A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS UNIVERSIDADE FEDERAL FACULDADE DE PROGRAMA ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS UNIVERSIDADE FEDERAL FACULDADE DE PROGRAMA ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO."— Transcrição da apresentação:

1 DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS UNIVERSIDADE FEDERAL FACULDADE DE PROGRAMA ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO

2 DST Doença Sexualmente Transmissível = Doença Venérea. O QUE É DST? É qualquer tipo de doença transmitida através da relação sexual.

3 O QUE É PRECISO SABER SOBRE DST? Na maioria das vezes, são de fácil tratamento, mas podem se tornar graves e ter sérias conseqüências se não forem tratadas; É importante conhecer suas formas de transmissão e saber como preveni-las; Saber dos sintomas que a doença manifesta e buscar, o mais cedo possível, ajuda médica.

4 DST SÓ SE PEGA PELO SEXO? O sexo é a principal via de contaminação, mas existem outras formas de contágio, o que pode ser diferente entre as diversas DST´s.

5 TIPOS DE DST´s São divididas em três grupos: São divididas em três grupos: A) transmitidas essencialmente pelo ato sexual; B) transmitidas freqüentemente pelo ato sexual; C) transmitidas eventualmente pelo ato sexual.

6 QUAIS AS DST´s DE TRANSMISSÃO ESSENCIALMENTE SEXUAL? São as doenças em que a via NÃO sexual de contágio é desprezível, ou seja, não tem importância outra via. SÍFILIS GONORRÉIA CANCRO MOLE LINFOGRANULOMAVENÉREO.

7 QUAIS AS DST´s DE TRANSMISSÃO FREQÜENTEMENTE SEXUAL? Nessas doenças, a transmissão por via sexual é a principal, mas também existem outras vias de contágio. As principais: URETRITE NÃO GONOCÓCICA HERPES GENITAL CONDILOMAS (HPV) CANDIDÍASE TRICOMONÍASE AIDS

8 E AS DST´s EVENTUALMENTE TRANSMISSÍVEIS? São aquelas em que a transmissão sexual não é a mais importante, mas pode acontecer. PEDICULOSE ESCABIOSE AMEBÍASE HEPATITES B e C SHIGELOSE VIA SEXUAL ANAL OU ANAL-VAGINAL

9 QUAIS AS OUTRAS MANEIRAS DE PEGAR ALGUM TIPO DE DST? Utensílios pessoais (lençóis, roupas íntimas, outros) é raríssimo se infectar (EX. tricomoníase); Contato direto com pessoas ou superfícies contaminadas, como líquidos corporais infectados (sangue, esperma, secreção vaginal) é a via possível de transmissão AIDS.

10 AIDS AIDS = Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. NÃO TEM MANIFESTAÇÃO ÚNICA, MAS VÁRIAS DOENÇAS SUCESSIVAS E SIMULTÂNEAS OCORREM PORQUE OCORRE DEFICIÊNCIA DO SISTEMA DE DEFESA DO SISTEMA DE DEFESA O ORGANISMO FICA FRACO PARA SE DEFENDER DAS DOENÇAS ADQUIRIDA PORQUE É CONTAGIOSA, PASSA DE UMA PESSOA PARA OUTRA QUEM CAUSA A AIDS???

11 O QUE É AIDS? AIDS é uma doença causada pelo vírus HIV, que destrói os mecanismos de defesa do corpo humano, provocando a perda da imunidade (resistência) natural que as pessoas possuem e permitindo o aparecimento de várias outras doenças, chamadas doenças oportunistas.

12

13 SOROPOSITIVOS SOROPOSITIVOS ou PORTADORES ASSINTOMÁTICOS = são pessoas contaminadas pelo vírus HIV, mas que não desenvolveram a doença, podendo este estágio durar por toda a vida, principalmente com os novos medicamentos (HAART). Perigo: ESSAS PESSOAS TRANSMITEM O VÍRUS PARA OUTRAS PESSOAS SADIAS!!! AIDÉTICOS = são os portadores do vírus que já desenvolveram a doença (meningites, encefalites, tuberculose, diarréias, cânceres, infecções, etc).

