 DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS DST

2 As DST acompanham a história da humanidade. Durante a evolução da espécie humana, as DST vêm acometendo pessoas de todas as classes, sexos e religiões. No tempo da Grécia antiga foram chamadas de doenças venéreas, como referência a Vênus, a Deusa do Amor. A gonorréia, descrita em passagens da Bíblia, só teve o seu agente causador identificado em A sífilis, que até o século XV era desconhecida, teve seus primeiros registros em figuras encontradas em tumbas do Egito no tempo dos faraós. No início do século XX, o cientista Shaudinn descobre que a sífilis é causada por uma bactéria, chamada de Treponema pallidum. Em seguida, outro cientista, Wassermann, desenvolve um teste feito no sangue, o VDRL, que serve para detectar a infecção.

3 DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS Com a descoberta da penicilina, na década de 40, as epidemias de algumas DST começam a recuar. Nos anos 60/70, com a descoberta da pílula anticoncepcional e com a maior liberdade sexual entre os jovens, voltam a aumentar os números de casos de DST em todo mundo. Nos anos 80/90 observou-se um aumento dramático dos casos de sífilis e gonorréia, muitos dos quais têm ocorrido na população adolescente e de adultos jovens. As DST são atualmente um grande problema de saúde pública no Brasil, principalmente porque facilitam a transmissão do HIV, o vírus que causa a AIDS, tendo portanto uma parcela de responsabilidade pela atual dimensão da epidemia da AIDS.

4 DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS As doenças sexualmente transmissíveis (DST) são muitas e podem ser causadas por diferentes agentes. Apesar disso, elas podem ter sintomas parecidos. Sintomas: Corrimento pelo colo do útero e/ou vagina (branco, cinza ou amarelado), pode causar coceira, dor ao urinar e/ou dor durante a relação sexual, cheiro ruim na região. TricomoníaseTricomoníase, gonorréia, clamídia. DST prováveis: Tricomoníase, gonorréia, clamídia.gonorréia, clamídiaTricomoníasegonorréia, clamídia Sintomas: Presença de feridas na região genital (pode ser uma ou várias), dolorosas ou não, antecedidas ou não por bolhas pequenas, acompanhadas ou não de íngua na virilha. SífilisSífilis, cancro mole, herpes genital. DST prováveis: Sífilis, cancro mole, herpes genital.cancro moleherpes genitalSífiliscancro moleherpes genital Infecção pelo papiloma vírus humano (HPV) Sintomas: Verrugas genitais ou crista de galo (uma ou várias), que são pequenas no início e podem crescer rapidamente e se parecer como uma couve-flor. DST prováveis: Infecção pelo papiloma vírus humano (HPV)Infecção pelo papiloma vírus humano (HPV)Infecção pelo papiloma vírus humano (HPV)

5 Tricomoníase:Tricomoníase: causada por protozoário Gonorréia:Gonorréia: causada por bactéria Clamídia:Clamídia: causada por bactéria Cancro mole:Cancro mole: causada por bactéria Pediculose (chato):Pediculose (chato): causada por um inseto (piolho pubiano) Candidíase:Candidíase: causado por fungo Herpes genital:Herpes genital: causada por vírus Sífilis (cancro duro):Sífilis (cancro duro): causada por vírus Condiloma (crista de galo):Condiloma (crista de galo): causada por vírus (HPV) AIDS:AIDS: causada pelo vírus HIV PRINCIPAIS DSTs

6 DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS - AIDS aid ssid a AIDS significa, em inglês, acquired immunodeficiency syndrome. Em português, síndrome da imunodeficiência adquirida, cuja sigla é SIDA. É uma das DSTs mais conhecidas e representa uma das piores e mais sérias epidemias globais. HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da AIDS, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. É alterando o DNA das células que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.

7 DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS - AIDS Ter o HIV não é a mesma coisa que ter a AIDS. Há muitos soropositivos (portadores do vírus) que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas, podem transmitir o vírus a outros pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação. Ilustração do vírus HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana)

8 DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS - AIDS Nos primeiros anos após a infecção pelo vírus HIV, a maioria das pessoas não apresenta nenhum tipo de sintoma que indique a presença da doença. Essas são chamadas de portadores assintomáticos (são soropositivas). Após um tempo variável,surgem as primeiras INFECÇÕES OPORTUNISTAS (doenças que se aproveitam da fraqueza do sistema imunológico), além de algumas NEOPLASIAS ((neo = novo + plasia = formação) é o termo que designa alterações celulares que acarretam um crescimento exagerado destas células, ou seja, proliferação celular anormal, sem controle,lesões cancerígenas), afetando diferentes órgãos e/ou sistemas do corpo.

9 DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS - AIDS el is Símbolo da campanha Fique Sabendo, desenvolvida no Brasil, que estimula as pessoas a realizar o teste do HIV, conhecido como Elisa (da sigla em inglês enzime-linked immunosorbent assay).

10 DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS - AIDS O HIV pode ser encontrado em diferentes líquidos corporais, como o sangue, a saliva, as lágrimas, o esperma, as secreções vaginais e o leite materno. Entretanto, o sangue é o principal veículo de propagação do vírus. Os medicamentos que aumentam o tempo de sobrevivência da pessoa devem ser usados combinados, formando o chamado coquetel. O problema do coquetel ainda é a grande quantidade de efeitos colaterais.

11


Carregar ppt "DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS DST. As DST acompanham a história da humanidade. Durante a evolução da espécie humana, as DST vêm acometendo pessoas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google