14 SINTOMAS No Brasil, as principais doenças oportunistas que acometem aqueles que desenvolvem AIDS são: Candidíase (sapinho); Pneumonia por Pneumocistys carinii; Tuberculose; Toxoplasmose; Sarcoma de Kaposi; Herpes.

15 QUEM PODE PEGAR A AIDS? Qualquer um que entrar em contato com pessoa contaminada via sexual, pelo sangue, secreções, leite. QUEM PODE TRANSMITIR A AIDS? Qualquer um que tenha o vírus HIV no organismo, SEM SINTOMAS ou DOENTE!

16 TRANSMISSÃO O vírus da AIDS (HIV) pode ser transmitido através de: sangue, líquido seminal, esperma, secreção vaginal e leite materno. sangue, líquido seminal, esperma, secreção vaginal e leite materno. As formas de transmissão do vírus HIV são: - relações sexuais com pessoas contaminadas sem uso do preservativo (camisinha); - transfusão de sangue contaminado; - uso de agulhas, seringas e objetos perfuro-cortantes contaminados; - da mãe para o filho durante a gravidez, parto ou amamentação.

17 O VÍRUS HIV NÃO SE TRASMITE: Num abraço, beijo no rosto, beijo na boca, espirro, tosse, carinho, carícia, aperto de mão, lágrimas, suor, saliva; Em assentos públicos, picadas de insetos, pias, piscinas, saunas, ônibus, elevadores; Dormindo no mesmo quarto, na mesma cama, usando as mesmas roupas e lençóis, batom, toalhas e sabonetes; Trabalhando no mesmo ambiente, freqüentando a mesma sala de aula, teatro, cinema, academia de ginástica, restaurante; Doando sangue, utilizando material descartável.

18 PREVENÇÃO Exigir seringa descartável nova (lacrada) na coleta de sangue; Não compartilhar seringas; Usar somente alicate de unhas esterilizado; Usar camisinha.

19

20 HEPATITES Hepatite significa inflamação do fígado, causada por agentes como drogas, álcool e, mais freqüentemente, por vírus. Existem cinco tipos diferentes de hepatite viral, sendo os vírus mais comuns: vírus A (HAV) = hepatite A vírus B (HBV) = hepatite B vírus C (HCV) = hepatite C TRANSMISSÃO SEXUAL

21 HEPATITE A NÃO é transmitido via sexual. Formas de transmissão: O HVA é transmitido de pessoa a pessoa através de água ou alimentos contaminados, objeto ou mão que esteja contaminada com fezes de outra pessoa com hepatite A.

22 DISTRIBUIÇÃO DA HEPATITE A NO MUNDO

23 HEPATITE B O HBV é transmitido quando o sangue ou fluidos corporais de uma pessoa infectada entram no organismo de uma pessoa não infectada através de: RELAÇÃO SEXUAL SEM PRESERVATIVO AO SE COMPARTILHAR AGULHAS DURANTE USO DE DROGAS INJETÁVEIS EM ACIDENTES POR PROFISSIONAIS DA SAÚDE COM AGULHAS DE PACIENTES INFECTADOS TRANSMISSÃO DE MÃE PARA FILHO DURANTE O TRABALHO DE PARTO

24 DISTRIBUIÇÃO DA HEPATITE B NO MUNDO

25 HEPATITE C O HCV é transmitido quando o sangue ou fluidos corporais de uma pessoa infectada entram no organismo de outra pessoa. Os riscos de transmissão são semelhantes aos da hepatite B.

26 DISTRIBUIÇÃO DA HEPATITE C NO MUNDO

27 SINTOMAS DAS HEPATITES HEPATITES A, B e C AGUDAS: cansaço, perda de apetite, enjôo, desconforto abdominal, urina escura, fezes acinzentadas, olhos e peles amarelados (icterícia). Olhos amarelados (icterícia)

28 QUANDO AS HEPATITES FICAM GRAVES? Quando não tratadas, as hepatites B e C poderão evoluir para quadros: Cirrose, câncer hepático...

29 PREVENÇÃO Não compartilhar seringas ou outros equipamentos perfuro-cortantes entre os usuários de drogas; Cuidado com alicates em manicures! Prática do sexo seguro através do uso de preservativos; Rastreamento adequado de doadores de sangue (transfusão segura) e programas de informação são essenciais.

30 SÍFILIS A sífilis é uma doença infecciosa sistêmica crônica. O agente causal da sífilis é o Treponema pallidum. TRANSMISSÃO: Através de relação sexual e outros contatos íntimos; da mulher grávida para o feto in utero. PREVENÇÃO: uso de camisinha!

31 MANIFESTAÇÃO DA DOENÇA Se não tratada, a sífilis segue por todo o organismo por via hematológica (sangue) e causa manifestação por todo o corpo. Os estágios infecciosos são: Sífilis primária; Sífilis primária; Sífilis secundária; Sífilis secundária; Sífilis latente; Sífilis latente; Sífilis tardia. Sífilis tardia.

32 SÍFILIS PRIMÁRIA SÍFILIS SECUNDÁRIA SÍFILIS LATENTE SÍFILIS TARDIA 1ª. MANIFESTAÇÃO: CANCRO, ÚNICOS E INDOLORES; QUANDO OCORREM NO ÚTERO, FARINGE E RETO SÃO IMPERCEPTÍVEIS. SE NÃO FOR TRATADO, O CANCRO PERSISTE POR 2-6 SEMANAS E PODE REGRIDE SEM DEIXAR CICATRIZ NÃO SIGNIFICA QUE CUROU!

33 SÍFILIS PRIMÁRIA O CANCRO TÍPICO É ENDURECIDO, TEM BASE LIMPA E BORDAS ELEVADAS.

34 SÍFILIS PRIMÁRIA SÍFILIS SECUNDÁRIA SÍFILIS LATENTE SÍFILIS TARDIA 1ª. MANIFESTAÇÃO: CANCRO, 3 SEMANAS APÓS A INFECÇÃO (10-90DIAS), ÚNICOS E INDOLORES; QUANDO OCORREM NO ÚTERO, FARINGE E RETO SÃO IMPERCEPTÍVEIS. SE NÃO FOR TRATADO, O CANCRO PERSISTE POR 2-6 SEMANAS E REGRIDE SEM DEIXAR CICATRIZ NÃO SIGNIFICA QUE CUROU! SURGEM AS LESÕES SECUNDÁRIAS (6 SEMANAS A 6 MESES) NO PACIENTE NÃO-TRATADO. O CANCRO PRIMÁRIO AINDA PODE ESTAR PRESENTE. AS ESPIROQUETAS ENTRAM NO SANGUE, MULTIPLICAM-SE E SE ESPALHAM PELO ORGANISMO, PODENDO CAUSAR FEBRE, MAL- ESTAR, CEFALÉIA, DOR DE GARGANTA, ARTRALGIA E ANOREXIA.

35 SÍFILIS SECUNDÁRIA As sifílides (máculas) são feridas redondas, isoladas e de cor escura, que se iniciam comumente no corpo. Ocorre acometimento freqüente em mãos e pés. MÁCULAS PALMARES

36 SÍFILIS PRIMÁRIA SÍFILIS SECUNDÁRIA SÍFILIS LATENTE SÍFILIS TARDIA 1ª. MANIFESTAÇÃO: CANCRO, 3 SEMANAS APÓS A INFECÇÃO (10-90DIAS), ÚNICOS E INDOLORES; QUANDO OCORREM NO ÚTERO, FARINGE E RETO SÃO IMPERCEPTÍVEIS. SE NÃO FOR TRATADO, O CANCRO PERSISTE POR 2-6 SEMANAS E REGRIDE SEM DEIXAR CICATRIZ NÃO SIGNIFICA QUE CUROU! SURGEM AS LESÕES SECUNDÁRIAS (6 SEMANAS A 6 MESES) NO PACIENTE NÃO-TRATADO. O CANCRO PRIMÁRIO AINDA PODE ESTAR PRESENTE. AS ESPIROQUETAS ENTRAM NO SANGUE, MULTIPLICAM-SE E SE ESPALHAM PELO ORGANISMO, PODENDO CAUSAR FEBRE, MAL-ESTAR, CEFALÉIA, DOR DE GARGANTA, ARTRALGIA E ANOREXIA. NÃO ACONTECEM MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS, MAS A DOENÇA ESTÁ SE ESPALHANDO NO CORPO DA PESSOA INFECTADA!

37 SÍFILIS PRIMÁRIA SÍFILIS SECUNDÁRIA SÍFILIS LATENTE SÍFILIS TARDIA 1ª. MANIFESTAÇÃO: CANCRO, 3 SEMANAS APÓS A INFECÇÃO (10-90DIAS), ÚNICOS E INDOLORES; QUANDO OCORREM NO ÚTERO, FARINGE E RETO SÃO IMPERCEPTÍVEIS. SE NÃO FOR TRATADO, O CANCRO PERSISTE POR 2-6 SEMANAS E REGRIDE SEM DEIXAR CICATRIZ NÃO SIGNIFICA QUE CUROU! SURGEM AS LESÕES SECUNDÁRIAS (6 SEMANAS A 6 MESES) NO PACIENTE NÃO-TRATADO. O CANCRO PRIMÁRIO AINDA PODE ESTAR PRESENTE. AS ESPIROQUETAS ENTRAM NO SANGUE, MULTIPLICAM-SE E SE ESPALHAM PELO ORGANISMO, PODENDO CAUSAR FEBRE, MAL-ESTAR, CEFALÉIA, DOR DE GARGANTA, ARTRALGIA E ANOREXIA. NÃO ACONTECEM MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS, MAS A DOENÇA ESTÁ SE ESPALHANDO NO CORPO DA PESSOA INFECTADA! PODEM OCORRER MANIFESTAÇÕES (EM UM ANO OU APÓS VÁRIOS ANOS) GRAVES NO CORAÇÃO, MENINGES E NÓDULOS O DOENTE PODE FICAR COM PROBLEMAS ???

38 SÍFILIS CONGÊNITA Pode ocorrer durante a lactação, como resultado de transmissão maternal- neonatal. (não tem transmissão por outra via???) Prevenção e tratamento: fazer o pré-natal. No bebê, pode causar: ???

39 HPV – PAPILOMAVÍRUS HUMANO Vírus que é transmitido principalmente pela relação sexual, mas também pelo parto. Pode causar verrugas nos órgãos genitais (vulva, região anal, pênis) e lesões no colo do útero, podendo chegar até o câncer de colo de útero! Prevenção: uso de camisinha! VAGINA COM VERRUGAS: CRISTA DE GALO PÊNIS COM VERRUGAS

40 TRICOMONÍASE CAUSADA PELO PROTOZOÁRIO TRICHOMONAS VAGINALIS NA VAGINA OU, NO HOMEM, NA URETRA. TRANSMISSÃO: VIA SEXUAL, MATERIAIS CONTAMINADOS SINTOMAS: SECREÇÃO VAGINAL ESVERDEADA, CHEIRO FORTE! PODE CAUSAR, NO RN, PREMATURIDADE E BAIXO PESO AO NASCER. HOMEM: GERALMENTE SEM SINTOMAS, MAS TRANSMITE A DOENÇA. TRATAMENTO: DEVE SER FEITO PELO CASAL! PREVENÇÃO: CAMISINHA! TRICHOMONAS VAGINALIS

41 CLAMÍDIA DST muito comum Mulheres apresentam um corrimento parecido com clara de ovo no canal da urina e dor ao urinar. As mulheres contaminadas pela clamídia podem não apresentar nenhum sintoma da doença, mas a infecção pode atingir o útero e as trompas, provocando uma grave infecção. Nesses casos, pode haver complicações como dor durante as relações sexuais, gravidez nas trompas (fora do útero), parto prematuro e até esterilidade. No RN pode causar conjuntivite e/ou pneumonia. Prevenção: Manter cuidados higiênicos; ter parceiro fixo; usar preservativos durante toda a relação sexual.

42 HERPES GENITAL

43 Atenção: corrimentos são muito comuns em mulheres. Portanto, sua ocorrência não significa, necessariamente, sinal de DST. O médico poderá fazer seu correto diagnóstico e indicação de tratamento adequado.

44

45 Se não houver frutos, valeu a beleza das flores... Se não houver flores, valeu a sombra das folhas... Se não houver folhas, valeu a intenção da semente... (Henfil)


Carregar ppt "DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS UNIVERSIDADE FEDERAL FACULDADE DE PROGRAMA ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google